Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. WEBSÉRIE “O PAPO É SAMBA” RESGATA A HISTÓRIA DO SAMBA E VALORIZA A CULTURA PRETA…

WEBSÉRIE “O PAPO É SAMBA” RESGATA A HISTÓRIA DO SAMBA E VALORIZA A CULTURA PRETA EM TATUÍ

Publicado em:

Iniciativa do grupo Kizumbamba conta com apoio da Lei Paulo Gustavo e terá episódios gratuitos no YouTube, com acessibilidade em Libras.

Tatuí celebra com orgulho mais uma importante ação cultural: a estreia da websérie “O papo é Samba”, que mergulha nas raízes afro-brasileiras do samba e valoriza a cultura preta como pilar fundamental da identidade nacional.

Idealizada e dirigida por Marcus Felipe D’Antonio e apresentada pelo grupo Kizumbamba, a websérie conta com três episódios inéditos, gratuitos e acessíveis. A produção é um convite para conhecer, refletir e se emocionar com a história, os ritmos e os personagens que moldaram o samba em suas diversas formas.

Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal e Prefeitura de Tatuí, o projeto une entrevistas, apresentações musicais, saberes tradicionais e causos, em uma linguagem acessível, dinâmica e com tradução em Libras. Cada episódio explora uma ramificação diferente do samba, sempre com convidados especiais que compartilham suas vivências e conhecimentos.

Como parte da contrapartida social do projeto, o grupo Kizumbamba realizou uma ação educativa na PEI E.E. “Prof. Deócles Vieira de Camargo”, em outubro de 2024. A atividade contou com trechos da websérie, roda de conversa sobre racismo, intolerância religiosa e identidade cultural, além de música ao vivo e demonstração de instrumentos. Tudo com acessibilidade em Libras, reforçando o compromisso com a inclusão.

Criado em 2014 em Tatuí, o grupo Kizumbamba completou 10 anos de atuação em 2024. Formado por sambistas, pesquisadores, músicos e educadores, o coletivo é referência na difusão do samba como expressão de resistência, ancestralidade e cultura popular brasileira.

EPISÓDIOS DA WEBSÉRIE

– Episódio 1: “A Essência da Matriz Africana do Samba”

Este episódio resgata os alicerces do samba enraizados na matriz africana, com destaque para a importância do tambor e das tradições ancestrais. Os convidados são Claudio Silva e Manu Neto, figuras de destaque na pesquisa e prática do samba afro-brasileiro.

Lançamento: dia 27/6 (sexta-feira), no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/4nxLP4m); e disponível desde o dia 6/6 no canal do grupo Kizumbamba no YouTube (https://bit.ly/3HWiQH4).

– Episódio 2: “O Samba de Bumbo Paulista”

O episódio valoriza o samba caipira do Interior Paulista, com destaque para a cidade de Quadra e as raízes do Samba de Bumbo. O convidado especial é João Mário Machado, referência no gênero.

Lançamento: dia 1º de julho (terça-feira), no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/3HZLDKM); e disponível desde o dia 20/6 no canal do grupo Kizumbamba no YouTube (https://bit.ly/3TGnsn7).

– Episódio 3: “O Samba Urbano de São Paulo”

Este episódio traz a trajetória do samba nas grandes cidades, as heranças da cultura do interior e dos cordões e a influência carioca que veio de maneira muito forte com a formação das escolas de Samba Paulistas. A presença é do mestre Silvio Modesto, um dos grandes baluartes da música popular brasileira.

Lançamento: dia 4 de julho (sexta-feira), no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/4lhj3D4) e também no canal do grupo Kizumbamba no YouTube (https://bit.ly/3GiRKcv).

Compartilhe:

Outras

Notícias

EM ITAPETININGA, TATUÍ CONQUISTA MAIS DE 10 MEDALHAS E MOSTRA FORÇA NA 67ª EDIÇÃO DOS JOGOS REGIONAIS

Competição reuniu mais de 10 mil pessoas e celebrou o esporte, com grandes resultados para a delegação tatuiana.

PREFEITURA PROMOVE CAMPANHA DE DEVOLUÇÃO DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS NO ECOPONTO SUL

Ação acontece no dia 28 de julho e reforça a importância do descarte ambientalmente correto das embalagens no campo.

DOMINGO (20/7) É DIA DE “CAFÉ, VIOLA & COMPANHIA” NO CEU DAS ARTES

Encontro musical celebra a cultura caipira com viola, café e boas companhias.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.