Na tarde da última sexta-feira (27/6), por volta das 15h, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Tatuí atendeu prontamente a uma grave ocorrência de violência doméstica no bairro Vila Esperança, que culminou na prisão em flagrante de um agressor por tentativa de feminicídio.
A ação integra o conjunto de ocorrências atendidas pela GCM durante a semana de 23 a 29 de junho, período em que a corporação atuou em diversas frentes de segurança, com patrulhamentos preventivos, apoio a outros órgãos, atendimento a chamados emergenciais e ações de proteção à mulher.
Ao chegar no local dos fatos, após solicitação via Central de Operações e Despachos (COD), os guardas foram recebidos pela proprietária do imóvel, que autorizou a entrada da guarnição. Dentro da residência, a equipe encontrou o agressor em cima da vítima, praticando estrangulamento. Com a aproximação dos agentes, o indivíduo cessou a agressão, momento em que a vítima caiu ao solo, bateu a cabeça e perdeu a consciência.
Segundo relato da testemunha, que também é a proprietária da casa, o agressor invadiu o imóvel perseguindo sua convivente e iniciando as agressões no quintal. A situação foi contida graças à pronta atuação da Guarda Municipal, acionada imediatamente.
A vítima foi socorrida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tatuí, onde recebeu os cuidados médicos necessários e realizou exame de corpo de delito. Na Delegacia de Polícia, ela manifestou formalmente a intenção de representar criminalmente contra o agressor. A testemunha também prestou depoimento, confirmando todos os fatos presenciados. Diante da gravidade da situação, o agressor foi preso em flagrante e segue à disposição da Justiça.
Cabe mencionar que todos as ocorrências de violência doméstica são acompanhadas pelo Programa “Patrulha da Paz”, da Guarda Civil Municipal de Tatuí, em parceria com o Núcleo de Justiça Restaurativa. As denúncias deste tipo de violência podem ser feitas por meio da Central de Atendimento à Mulher pelo telefone 180, que integra a Rede de Apoio à Mulher Vítima de Violência em Tatuí, juntamente com a Delegacia de Defesa da Mulher e outros serviços de apoio. Mais informações sobre o programa “Patrulha da Paz” podem ser obtidas com a Guarda Civil Municipal pelo telefone (15) 3251-2849 ou pelos números de emergência 199 e 153.
DEMAIS OCORRÊNCIAS
No período de 23 a 29 de junho também foram abordadas 46 pessoas e 16 veículos. Houve o registro de 18 atendimentos, sendo: 9 apoios à outras instituições; 5 recolhas, apreensões, adulterações e/ou abandonos de veículo; 3 averiguações de atitudes suspeitas; e 1 captura de procurado.
Em relação às ocorrências crime, foram 5 homens presos e 1 menor de 18 anos de idade apreendido; além de 5 flagrantes: 1 por lesão corporal e extorsão, 2 por violência doméstica e 2 resultantes de ocorrências de tráfico de entorpecentes (foram apreendidas 6 porções de maconha e 49 porções de cocaína).