Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. PROJETO “INICIAÇÃO AO SISTEMA BRAILLE PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA” PROMOVE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

PROJETO “INICIAÇÃO AO SISTEMA BRAILLE PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA” PROMOVE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

Publicado em:

Serão realizadas atividades práticas focadas na criação de materiais pedagógicos adaptados, na produção de materiais em Braille e em práticas de leitura e escrita acessíveis.

No mês de março, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, da Prefeitura de Tatuí, sediará uma ação inovadora voltada para a inclusão e a acessibilidade de estudantes da Rede Pública. O projeto “Iniciação ao sistema Braille para estudantes da Rede Pública: Fortalecendo práticas inclusivas” acontecerá em todas as quartas-feiras de março (dias 5, 12, 19 e 26), das 14h às 16h, com a orientação do educador e pesquisador Ernandes Justino.

O objetivo do projeto é promover um ambiente de aprendizado mais inclusivo, ao mesmo tempo em que desconstrói mitos e preconceitos sobre as deficiências. Durante as oficinas, os participantes terão a oportunidade de debater sobre direitos humanos e inclusão, entendendo a importância de um olhar mais atento e acolhedor em relação às pessoas com deficiência.

Além disso, serão realizadas atividades práticas focadas na criação de materiais pedagógicos adaptados, abordando temas como a estimulação precoce para pessoas com deficiência visual e baixa visão, produção de materiais em Braille e práticas de leitura e escrita acessíveis.

A iniciativa, que visa fortalecer as práticas inclusivas nas escolas e organizações da sociedade civil, também tem como meta sensibilizar os estudantes sobre a relevância da inclusão no ambiente educacional. Com isso, espera-se ampliar a conscientização e oferecer recursos que auxiliem na formação de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

“Iniciação ao sistema Braille para estudantes da Rede Pública: Fortalecendo práticas inclusivas” é uma iniciativa contemplada pelo Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura do Governo Federal e Prefeitura de Tatuí.

– SOBRE O ORIENTADOR

Natural de Sobradinho (BA), Ernandes Justino é pesquisador, educador, artista e músico. Formado pelo Conservatório de Tatuí em Clarinete e Musicografia Braille, possui especialização em Educação Especial e mestrado em Educação, com pesquisa intitulada “Desenvolvimento humano e vivência: significação musical para pessoas com deficiência intelectual”.

Como educador social desde 2018, busca promover aprendizagens acessíveis e inclusivas, com foco na defesa dos direitos humanos. Suas pesquisas e práticas pedagógicas abordam o desenvolvimento humano, a criticidade e o fortalecimento das garantias de direitos, especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade.

Na área artística, Ernandes Justino é músico, cordelista e artesão, com especial interesse em técnicas de reciclagem. Sua produção artística dialoga com as tradições culturais nordestinas, como a xilogravura e o cordel, explorando formas sustentáveis de criação e valorizando o impacto social da arte.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MÚSICA, EMOÇÃO E NOVOS ESPAÇOS CULTURAIS: FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA SEGUE ENCANTANDO NA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

Programação musical valoriza talentos locais, promove encontros emocionantes e leva cultura de qualidade ao coração da cidade.

COM RECORDE DE PÚBLICO, 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ ATRAI MAIS DE 40 MIL VISITANTES NO PRIMEIRO DIA

Evento teve início no feriado da Revolução Constitucionalista e reforça o protagonismo de Tatuí como Terra dos Doces Caseiros e Capital da Música.

GCM DE TATUÍ PRENDE PROCURADO COM APOIO DA MURALHA DIGITAL

Reconhecimento facial e monitoramento da Muralha Digital durante a Feira do Doce auxiliam na localização e na prisão de indivíduo com mandado judicial.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.