Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. “LAUDELINA” ESTREIA EM TATUÍ E PROPÕE MERGULHO POÉTICO NA MEMÓRIA E NA LUTA DAS TRABALHADORAS…

“LAUDELINA” ESTREIA EM TATUÍ E PROPÕE MERGULHO POÉTICO NA MEMÓRIA E NA LUTA DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS NEGRAS

Publicado em:

Solo protagonizado por Rafaele Breves abre temporada na sede da Dupla Companhia, com entrada gratuita, de 4 a 7 de julho.

A cidade de Tatuí receberá nesta semana, entre os dias 4 e 7 de julho (sexta-feira a segunda-feira, respectivamente), a estreia do espetáculo “Laudelina”, um solo poético-documental que une memória, política e ancestralidade por meio da trajetória de Laudelina de Campos Mello, uma trabalhadora doméstica e referência histórica na luta por direitos no Brasil.

Com entrada franca, a montagem será apresentada na sede da Dupla Companhia, grupo de teatro de Tatuí, localizada à Rua Prefeito Antônio Tricta Junior, nº 262, na Vila Dr. Laurindo. Os horários serão: dias 4, 5 e 7 de julho (sexta-feira, sábado e segunda-feira), às 20h; e no dia 6 de julho (domingo), às 16h. A peça tem classificação indicativa de 10 anos, duração de 70 minutos e apresentações com acessibilidade em Libras e audiodescrição. Os ingressos podem ser reservados gratuitamente no link https://bit.ly/45Pyiyx.

Com texto inédito de Rafaele BreveseCristiane Sobral, e direção de Luiza Loroza, o espetáculo é protagonizado por Rafaele Breves, atriz tatuiana, que costura em cena a história de Laudelina com memórias íntimas de sua própria ancestralidade. “Meu corpo em cena traz não só a força das lutas passadas, mas também o peso e a beleza que herdei das mulheres da minha família. Como Laudelina, minha mãe, minhas tias, minha irmã, minha avó e minha bisavó também foram trabalhadoras domésticas. Com esse solo, eu conto essa história como quem costura um tecido ancestral, ponto por ponto”, explica Rafaele.

A peça reúne uma equipe majoritariamente composta por mulheres negras de diferentes regiões do Brasil (Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Pará) e reforça o compromisso da Dupla Companhia com a valorização das histórias silenciadas e com a escuta das raízes culturais brasileiras.

Segundo Lucas Gonzaga, diretor artístico da Dupla Companhia, a montagem dá continuidade à pesquisa do grupo sobre Território, Memória e Identidade: “Laudelina não é uma biografia convencional. É um gesto poético de escuta e permanência, um convite a refletir sobre as estruturas que ainda atravessam o trabalho, o gênero e a raça no Brasil contemporâneo”, diz.

A narrativa propõe uma imersão sensível em histórias reais entrecortadas por silêncios, afetos e gestos. Em cena, Rafaele traz à tona a potência de mulheres que sustentam, com seu trabalho, o cotidiano de milhares de lares brasileiros. “Mulheres negras não deveriam morrer exaustas. Temos direito ao descanso e queremos interromper o ciclo da obediência forçada. Com esse trabalho, sugerimos a invenção como resistência, tramando futuros possíveis e imaginando passados negados”, afirma a atriz.

A estreia do espetáculo em Tatuí também marca as celebrações do “Julho das Pretas”, mês dedicado à valorização da luta das mulheres negras, em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/7).

“Laudelina” integra o repertório autoral da Dupla Companhia, que já apresentou montagens como “As Três Marias” (2022),“Ícaros” (2024)e“Nise em Nós” (2025). O grupo atua na interface entre arte, cultura e educação, com foco na escuta coletiva e na valorização das histórias subterrâneas do Brasil.

O espetáculo tem realização da Dupla Companhia, em parceria com o Ministério da Cultura do Governo Federal e a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

CRÉDITO DA FOTO: Juliana Nascimento.

Compartilhe:

Outras

Notícias

PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA” NÃO ACONTECERÁ NESTE SÁBADO (5/7), EM VIRTUDE DOS PREPARATIVOS DA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

A tradicional ação cultural do município é realizada semanalmente na Praça da Matriz.

A PARTIR DESTE MÊS DE JULHO, MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO DEVEM SER RETIRADOS NA UNIDADE DE SAÚDE A QUAL O PACIENTE PERTENCE

A Secretaria de Saúde ressalta, também, que todos os pacientes que retiram medicamentos de alto custo devem atualizar seus cadastros nas respectivas Unidades de Saúde.

GCM DE TATUÍ IMPEDE TENTATIVA DE FEMINICÍDIO E PRENDE AGRESSOR EM FLAGRANTE NA VILA ESPERANÇA

Ação rápida da Guarda Civil Municipal evita tragédia e reforça combate à violência contra a mulher em Tatuí.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.