A 11ª Feira do Doce de Tatuí, que acontecerá a partir desta quarta-feira (9/7) até domingo (13/7), das 10h às 22h, na Praça da Matriz, reforça o seu compromisso com a inclusão, a humanização e a acessibilidade turística, proporcionando uma experiência acolhedora e respeitosa para todos os visitantes.
Realizada através de uma parceria da Associação dos Produtores de Doces de Tatuí (Aprodoce) com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, a Feira conta com o apoio da APODET – Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí, que auxiliará em uma série de ações voltadas às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e necessidades específicas.
Um dos destaques é a “Hora dos Autistas”, que ocorrerá em horários especiais nos 5 dias de festa. Durante esse período, a Praça da Matriz estará com menor circulação de pessoas e o som do evento será desligado, criando um ambiente mais confortável e seguro para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Essa ação sensível e pioneira será realizada: quarta-feira (9/7), das 10h às 11h; quinta-feira (10/7), das 10h às 11h; sexta-feira (11/7), das 12h às 13h; sábado (12/7), das 10h às 11h e das 19h às 20h; e domingo (13/7), das 11h às 12h e das 19 às 20h.
Outras medidas importantes serão adotadas para garantir a acessibilidade do público. Haverá intérprete de Libras tanto na cerimônia de abertura, quanto no estande da Secretaria de Cultura e Turismo, nos mesmos horários da “Hora dos Autistas”. E no palco do Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, haverá orientação para que todos os que fizerem uso da palavra realizem autodescrição.
A infraestrutura do evento contará com mesas e assentos sinalizados com o símbolo universal da acessibilidade, equipados com QR Codes que dão acesso ao cardápio dos expositores e à programação musical. Também serão disponibilizados espaços preferenciais para pessoas com deficiência, banheiros adaptados, fraldário com ambiente adequado para amamentação, espaço saúde com cadeiras de rodas para uso durante o evento, e totem com informações sobre a Feira e sobre pontos turísticos da cidade. Além disso, a Praça da Matriz já conta com piso tátil, garantindo maior segurança e autonomia para pessoas com deficiência visual. A estrutura externa também foi pensada para facilitar o acesso, com vagas exclusivas para embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida.
A Secretaria de Saúde marcará presença com um estande de vacinação contra a Influenza (gripe) e o Grupo Lucemi – Moreno estará presente oferecendo serviços como fraldário, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia.
Pensando nas pessoas com restrições alimentares, os expositores disponibilizarão opções de doces zero açúcar, zero lactose e zero glúten.
Com todas essas ações, Tatuí reafirma seu compromisso com a construção de uma cidade mais inclusiva e acolhedora, promovendo um dos eventos mais doces e acessíveis do Estado de São Paulo.
A 11ª Feira do Doce de Tatuí conta com apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo e do Visite São Paulo Convention Bureau, por meio do Programa SP Pra Todos e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). O evento ainda tem como apoiadores oficiais as empresas: Pacaembu Construtora, COOP – Cooperativa de Consumo, Marquespan e Trifor Urbanismo; e como apoiadores culturais McDonald’s, Sítio do Carroção, Ibis Hotel, Mottanet, Tatuí Turismo e O Boticário.
