Para celebrar a diversidade e a riqueza da música instrumental brasileira, o Duo Celso Veagnoli & Marcus Felipe “Meninão” lançará, neste mês de julho, dois videoclipes autorais inéditos. As obras contam com recursos de audiodescrição, garantindo acessibilidade comunicacional e ampliando o alcance da arte para pessoas com deficiência visual.
Os videoclipes apresentam arranjos originais e inusitados, misturando ritmos como Choro, Baião, Samba, Forró e Frevo. As formações instrumentais não convencionais convidam o público a novas experiências sonoras, unindo tradição e inovação.
As estreias acontecerão no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube nos dias: 9/7 (quarta-feira), às 18h, videoclipe “Mar dos seus olhos”(https://bit.ly/4lf6F76); e 11/7 (sexta-feira), às 18h, videoclipe “Princesinha no Choro” (https://bit.ly/4nwTHTK).
Além das exibições on-line, a iniciativa – que foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal e Prefeitura de Tatuí – prevê contrapartidas pedagógicas em escolas públicas de Tatuí. Os alunos terão a oportunidade de participar de concertos ao vivo e rodas de conversa com os músicos, promovendo um diálogo sobre os ritmos, os instrumentos e as histórias que compõem a música instrumental brasileira.
Com mais de 30 anos de carreira, o saxofonista Celso Veagnoli também é professor no Conservatório de Tatuí, referência nacional no ensino de música. Ao lado do multi-instrumentista Marcus Felipe “Meninão”, o Duo desenvolve um trabalho autoral que transita entre a herança musical do país e as sonoridades contemporâneas.
Tatuí, reconhecida como polo da música instrumental no Brasil, é palco ideal para iniciativas que unem criação, educação e inclusão. A cidade se orgulha de apoiar projetos que fortalecem o acesso à cultura para todos.