Tatuí se prepara para dar mais um doce passo na preservação e valorização de sua rica história. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está passando por um importante processo de modernização, com nova identidade visual e renovação da expografia, conectando tradição e contemporaneidade em um só espaço.
O projeto, desenvolvido em parceria com a Fundação Itaú e com assinatura da Arquiprom – referência nacional na área de museus e responsável pela entrega do Museu da Imagem e do Som –, visa tornar o museu ainda mais acessível, atrativo e interativo para os visitantes.
Nesta primeira fase, os trabalhos se concentram no térreo e no subsolo do edifício, que guarda em suas paredes a memória viva da cidade. A recepção ganhará um novo painel expositivo, revelando as muitas fases do prédio, que nasceu como cadeia, foi delegacia e fórum, até se transformar no atual Museu Histórico “Paulo Setúbal”. Esse espaço contará de forma visual e envolvente como esse local se tornou um verdadeiro guardião da cultura tatuiana.
A nova expografia também valoriza momentos marcantes da história cultural da cidade. Um dos destaques será a valorização da Semana “Paulo Setúbal”, idealizada por Nilzo Vanni na ETEC Sales Gomes. Esta semana especial celebra o legado do escritor com programação voltada à arte, literatura e cultura, incluindo o já tradicional Dia Municipal da Literatura.
No térreo, os visitantes poderão conhecer de forma ainda mais próxima a trajetória de Paulo Setúbal na sala que leva seu nome. Agora ampliada e modernizada, a sala “Entre Letras e Leis” permitirá ao público tatear alguns objetos pessoais do autor, como sua mala, aproximando o visitante de sua história de forma sensível e interativa.
Outro novo espaço é a Sala Tatuí em Notícias, que destacará figuras tatuianas que marcaram época e participaram de momentos importantes, como a Revolução de 1932 e a Segunda Guerra Mundial. Serão exibidas manchetes, registros históricos e curiosidades sobre personalidades locais nas mais diversas áreas.
O Museu também ganhará a inédita Sala Tatuí Atual – território de linguagens, onde será montado um mapa afetivo da cidade. Neste ambiente repleto de memórias e sensações, o público encontrará receitas escritas à mão, cartas de fãs, bilhetes e projeções que contam como Tatuí vive hoje. O espaço terá sons, cheiros e sabores, celebrando as expressões populares e a tradição local da doçaria caseira.
No subsolo, haverá uma nova vitrine para os artistas plásticos da cidade, localizada no hall do porão. Já no corredor da antiga cadeia, a história do edifício será evidenciada com mais destaque. E no atual espaço da loja, será criado o Espaço dos Escritores Tatuianos, onde a cada três meses, três autores locais apresentarão suas poesias ao público.
Com essa ampla revitalização, o Museu “Paulo Setúbal” amplia seu repertório e reforça seu papel como elo entre o passado e o presente de Tatuí. Um espaço que convida moradores e visitantes a vivenciarem a cidade por meio da arte, da cultura e da memória.