Na última semana, entre os dias 14 e 20 de julho, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Tatuí demonstrou mais uma vez sua efetiva atuação na segurança pública, com ações de patrulhamento que resultaram na prisão de um indivíduo por furto consumado e na recuperação de um veículo com queixa de furto.
No dia 15/7 (terça-feira), durante patrulhamento rural, a equipe da GCM foi acionada por uma propriedade rural produtora de laranjas, localizada na Estrada dos Fragas, para atender a uma ocorrência de furto em andamento. Rapidamente, a viatura se deslocou até o local e, nas proximidades da “Associação Força para Viver”, localizou um indivíduo com as características informadas, além dos objetos furtados. Após abordagem e contenção com algemas – conforme a Súmula 11 do Supremo Tribunal Federal (STF) – o suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes. A autoridade policial elaborou o boletim de ocorrência por “Furto Consumado” e o material subtraído (50kg de laranja) foi devolvido à vítima. As partes foram liberadas após os devidos procedimentos legais.
Já no último sábado (19/7), uma equipe da GCM, em patrulhamento pela região central da cidade, foi informada via Central de Operações e Despacho (COD) sobre a identificação, por meio do sistema “Muralha Digital”, de um veículo VW Jetta preto com registro de furto. Com base nas informações, os guardas localizaram o veículo e realizaram um acompanhamento discreto até que o condutor estacionasse em um comércio local. No momento oportuno, foi realizada a abordagem. Nada de ilícito foi encontrado com o motorista, que alegou desconhecer o registro de furto e informou que o carro está no nome de sua ex-companheira. O caso foi encaminhado à Delegacia, onde foi registrado boletim de ocorrência de averiguação, localização e apreensão de veículo. O automóvel foi removido ao pátio credenciado, e o condutor liberado, permanecendo o caso sob investigação.
DEMAIS OCORRÊNCIAS
No período de 14 a 20 de julho também foram abordadas 42 pessoas e 9 veículos. Houve o registro de 34 atendimentos, sendo: 9 policiamentos preventivos; 3 apoios à outras instituições; 5 recolhas, apreensões, adulterações e/ou abandonos de veículo; 9 averiguações de atitudes suspeitas; 1 direção sem habilitação; 2 veículos atualizados; 2 sinistros de trânsito; e 3 capturas de procurados.
Em relação às ocorrências crime, foram 6 presos, 5 do sexo masculino e 1 do sexo feminino; e 3 menores de 18 anos de idade apreendidos, 2 do sexo masculino e 1 do sexo feminino; além de 6 flagrantes: 1 por furto; 1 por violência doméstica; e 4 resultantes de ocorrências de tráfico de entorpecentes (foram apreendidas 152 porções de cocaína, 85 porções de crack, 10 porções de dry e 10 porções de LCD.