Neste sábado (17/5), às 10h, a Praça da Matriz de Tatuí se transforma em palco para uma vibrante celebração da cultura caipira com mais uma edição do tradicional projeto “Música na Praça”, promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
A atração especial desta edição será o Torneio de Cururu “Noel Matias”, uma verdadeira festa da música de raiz que resgata memórias afetivas e reforça o cururu como patrimônio imaterial do interior paulista.
Com rimas afiadas, versos improvisados e o som inconfundível da viola caipira, o cururu é uma das manifestações mais autênticas da cultura popular brasileira. Em Tatuí, essa tradição segue firme graças aos Canturiões Tatuianos, que mantêm viva a arte do improviso e da oralidade, passando saberes de geração em geração.
Idealizado por Luiz Benedito Garcia e realizado pelos Cururueiros de Tatuí, o torneio homenageia Noel Matias, mestre cururueiro que marcou a história musical da cidade. Também será lembrado com carinho o saudoso Hélio Beijo Frio, radialista e grande incentivador da cultura caipira, que levou o cururu às ondas do rádio, ajudando a eternizar essa arte.
A realização do evento é possível graças ao Edital de Apoio a Exposições, Festivais, Festas Populares, Feiras e Espetáculos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Tatuí em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal.
O torneio será disputado por quatro duplas de cantadores, acompanhadas por violeiros, em formato eliminatório. As duplas se enfrentam em duelos rimados e, ao final, as duas melhores avançam para a grande final, onde será definida a campeã.
A premiação é de R$ 600,00 para o 1º lugar e R$ 450,00 para o 2º lugar, além dos certificados de participação.
As duplas participantes são, de Tatuí: João Zarias e Lino Jacinto, com o violeiro Claudinho Keler; Gabriel Pereira e Rubens Véio, com o violeiro Dorival Gregório e Dito Leiteiro e Josué Domingues (que também será o violeiro); e de Cesário Lange, Hélio Sucegan e Zezão Neto, com o violeiro Jaime.
A escolha da dupla vencedora será feita por uma comissão de especialistas da área cultural: Luana Muzzille – produtora cultural, Jaime Pinheiro – cenógrafo e artista plástico e Zeca Collares – músico e cancioneiro popular.
Com entrada gratuita e aberto a toda a população, o Torneio de Cururu “Noel Matias” é mais que uma competição: é um encontro de memórias e afetos, que fortalece o orgulho pelas tradições tatuianas e presta homenagem a todos que mantêm viva a alma do interior com sua poesia, música e paixão pela cultura popular.