A arte, o riso e a memória tatuiana estarão lado a lado na 1ª edição do Salão Tatuiano de Humor, idealizado e assinado pelo multiartista Binho Vieira, criador da “Arte Tijol”. A exposição será aberta ao público de 12 a 30 de julho, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Complexo Cultural da Prefeitura de Tatuí, que abriga o Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”.
Com entrada gratuita, o evento é uma excelente oportunidade para conhecer – ou redescobrir – figuras históricas e atuais da cidade por meio do olhar afiado e bem-humorado de Binho Vieira, que retrata em caricaturas personagens que fazem parte da nossa identidade cultural.
A exposição trará uma galeria de rostos conhecidos – e outros que só vivem em nossas lembranças e livros -, todos com a irreverência e o traço marcante de Binho. Estarão lá figuras como Paulo Setúbal, Chico Pereira, Bimbo Azevedo, Maria Ruth Luz, maestro Neves, Canturião Zé Pinto, Juvenal de Campos, Roberto Rozendo, Ditinho Rolim, Almira Porciúncula, Gualter Nunes, Renato Ferreira, entre muitos outros. Mas o Salão também é um reconhecimento a quem continua fazendo história, com caricaturas de nomes como Jaime Pinheiro, Ivan Camargo, Visel MC, maestro Eduardo Augusto, Jorge Rizek, Tonny Guedes, Diego Dedablio, Naty MC, Raquel Prestes, Rafael Sangrador, Luis Voss Campos, Rodinei, Juliano Coração, entre tantos homenageados.
Mais do que uma exposição, o Salão Tatuiano de Humor – que foi contemplado pelo Edital de Cultura nº 05/2023 “Josué Fernandes Pires”, da Prefeitura de Tatuí – se propõe a ser uma grande aula de história contada com leveza, traços e bom humor.
O Complexo Cultural de Tatuí, local do evento, está situado na Av. Domingos Bassi, s/nº, no Jd. Junqueira, esquina com a Av. João Batista Correia Campos (Marginal do Manduca), próximo ao Paço Municipal.
SOBRE O ARTISTA
Binho Vieira, nascido em 1974, é publicitário, ilustrador, poeta, escritor, designer, músico, cantor, compositor, fotógrafo, artista plástico, escultor e gestor de marketing. Criador da “Arte Tijol”, seu estilo original combina linhas, círculos e o uso criativo do tijolo cerâmico vermelho como inspiração.
Com formação em Publicidade pela Universidade Metodista de Piracicaba e pós-graduação em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, Binho reúne prêmios e participações em diversos salões de humor e projetos culturais. Entre seus feitos estão: menção honrosa no Salão Universitário Latino-Americano de Humor; seleção no Salão Internacional de Humor de Piracicaba; finalista do Prêmio Jabutide Literatura; e vencedor do Mapa Cultural Paulista na categoria Caricatura e Escultura.
Em 2024, foi curador da mostra “70 artistas celebrando os 70 anos do Conservatório de Tatuí” e, em 2025, volta com força total com esta exposição que promete marcar época na cidade.