A Prefeitura de Tatuí realizou, no dia 14/7, uma sondagem de solo na Praça Manoel Guedes. A ação teve como objetivo aprofundar os estudos técnicos que visam identificar as causas das trincas observadas na estrutura do prédio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, importante equipamento cultural e patrimônio histórico do município.
A sondagem integra uma série de análises conduzidas pela equipe técnica responsável pelas intervenções emergenciais no edifício-sede do Museu. A investigação do subsolo é uma etapa fundamental para o diagnóstico preciso da origem dos danos estruturais e para a elaboração de um projeto técnico de adequação, que garanta a estabilidade do imóvel, a segurança dos visitantes e a preservação do acervo histórico ali abrigado.
A iniciativa segue as diretrizes de preservação do patrimônio público e reforça o compromisso da atual gestão com a conservação e valorização da memória cultural tatuiana. A atuação técnica e responsável da administração pública tem por finalidade assegurar a longevidade de um dos mais importantes bens culturais da cidade, possibilitando que futuras gerações tenham acesso à história local.
Neste momento, o município aguarda a anuência oficial da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – instituição detentora do imóvel – para dar prosseguimento às próximas etapas do projeto de intervenção.
Cabe mencionar que, durante este período de estudos e intervenções, o atendimento ao público do Museu Histórico “Paulo Setúbal” está sendo realizado, provisoriamente, no Complexo de Memória de Tatuí. O local abriga o Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”, situado na Av. Domingos Bassi, s/nº, no Jd. Junqueira, esquina com a Av. João Batista Correia Campos (Marginal do Manduca), próximo ao Paço Municipal, e que funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.