A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Fazenda e Finanças, está promovendo uma pesquisa on-line para envolver a população no processo de elaboração do planejamento orçamentário do município.
De acordo com o artigo 165 da Constituição Federal, o governo municipal deve elaborar anualmente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (L.D.O.) e a Lei Orçamentária Anual (L.O.A.), além do Plano Plurianual (P.P.A.), que é revisado a cada quatro anos. Esses instrumentos são fundamentais para definir as metas, as prioridades e as estratégias que orientam a aplicação dos recursos públicos.
O Plano Plurianual traça a estratégia de governo para um período de quatro anos, enquanto a L.D.O. ajusta, anualmente, as metas e prioridades previstas, servindo de base para a elaboração detalhada da L.O.A., que especifica as receitas e despesas para o exercício financeiro do ano seguinte.
Para garantir que as decisões do município reflitam as reais necessidades da população, a Prefeitura convida o morador a participar da pesquisa, informando sobre as demandas e as prioridades de sua rua, bairro ou região. A colaboração dos cidadãos é essencial para direcionar os investimentos de forma eficiente e eficaz, assegurando que os recursos públicos sejam aplicados onde mais se faz necessário.
Para participar da pesquisa e contribuir com o planejamento do município, acesse – até o dia 30/7 (quarta-feira) – o formulário disponível no site da Prefeitura de Tatuí (https://bit.ly/44G96sb). A participação popular na elaboração do PPA 2026/2029 será garantida, também, por meio da realização de audiências públicas presenciais, promovidas pelos Poderes Executivo e Legislativo Municipais e conduzidas pelas Secretarias de Planejamento e Gestão Pública e de Fazenda e Finanças, com apoio e articulação da Secretaria de Governo.
Sua opinião é muito importante para que possamos construir uma Tatuí mais planejada e voltada para o bem-estar da comunidade.