A 11ª edição da Feira do Doce de Tatuí, realizada entre os dias 9 e 13 de julho na Praça da Matriz, pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em parceria com a Associação dos Produtores de Doces de Tatuí (Aprodoce), confirmou seu sucesso absoluto ao apresentar números expressivos em seu relatório final.
Este relatório foi divulgado nesta terça-feira (22/7), em uma reunião no Centro Cultural – Edifico Alvorada, com os 50 expositores participantes, na presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; do presidente da Aprodoce, Marcelo Leite; do secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima; do secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Cel. Miguel Angelo de Campos; do diretor estratégico de Segurança Pública, Cel. Kleber Vieira Pinto; e do diretor de Mobilidade Urbana, Marcus Marcelus A. Augusto.
O maior evento do segmento gastronômico doceiro do Interior Paulista, segundo dados oficiais da Guarda Civil Municipal (GCM) de Tatuí, atraiu um público de 235.727 visitantes neste ano. Este número foi contabilizado com precisão pela primeira vez (mesmo com entradas e saídas recorrentes das pessoas), graças ao uso da Muralha Digital, um sistema de monitoramento inteligente com reconhecimento facial implantado pela Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Tatuí. O sábado (12/7) foi o dia de maior público, com 53.609 pessoas, enquanto a quinta-feira (10/7) registrou o menor fluxo, com 38.895 visitantes. A média diária foi de 47.145 pessoas, consolidando a Feira como tradição no calendário do município e do Estado.
Os 50 expositores deste ano registraram a comercialização de 554.278 doces, ou seja, 79.278 doces a mais do que em 2024, o que representa um aumento de aproximadamente 16,69%. Com relação ao movimento financeiro geral da Feira, o aumento registrado neste ano foi de R$ 1,2 milhão a mais que em 2024, ou seja, foram movimentados R$ 3,5 milhões na economia local. Em termos percentuais, isso representa um aumento de 52,17%.
Em relação à geração de empregos, foram contabilizados 386 empregos diretos e 214 indiretos, totalizando 600 postos de trabalho. As empresas doceiras também movimentaram o comércio local com gastos estimados em R$ 738.573,86.
O evento contou com o apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo, do Visite São Paulo Convention Bureau (pelo Programa SP Pra Todos) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). Esse conjunto de apoios reforça o alcance estadual e nacional da Feira como uma importante vitrine da economia criativa.
SEGURANÇA E SAÚDE
A segurança foi reforçada pela GCM, com o uso intensivo da Muralha Digital, que integra câmeras de vigilância, reconhecimento facial, leitura de placas e acesso a bancos de dados estaduais e federais. O sistema contribuiu para que seis pessoas com mandado de prisão fossem recapturadas por reconhecimento facial e um indivíduo com mandado de prisão fosse detido após identificação por leitura de placa veicular na região central.
Ainda segundo o Departamento de Mobilidade Urbana, houve um aumento de 21.740 veículos circulando na cidade em relação à média semanal, reflexo direto do grande número de visitantes.
A Secretaria de Saúde esteve presente na Feira do Doce com um estande de vacinação, onde 600 pessoas foram imunizadas contra a gripe durante os cinco dias de evento.
PESQUISA ENTRE EXPOSITORES
Uma pesquisa feita pela Prefeitura de Tatuí e Aprodoce com os 50 expositores da Feira do Doce revelou as seguintes respostas: 84% acharam o evento ótimo; 100% disseram que o evento foi bom para fazer novos clientes; 98% participariam da próxima edição; 94% personalizaram a apresentação de seus produtos (embalagens, etiquetas etc); e para 86% a decoração de seus estandes influenciou na venda de seus produtos.
Outros questionamentos: Você acha que 5 dias de feira foi bom? 92% sim, neste ano foi bom fazer 5 dias e 8% que 4 dias já são suficientes; O que achou das reuniões preparatórias antes do evento? 46% acharam boas, 44% acharam ótimas e 10% acharam regular; Como você avalia a infraestrutura do evento, incluindo estandes, tendas, banheiros químicos e sonorização? 68% acharam a estrutura ótima e 30% acharam boa; O que achou da programação musical do Festival Capital da Música? 78% acharam ótima e 18% acharam boa; O que achou da decoração do evento? 42% acharam ótima, 32% acharam boa e 24% acharam regular; O que achou da empresa de comunicação terceirizada pela Aprodoce responsável pela identidade visual do evento e pela campanha de comunicação da Feira? 64% acharam ótima, 30% acharam boa e 6% acharam regular; Como você avalia a identidade visual do evento e a campanha de comunicação (painéis de LED, folhetos, adesivos, postagens em redes sociais e vídeos)? 62% acharam ótima, 28% acharam boa e 10% acharam regular; O que achou da equipe de organização do evento (Secretaria de Turismo e Aprodoce)? 78% acharam ótima e 22% acharam boa.
