1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. RETROSPECTIVA 2024: EDUCAÇÃO AVANÇA EM UM ANO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS

RETROSPECTIVA 2024: EDUCAÇÃO AVANÇA EM UM ANO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS

Publicado em:

Entre os destaques estão as inaugurações da EMEI “Prof.ª Leila Salum Menezes da Silva”, no Bairro Nova Tatuí, e do CMEAA – Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Autista; e o recebimento do Selo Ouro do Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização.

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Tatuí alcançou avanços notáveis no ano de 2024, consolidando conquistas fundamentais que fortaleceram o compromisso com a qualidade do ensino, a inclusão e o desenvolvimento de todos os alunos.

Dentre as atividades da Educação Infantil e do Núcleo Pedagógico do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, destacam-se a inauguração do CMEAA – Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Autista “Maria Lígia Miranda Cortese”; o recebimento do Selo Ouro, do Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização; a inauguração de uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI); cursos de capacitação para professores; e projetos de incentivo ao desenvolvimento dos alunos. Confira os principais resultados alcançados ao longo do último ano.

– INAUGURAÇÃO DO CMEAA – CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ATENDIMENTO AO AUTISTA “MARIA LÍGIA MIRANDA CORTESE”

Dedicado à inclusão, ao aprendizado e ao desenvolvimento, o espaço tem capacidade para atender até 250 autistas com idade a partir dos 2 anos, que estejam regularmente matriculados na Rede Municipal de Educação.

O CMEAA é resultado de um esforço conjunto entre a Prefeitura e o Ministério Público Estadual, com investimento total de R$ 1,4 milhão e conta com vários espaços planejados com acessibilidade, permitindo que os alunos possam desenvolver suas aprendizagens e descobrir suas habilidades de acordo com as diversas atividades sensoriais presentes.

– AÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO “ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – BEBÊS E MATERNAL”

Este curso ofereceu uma base teórica sólida, estudos de casos, amostras de práticas e reflexões para os professores ingressantes na Educação Infantil da Rede Municipal de Tatuí.

CURSO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (LEEI)

O LEEI é um curso de formação continuada para professores de Pré-escolas que tem o objetivo de capacitar estes profissionais para que desenvolvam, com qualidade, práticas educativas que favoreçam o contato das crianças com as linguagens oral e escrita.

INAUGURAÇÃO DA EMEI NO BAIRRO NOVA TATUÍ

Foi inaugurada, no dia 15 de maio, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) “Professora Leila Salum Menezes da Silva”, no Bairro Nova Tatuí, em uma iniciativa da Prefeitura de Tatuí e do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Creche Escola.

Com investimento de R$ 3,6 milhões, a unidade escolar está situada em uma área total de 3.745,10 m², sendo 813,78 m² de construção, ficando com uma área livre de 78,3% para que as crianças tenham espaços externos para brincadeiras e atividades. A EMEI tem capacidade para atender até 150 crianças de 0 a 5 anos de idade, divididas em turmas de Berçário I e II, Maternal I e II e Pré-escola.

SEMANA DO BRINCAR EM TODAS AS UNIDADES

Devido ao “Dia Mundial do Brincar”, celebrado em 28 de maio, a Educação Infantil Municipal realizou a “Semana do Brincar”, com a temática “Vem para a roda – No ritmo do brincar”. O objetivo foi envolver crianças, familiares e educadores em diversas brincadeiras, com o intuito de sensibilizar sobre o direito de brincar. Esta ação apresentou para as crianças diversas propostas de brincadeiras conforme a faixa etária, fazendo uma conexão da escola com a família.

OBRAS DE AMPLIAÇÃO E REFORMA DA EMEI DO JARDIM SANTA RITA DE CÁSSIA

Teve início a obra que irá reconfigurar a estrutura física da EMEI “Laurindo Badanais”, no Jardim Santa Rita de Cássia, tornando mais adequado e seguro o fluxo de alunos e oferecendo melhores acomodações e condições de trabalho.

