A Prefeitura de Tatuí – por meio da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais – anuncia a relação dos Coletivos Culturais Carnavalescos inscritos no edital “Fundo Municipal de Cultura nº 01/2025 – Blocos de Carnaval Ternura”, disponível no link https://bit.ly/3WNajuG.
Uma reunião foi promovida com os interessados, no dia 24/1, para apresentar o edital e destacar a importância da participação de todos. Tal encontro foi conduzido pelo secretário-adjunto de Cultura, Rogério Vianna, com apoio das equipes dos Departamentos de Cultura e de Turismo. Compareceram representantes dos blocos Banda Tatucada, Beco do Samba, Cordão dos Bichos Mirim, Bloco dos Vagalumes, Clube de Campo de Tatuí, Associação Atlética XI de Agosto e Quintal do Ditinho Rolim. O Cordão Folclórico Tatuiense “Cordão dos Bichos” justificou sua ausência.
Com o objetivo de fortalecer a cultura carnavalesca e fomentar o turismo local, o edital selecionará 8 blocos de rua, sendo 2 vagas destinadas para blocos iniciantes e 6 vagas para blocos veteranos. A iniciativa busca promover o espírito festivo do Carnaval, incentivar a participação popular e atrair turistas, ampliando o impacto positivo dessa tradição na economia e na identidade cultural do município.
Os blocos contemplados deverão realizar três ações culturais como contrapartida, incluindo uma apresentação musical no coreto da Praça da Matriz, valorizando a Lei Municipal Prata da Casa. A programação oficial do Pré-Carnaval e do Carnaval 2025 acontecerá de 15 de fevereiro a 4 de março, envolvendo atividades como ensaios, encontros e apresentações em locais públicos. O edital destinará um total de R$ 80 mil, sendo R$ 10 mil para cada bloco selecionado, para apoiar a produção e a execução das atividades carnavalescas.
Conforme o artigo 5º do edital, as próximas etapas são: publicação do resultado parcial, dia 4/2 (terça-feira); período para recursos do resultado parcial, de 4/2 a 6/2 (terça a quinta-feira); publicação e homologação do resultado final, dia 7/2 (sexta-feira); entrega de documentação para habilitação, dia 7/2 (sexta-feira), das 8h às 16h, no Centro Cultural de Tatuí, situado na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro.
Para a habilitação, os proponentes contemplados deverão apresentar os seguintes documentos, de acordo com o artigo 8º do edital: preenchimento do Termo de Execução Cultural; certidões atualizadas e documentos pessoais (documento de identidade com foto, podendo ser RG, CNH ou Carteira de Trabalho); certidão negativa de débitos relativos a créditos tributários federais e à Dívida Ativa da União; certidão negativa de débitos municipais; e comprovante de residência atualizado ou declaração assinada pelo proponente. Toda essa documentação será analisada pelo Órgão Municipal de Cultura e publicada no site da Prefeitura de Tatuí (tatui.sp.gov.br/atosoficiais). O proponente que não apresentar a documentação no prazo estabelecido será desabilitado.
Todos os atos oficiais referentes a este edital estão disponíveis no site da Prefeitura (tatui.sp.gov.br/atosoficiais). Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail editalculturatatui@gmail.com ou pessoalmente no Centro Cultural de Tatuí (Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.