O “Tatuí Folia 2025 – O Carnaval da Família” inicia sua contagem regressiva com uma programação especial que antecede a folia oficial do fim de semana. Nesta sexta-feira (28/2), das 18h às 22h, a Praça de Alimentação Municipal receberá o Happy Hour de Carnaval “Vai quem quer”, que terá a sua atração especial, o Bloco “Quintal do Ditinho Rolim”, a partir das 19h30.
O evento promete muita música e dança, resgatando e celebrando as raízes afro-brasileiras com o legado da família Rolim, uma das mais importantes da região no cenário das manifestações culturais e da preservação da memória musical.
O Bloco “Quintal do Ditinho Rolim” é uma homenagem ao seresteiro tatuiano Benedito Sebastião Rolim – o Ditinho Rolim, que participava das noites carnavalescas de Tatuí e de grandes orquestras que abrilhantavam os clubes Tatuiense, Recreativo Operário, Sociedade Recreativa, 1º Setembro e Princesa Isabel. Por isso, as apresentações do grupo relembram as rodas de música e história promovidas no quintal da casa do seresteiro para seus amigos e familiares.
No Happy Hour de Carnaval “Vai quem quer”, também estará presente o Bloco “Raízes Quilombolas”, criado pela família Rolim no ano de 2008. O bloco se tornou um símbolo da tradição carnavalesca afrodescendente, levando às ruas a força e a alegria das raízes africanas por meio de músicas, danças e fantasias que contam histórias de luta, resistência e celebração. Mais do que um bloco carnavalesco, o “Raízes Quilombolas” é uma expressão viva da ancestralidade que compõe a identidade cultural de Tatuí, despertando reflexões sobre diversidade e memória coletiva.
A programação do “Tatuí Folia 2025 – O Carnaval da Família” seguirá com diversas atrações até o dia 4 de março e promete ser bastante inclusivo e animado, reunindo famílias, amigos e blocos tradicionais em uma grande celebração cultural.
Todas as ações culturais deste Carnaval são realizadas por meio de fomento do Fundo Municipal de Cultura aos coletivos culturais da cidade e organizadas pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais. O principal objetivo é fortalecer a cultura carnavalesca e fomentar o turismo local.