Ainda foram questionados sobre: Como você avalia os serviços de apoio operacional prestados durante o evento (segurança: Guarda Civil Municipal, brigadistas, Polícia Militar, monitoramento por câmeras, controladores de acesso; demais apoios: equipes de elétrica de plantão, limpeza pública, trânsito, fiscalização, saúde, entre outros)? 88% acharam ótimo e 12% acharam bom; O que achou dos itens de acessibilidade e inclusão da Feira? 84% acharam ótimos e 16% acharam bons; Seu stand usou máquina de cartão? 100% sim; Caso tenha usado máquina, qual foi a porcentagem de venda no cartão? 94% afirmaram que foi mais de 50% das vendas; Seu stand usou Pix? 96% usaram e 4% não usaram; Caso tenha usado Pix, qual foi a porcentagem de venda? 10,2% até 40%, 22,4% até 35%, 14,3% até 30%, 12,2% até 15% e 10,2% até 10%; Referente ao cardápio, algum doce acabou antes do término da Feira? 74% disseram que sim e 26% disseram que não acabou; Qual sua opinião sobre a “Vila do Salgado”, organizada pela Aprodoce? 56% acharam ótimo (ajudou a Feira com opções de salgado próximo ao evento, atraindo mais pessoas), 24% acharam bom, e 14% acharam regular/ruim; Para você, qual foi o melhor dia de vendas? Para 42% foi o domingo (13/7), para 30% foi a quarta-feira (9/7) e para 28% o sábado (12/7).
PERFIL DO PÚBLICO E AVALIAÇÃO GERAL
A “Pesquisa de Demanda Turística”, realizada pelo site visitetatui.com.br com 218 entrevistados, mostrou o seguinte perfil: 64% se consideravam do gênero feminino e 36% do gênero masculino; 12% eram menores de 18 anos de idade, 30% tinham entre 18 e 30 anos de idade, 26% tinham entre 31 e 45 anos de idade, 17% tinham entre 46 e 60 anos de idade, e 15% tinham acima dos 60 anos de idade. Dos entrevistados, 50,46% residem em Tatuí, 29% estavam na cidade somente para visitar a Feira do Doce, 10% estavam na cidade a lazer, turismo ou entretenimento, e 11% estavam na cidade por outros motivos. Chama a atenção a presença de visitantes de Fortaleza (CE), Caxias do Sul (RS), Manaus (AM), Teresina (PI) e até da Austrália. De todos os entrevistados, 100% afirmaram que voltariam em Tatuí. 76% dos entrevistados disseram já conhecer o evento, enquanto 24% não conheciam. 81% foram até a Feira em veículo próprio, 5% através de veículos de aplicativo, 2% através de ônibus rodoviário, 1% através de Transporte Coletivo, 1% através de excursão e 10% com outros meios de transporte. 42% dos entrevistados ouviram falar do evento pelas redes sociais, 25% por amigos, 16% pela televisão, 1% pelo jornal, 1% pelo rádio e 15% por outros meios. Também foi questionado o que acharam do evento de modo geral: 71% ótimo, 26% bom e 3% regular/ruim. Com relação a variedade de doces dos expositores da Feira, a análise de 72% foi como ótima, 26% como boa e 2% como regular. O público opinou também sobre a programação musical do evento, sendo que 63% acharam a programação ótima, 32% acharam boa e 5% acharam regular/ruim.
E para finalizar, o público foi questionado sobre a sua média de gastos diários em Tatuí (na Feira do Doce, em lanchonetes, restaurantes, hospedagem etc): 31% dos entrevistados afirmaram gastar até R$ 200, 25% gastaram até R$ 100, 12% gastaram até R$ 300, 10% gastaram até R$ 400, 3% gastaram até R$ 500, 7% gastaram acima de R$ 500 e 12% não responderam.
APOIOS
Entre os apoiadores oficiais da 11ª Feira do Doce de Tatuí estiveram empresas e marcas de destaque, como: Pacaembu Construtora, COOP – Cooperativa de Consumo, Marquespan e Trifor Urbanismo; e como apoiadores culturais Sítio do Carroção, McDonald’s, Ibis Hotel, Mottanet, Tatuí Turismo e O Boticário.
A programação musical, integrada ao Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, contou com o apoio institucional da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, por meio do Programa de Difusão Cultural SP, com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.