SEMANA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

A Educação Infantil, pensando em promover nas unidades escolares momentos afetivos e agradáveis entre as crianças e seus familiares, realizou, no mês de setembro, a “Semana da Família na Escola”. Trazendo a vivência de brincadeiras que seus familiares brincavam na infância, as crianças puderam se divertir e mostrar como a escola é um lugar de aprendizado, mas com muita diversão.

SEMINÁRIO DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (LEEI)

O seminário teve foco no tema “Potencializando experiências de leitura e escrita na Educação Infantil”, como encerramento do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O evento, que aconteceu no mês de dezembro no auditório da FATEC Tatuí, reuniu educadores para compartilhar experiências e práticas desenvolvidas em sala de aula.

– AÇÕES DO NÚCLEO PEDAGÓGICO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

ENCONTROS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Foram realizadas cerca de 220 horas de formações específicas para professores alfabetizadores (1º e 2º anos), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo no Programa “Alfabetiza Juntos São Paulo”, além de formações em parceria com o SESI e com as editoras Aprender e Moderna. Para os gestores escolares, foram feitas formações por meio do Núcleo de Formação Pedagógica.

PROJETO GURI

Desenvolvido na Escola Projeto “Senna em Ação”, idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo e fruto de uma parceria entre as Secretarias da Educação e de Cultura, o Projeto Guri levou para a comunidade a oportunidade de vivenciar experiências por meio de práticas musicais e de iniciação musical para crianças a partir dos 4 anos de idade.

PROJETO CANTINHO DA LEITURA

Todas as escolas de Ensino Fundamental Anos Iniciais criaram, com verba do Programa “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” (CNCA), os cantinhos de leitura em cada sala de aula, com estantes de livros, almofadas e tapetes para deixar um ambiente agradável e propício para a leitura.

PROGRAMA FUTURO CIENTISTA

Uma iniciativa que visa “acolher cientificamente” o estudante com perfil e potencial para empreender e se tornar cientista, o Programa Futuro Cientista investe na formação básica desse aluno, preparando-o para superar as dificuldades e alcançar seus objetivos.

AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

Com o intuito de conscientizar sobre a importância do envolvimento de todos no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti no município, várias ações foram realizadas em escolas e bairros da cidade.

PROGRAMA JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS (JEPP)

Este programa tem como objetivo despertar a cultura empreendedora em alunos do Ensino Fundamental I e capacitar professores para ensinar empreendedorismo de forma prática.

PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS (PROERD)

O Programa é adotado em várias cidades brasileiras e desenvolvido mediante ação conjunta entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias, auxiliando a reconhecer as pressões e as influências que contribuem ao uso de drogas e à prática da violência.

PROJETO “SEJA UM ALUNO NOTA 10”

O objetivo deste projeto é abordar o bullying e promover no ambiente escolar um melhor aprendizado e uma boa vivência entre alunos, pais e professores.

SEMANA PEDAGÓGICA

Entre os dias 5 e 9 de fevereiro, foram realizados encontros formativos para as equipes gestoras e professores do Ensino Fundamental, buscando trazer novas práticas e ferramentas para contribuir com o processo de aprendizagem significativa.

AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Em comemoração ao “Dia Mundial da Água”, que é celebrado em 22 de março, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-estar Animal, e em parceria com a Secretaria da Educação, organizou uma série de atividades sobre educação ambiental.

22º CONCURSO “PAULO SETÚBAL – LITERATURA E ARTES VISUAIS”

No período de março a agosto, o Concurso, realizado em parceria com a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, foi inteiramente destinado aos alunos da Rede Municipal de Educação. Na ocasião, foi trabalhado o tema “A Vila”, poesia que pertence a obra “Alma Cabocla”, de Paulo Setúbal.

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Em abril, o evento teve o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ajudando a derrubar preconceitos e levando informações para todos, para que o mundo seja mais igualitário e inclusivo.

ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO PEDAGÓGICA

Entre os meses de abril a setembro, foi elaborado o Plano de Gestão Pedagógica, que é fundamental para garantir que o processo educacional seja eficiente, organizado, assertivo e voltado para o sucesso dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

COMPETIÇÃO DE LANÇAMENTO DE FOGUETES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Por meio da Competição associada a prova da Mostra Brasileira de Foguetes 2024 (MOBFOG) 2024, no mês de março, os estudantes foram incentivados a mergulhar no mundo da Ciência de forma prática e entusiasta, tendo que aplicar os conhecimentos de Física, Matemática e Engenharia na construção e no lançamento dos seus próprios foguetes.

CAMPANHA “FAÇA BONITO”

Ocorrida no mês de março, a Campanha foi uma oportunidade para envolver toda a comunidade na luta, na conscientização e na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

12ª FESTA DE SÃO JOÃO DO BEMFICA, A FESTA JUNINA OFICIAL DE TATUÍ

Em parceria com a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, a festa envolveu os alunos da Rede Municipal com apresentações de quadrilhas juninas, concurso de Miss e Mister Caipirinha e comidas típicas.

JOGOS ESCOLARES DE TATUÍ 2024

Os Jogos Escolares buscam valorizar o esporte como ferramenta de inclusão e de promoção do bem-estar dos estudantes, além do seu caráter competitivo.

FEIRA DO LIVRO

O evento é um estímulo à leitura, proporcionando às crianças momentos mágicos, por meio de contações de histórias, e muita diversão com o Projeto “Brincar”.

MEDALHAS “PROFESSOR PAULINHO RIBEIRO” E “PREFEITA MARIA JOSÉ”

Criadas por leis municipais, essa premiação anual aconteceu no mês de dezembro e reconhece os alunos com melhor desempenho estudantil, comportamento e frequência, dos 5º anos das Unidades Escolares do Fundamental I e dos 9º anos das Unidades Escolares do Fundamental II do município.

SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE (MULTI) LETRAMENTOS E ALFABETIZAÇÃO

Teve o objetivo de valorizar e incentivar o papel do professor no processo de ensino aprendizagem dos estudantes; de compartilhar experiências de alfabetização entre os professores da Rede Municipal; e de focalizar a importância da alfabetização na perspectiva sócio-histórico-cultural.

RECEBIMENTO DO PRÊMIO SELO NACIONAL DO COMPROMISSO COM A ALFABETIZAÇÃO

Com 100% da pontuação exigida, a Secretaria Municipal da Educação de Tatuí recebeu, em dezembro, o Selo Ouro, reafirmando o compromisso com uma educação de qualidade desde os primeiros anos escolares, tendo o seu trabalho reconhecido e celebrando os avanços alcançados.

– AÇÕES DO NÚCLEO PEDAGÓGICO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

1ª REUNIÃO PEDAGÓGICA

Alinhamento quanto às propostas pedagógicas que devem ser trabalhadas pela Rede Municipal de Ensino durante o ano letivo de 2024.

APRESENTAÇÃO DO NÚCLEO PEDAGÓGICO E ACOLHIMENTO DOS PROFESSORES

De 5 a 9 de fevereiro, foi um momento de acolhimento dos professores antes do início do ano letivo, com apresentação das funções e do grupo que compõem o Núcleo Pedagógico.

ATIVIDADE CULTURAL ANOS FINAIS

A atividade pedagógica cultural tem como principal objetivo formar conhecimento e incentivar os educadores a levarem os estudantes a descobrirem novos ambientes que promovam a formação integral dos mesmos. Alguns dos locais visitados, no período de 6 a 8 de fevereiro, foram: Museu Catavento, Museu Ipiranga, Pinacoteca e Museu da Língua Portuguesa.

FORMAÇÃO APROVA BRASIL – LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

Alinhamento quanto ao material Aprova Brasil e as estratégias pedagógicas que deverão ser trabalhadas no primeiro bimestre. O Aprova Brasil é um projeto de intervenção direcionada ao trabalho de ampliação e construção das competências leitora e matemática dos estudantes.

FORMAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA – RUGBY

Capacitação com atividades teóricas e práticas sobre a modalidade Rugby, que é um esporte de contato físico e o segundo mais popular do mundo, depois do futebol.

FORMAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA – HANDS ON

Formação on-line de Língua Inglesa com a temática “Como adaptar as atividades do material ‘Hands On’ para alunos com Espectro Autista”. “Hands on” é uma expressão em inglês que significa “mãos na massa” ou “mãos à obra” e guia uma metodologia ativa que visa tornar o aprendizado mais prático e dinâmico, estimulando a participação dos estudantes.

2ª REUNIÃO PEDAGÓGICA COORDENADORES REGULAR

Teve o objetivo de organizar o planejamento anual letivo, com decisões assertivas e estudadas.

CURSO DE TEATRO PARA EDUCADORES (4 ENCONTROS)

Este curso teve quatro encontros com o intuito de organizar o planejamento anual letivo com decisões assertivas e estudadas, além de desenvolver atividades estético-pedagógicas a partir da linguagem teatral, tendo em vista o aprimoramento da formação docente.

ENCONTRO FORMATIVO PARA PROFESSORES DE INFORMÁTICA

Encontro formativo para alinhamento do currículo de Informática e sobre o desenvolvimento das aulas.

REUNIÃO DE ALINHAMENTO DO PROGRAMA FUTURO CIENTISTA

Alinhamento de metas e propostas do projeto. O Programa Futuro Cientista visa “acolher cientificamente” o estudante com perfil e potencial para empreender e se tornar cientista, o Programa Futuro Cientista investe na formação básica desse aluno, preparando-o para superar as dificuldades e alcançar seus objetivos.

3ª REUNIÃO PEDAGÓGICA COORDENADOR REGULAR

Alinhamento quanto a formação continuada dos professores e a comunicação não violenta como ferramenta efetiva para o ambiente escolar.

REUNIÃO OBA/MOBFOG COM OS PROFESSORES RESPONSÁVEIS

Alinhamento quanto a competição de lançamento de foguetes entre as escolas municipais com objetivo de estimular a participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

1ª REUNIÃO DE COORDENADORES DE OFICINAS PEDAGÓGICAS

Encontro para alinhar as oficinas pedagógicas e o papel do coordenador de acordo com suas atribuições.

REUNIÃO FORMATIVA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS

Alinhamento quanto ao material didático utilizado na Rede Municipal de Educação.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA – ÉTNICO RACIAL

O curso teve o objetivo de capacitar os professores e construir um trabalho coletivo voltado para as questões étnico-raciais da Rede Municipal de Ensino.

FORMAÇÃO TEMA – ANOS FINAIS

Formação e alinhamento quanto ao material de recomposição para os professores responsáveis pelo projeto.

4ª REUNIÃO PEDAGÓGICA DE COORDENADORES DO REGULAR

Teve o intuito de formar e alinhar, apresentando as novas coordenadoras da Rede Municipal de Educação, as leis que regem as atribuições das mesmas, os resultados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e como otimizar o tempo por meio da Matriz Eisenhower, que é uma ferramenta de gestão de tempo que ajuda a priorizar tarefas com base na sua urgência e importância.

5ª REUNIÃO PEDAGÓGICA DE COORDENADORES DO REGULAR

Formação e alinhamento com o objetivo de ajudar no gerenciamento de tempo, método “Aprendizagem Mão na Massa” e “tour” pelo diário digital.

2º ENCONTRO DE PLANEJAMENTO DO PROJETO DE GESTÃO PEDAGÓGICO “APROVA BRASIL”

Alinhamento e orientação com a organização do “Aprova Brasil”.

6ª REUNIÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS REGULAR E OFICINAS

Orientação e alinhamento para promover a integração entre os coordenadores, visando um ambiente educacional produtivo que auxilie os alunos no desenvolvimento de suas habilidades e seu aprimoramento integral.

1ª FORMAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA – “HANDS ON” (PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2 DE INGLÊS)

Alinhamento e orientação sobre “Planning backwards – Como maximizar o uso de recursos pedagógicos através do planejamento reverso”.

