Tatuí está em festa! O curta-metragem tatuiano “Preto é lindo” acaba de receber um importante reconhecimento na 2ª Competição do Tietê International Film Awards (TIFA), o Prêmio Internacional Tietê de Cinema. O filme foi agraciado com o Prêmio de Consciência Social (Social Awareness Award).
Produzido de forma independente pela Janela Filmes e idealizado pela consultora de moda Lilian Ritz, o curta foi contemplado pelo 4º Festival de Arte e Cultura “Mestre Canturião José Pinto de Moraes”, da Prefeitura de Tatuí. “Preto é lindo” cativou o júri por seu impacto social profundo, abordando com sensibilidade e força temas cruciais como identidade, representatividade e empoderamento.
A obra é um verdadeiro convite à reflexão sobre como a moda, muitas vezes vista apenas como estética, pode ser uma poderosa ferramenta de transformação. O filme dá voz a mulheres negras no Brasil, celebrando sua rica herança cultural afro-brasileira e destacando a importância da visibilidade. O júri não poupou elogios, enfatizando o papel inspirador do curta em confrontar o racismo estrutural com força, beleza e resiliência.
Este prêmio não só coroa o talento local, mas também reforça a relevância de valorizar a diversidade e a cultura da nossa cidade em produções audiovisuais que ecoam globalmente. É Tatuí mostrando ao mundo a força da sua arte e o poder das suas histórias!
Se você ainda não assistiu a essa joia tatuiana, não perca tempo! “Preto é lindo” está disponível nas redes sociais da Janela Filmes e no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube. É só clicar no link e se emocionar https://bit.ly/4iAVsMo.