Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. TATUÍ CELEBRA A SEMANA NACIONAL DE MUSEUS COM EXPOSIÇÃO DEDICADA AO TROPEIRISMO

TATUÍ CELEBRA A SEMANA NACIONAL DE MUSEUS COM EXPOSIÇÃO DEDICADA AO TROPEIRISMO

Publicado em:

Aberta ao público de maio até o dia 29 de junho, das 9h às 17h, a mostra reúne peças do acervo permanente do museu e obras do artista plástico tatuiano Mingo Jacob, que retrata a vida dos tropeiros e o cotidiano rural com grande expressividade.

De 13 a 18 de maio, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, participará da 22ª Semana Nacional de Museus com uma programação especial que promete encantar os visitantes. Neste ano, a exposição “Do Tropeirismo à Arte” será o destaque das atividades, abordando com sensibilidade e riqueza de detalhes um tema fundamental para a identidade cultural da cidade: o tropeirismo.

A iniciativa faz parte de um movimento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que em 2025 traz como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. A proposta é estimular a reflexão sobre o papel dos museus na sociedade contemporânea, reforçando seu valor como espaços vivos de preservação da memória e promoção do diálogo entre o passado e o presente.

Aberta ao público de maio até o dia 29 de junho, das 9h às 17h, a mostra reúne peças do acervo permanente do museu e obras do artista plástico tatuiano Mingo Jacob, que retrata a vida dos tropeiros e o cotidiano rural com grande expressividade. Um dos destaques é a emocionante história dos “Tropeirinhos do Rancho”, grupo formado por 15 meninos da zona rural do bairro Congonhal que, ainda na infância, se dedicaram a manter vivas as tradições caipiras. Hoje adultos, esses ex-integrantes seguem atuando como guardiões de um legado cultural que faz parte da alma tatuiana.

Com fotografias, vídeos e obras de arte, a exposição oferece uma verdadeira imersão na cultura caipira e no modo de vida dos antigos tropeiros, figuras essenciais na formação histórica de Tatuí e de toda a região.

A participação do Museu Histórico “Paulo Setúbal” na Semana Nacional de Museus reafirma o compromisso do município com a valorização de sua história e com o acesso democrático à cultura, promovendo ações educativas que fortalecem os vínculos da comunidade com suas raízes.

Grupos escolares e demais interessados podem agendar visitas pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail educativo.paulosetubal@gmail.com. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” fica localizado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro.

Compartilhe:

Outras

Notícias

BIBLIOTECA MUNICIPAL PASSA A ATENDER NO COMPLEXO ARTÍSTICO E CULTURAL, SITUADO NO EDIFÍCIO ALVORADA

O local conta com mais de 15 mil exemplares atualizados, distribuídos em diversos gêneros e temáticas, para todos os públicos.

BASQUETE DE TATUÍ BRILHA NO CENÁRIO NACIONAL E TERMINA ENTRE OS QUATRO MELHORES DO BRASIL

Grupo BT/Clube de Campo/Tatuí encerra campanha histórica no Campeonato Brasileiro 2025 com destaque individual e foco total nos próximos desafios.

OPORTUNIDADE PARA O MERCADO DE TRABALHO: PREFEITURA, SENAI E EMPRESAS PARCEIRAS ABREM INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA “JOVEM APRENDIZ”

Os jovens poderão se inscrever para realizar o curso técnico de “Mecânico de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão”, oferecido pelo SENAI, e participar de atividades práticas nestas empresas parceiras.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.