Pular para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. MUSEU “PAULO SETÚBAL” E BIBLIOTECA “BRIGADEIRO JORDÃO” SEDIAM LANÇAMENTO DO 12º LIVRO DE RAQUEL PRESTES:…

MUSEU “PAULO SETÚBAL” E BIBLIOTECA “BRIGADEIRO JORDÃO” SEDIAM LANÇAMENTO DO 12º LIVRO DE RAQUEL PRESTES: “DEZ TATUS MUSICAIS”

Publicado em:

Combinando rimas e instrumentos musicais, Raquel acredita que essas são excelentes ferramentas para ajudar a alfabetização e o letramento das crianças.

Tatuí receberá neste mês de março o lançamento do livro infantil “Dez tatus musicais”, de Raquel Prestes, com eventos programados em dois importantes espaços culturais da Prefeitura: o Museu Histórico “Paulo Setúbal” e a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”.

Nesta sexta-feira (14/3) e na próxima quarta-feira (19/3), o lançamento do 12º livro da escritora tatuiana será no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, com sessões às 9h e às 14h. Já na próxima quinta-feira (20/3), a obra será apresentada na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, também com atividades nos períodos da manhã e da tarde, às 9h e às 14h.

Publicado pela editora Sowilo, com ilustrações de Jefferson Galdino, o livro apresenta um texto brincante em formato de Tangolomango, que é uma brincadeira rimada proveniente da tradição oral, formada por pares de versos com rimas que vão repetindo estruturas parecidas, ao mesmo tempo que há uma enumeração decrescente de dez a um, até não sobrar nada.

Os “dez tatus” são os personagens desta história, com a participação de uma “Maestrina Tatu”, que tem como objetivo o ensaio de uma música para uma apresentação. No decorrer dessa narrativa, cada personagem tem um Tangolomango e acaba saindo de cena. Mas ao final da história voltam todos os personagens, como um passe de mágica.

Combinando rimas e instrumentos musicais, Raquel acredita que essas são excelentes ferramentas para ajudar a alfabetização e o letramento das crianças. Isso porque aumentam a consciência fonológica e fonêmica, que são essenciais para ler e escrever com fluência. Raquel ainda destaca a importância que a música exerce na aprendizagem, pois ajuda no desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo das crianças. “Este livro é dedicado para os meus amigos musicais: Maria Elisa Machado, Cassius de Biasi, Potira e Sofia Lisboa e a maestrina Ivanilda Maria Rodrigues Gama”, completa a escritora.

Nos três eventos de lançamento de “Dez tatus musicais”, a participação é aberta ao público e gratuita. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro; e a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” fica localizada na Rua Santa Cruz, nº 405, Centro.

SOBRE A ESCRITORA

Raquel Prestes Ferreira de Morais nasceu em 11 de julho de 1972 na cidade de Santo André (SP), filha de Joversino e Araci Prestes Ferreira. Em 1979, a família veio morar em Tatuí em busca de uma cidade tranquila. Cursou Magistério, faculdade de Pedagogia, faculdade de Artes Visuais e fez pós-graduação em Educação Infantil. Casada com Antônio Edson de Morais desde 1994, tem o filho João Vitor Ferreira de Morais.

Concursada no cargo de coordenadora pedagógica de Educação Infantil desde 1996, Raquel trabalha na Rede Municipal de Ensino de Tatuí com a formação de professores.

Escreveu seu primeiro livro em 2006, intitulado “O menino passou por aqui”, editora Petra, agraciado pelo PROAC 2006. Desde então, sua carreira de escritora não parou e Raquel lançou outras obras: “Ovelha Raquel”, editora Sowilo, 2008; “Vamos jogar?”, editora Sowilo, 2009; “As mães nunca são iguais”, editora Adonis, 2016; “O senhor Compratudo”, editora Adonis, 2017; “História para um boi dormir”, editora Sowilo, 2019; “Não alimente o monstro!”, editora Casa Kids, 2020; “O livro dos nomes”, editora Casa Kids, 2021; “Lagarta quer casa”, editora Sowilo, 2022; “Tatu Cantarola”, contemplado pelo edital “Publicação de Livros 2023”, da Prefeitura de Tatuí; e “Que frio!!!”, editora Alafia, 2024.

Em 2022 recebeu o título de Cidadã Tatuiana e uma menção honrosa com o conto “A velha aranha e a máquina mágica” no “Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”, de abrangência nacional, na categoria “Contos”, concorrendo com 1.536 trabalhos enviados e ficando entre os 10 melhores textos selecionados. No mesmo ano (2022), iniciou um Projeto de Contação de Histórias, intitulado “Tatu de Histórias”, na Rede Municipal de Ensino de Tatuí.

É voluntária na APODET – Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí, onde conta histórias para pessoas com deficiência visual e baixa visão. Tem um canal no YouTube, o “Tatu de histórias” (https://bit.ly/4duQGNP), onde sempre costuma dizer: “Beijos literários para vocês!”.

CRÉDITO DA FOTO: Regiane Domingues Francisco

Compartilhe:

Outras

Notícias

GCM DE TATUÍ REALIZA CURSO DE OPERADOR DE RONDAS OSTENSIVAS MUNICIPAIS (ROMU)

O curso tem como objetivo aprimorar as competências técnicas dos profissionais da segurança pública.

OFICINA “IMPULSIONE SUAS VENDAS NO DIA DAS MÃES”, DO SEBRAE AQUI TATUÍ PÁTIO VIVAZ, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

O evento promete estratégias eficazes para alavancar os negócios durante essa data tão especial para o comércio.

“MURALHA DIGITAL” EM AÇÃO: PROCURADO É PRESO PELA GUARDA CIVIL MUNICIPAL

O sistema apontou que o proprietário do veículo possuía um mandado de prisão cível em aberto por pensão alimentícia.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.