REUNIÃO DE ALINHAMENTO DE PSICÓLOGOS E ASSISTENTE SOCIAL

O objetivo foi apresentar às equipes psicossociais o trabalho realizado pelo Núcleo Pedagógico, bem como fazer alinhamentos entre as parcerias.

ORIENTAÇÃO SOBRE O QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO (GESTORES ESCOLARES FUNDAMENTAL I E II)

Alinhamento e orientação com o objetivo de garantir a equidade e a eficácia dos processos educacionais. O encontro teve como finalidade orientar em como se dará a aplicação do questionário, bem como sua importância, pois os dados coletados trazem informações para planejar e implementar ações que visem melhorar a qualidade da educação e ampliar o acesso ao ensino para todos os segmentos da população.

3º ENCONTRO DE PLANEJAMENTO DO PROJETO DE GESTÃO PEDAGÓGICO “APROVA BRASIL”

Alinhamento e orientação com a organização do “Aprova Brasil”.

7ª REUNIÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS REGULAR, EJA E OFICINAS

Teve o objetivo de promover e apresentar algumas ferramentas úteis para análise e forma de aprimorar as habilidades como gestores para atingir as metas e objetivos do segundo semestre nas unidades escolares.

8ª REUNIÃO DE GESTORES SOBRE O GRÊMIO ESTUDANTIL

Alinhamento, orientação e apresentação sobre a importância e a estrutura dos Grêmios Estudantis nas Unidades Escolares, aos gestores dos Anos Finais, para implantação dos mesmos no próximo semestre.

9ª REUNIÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS REGULAR E EJA

Alinhamento sobre o Plano de Ação da Gestão de cada unidade escolar, por meio da metodologia ativa “Sala Invertida”.

3ª FORMAÇÃO APROVA BRASIL – LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

Alinhamento quanto ao material Aprova Brasil e as estratégias pedagógicas que deverão ser trabalhadas no terceiro bimestre. O Aprova Brasil é um projeto de intervenção direcionada ao trabalho de ampliação e construção das competências leitora e matemática dos estudantes.

2ª FORMAÇÃO “HANDS ON” E REPLANEJAMENTO COM OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Alinhamento e orientação para os professores de Língua Inglesa – Anos Iniciais (Professores da Educação Básica 2 de Língua Inglesa e Professores de Educação Básica 1 com aulas atribuídas), com o tema “Evidências de aprendizagem como instrumento de avaliação”. Na sequência, houve um replanejamento com a apresentação de “Boas Práticas”, realizada pelos professores de Língua Inglesa da Rede Municipal de Ensino.

FORMAÇÃO PROJETO ÉTNICO-RACIAL

Orientação e alinhamento com todos os professores de Educação Básica II, professores de Educação Básica I (responsáveis pelo projeto nas Unidades Escolares) e gestores com a finalidade de mobilizar a todos sobre a importância desse trabalho dentro das escolas.

10ª REUNIÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS REGULAR E EJA

Teve o objetivo de apresentar pontos importantes para o 2º semestre (Plano de Ação; Análise do Aprova Brasil; e Grêmio Estudantil), orientar e alinhar quanto a importância do Plano de Ação construído pelos professores no replanejamento.

4º JOGOS ESCOLARES 2024

O evento, realizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias da Educação e de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, de 9 a 12 de setembro, envolveu mais de 1.300 alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I; e dos 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental II, que disputaram um total de 17 modalidades esportivas.

4ª FORMAÇÃO APROVA BRASIL – LÍNGUA PORTUGUESA – ANOS FINAIS

Alinhamento quanto ao material Aprova Brasil e as estratégias pedagógicas que deverão ser trabalhadas no quarto bimestre.

11ª REUNIÃO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO REGULAR

Teve o objetivo de apresentar pontos importantes para o 2º semestre.

JUSTIÇA RESTAURATIVA COM GESTÃO ESCOLAR (ANOS FINAIS) – CÍRCULO DE AUTOCUIDADO

Em 2023, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para implementar a Justiça Restaurativa nas escolas brasileiras. O Projeto “Círculo de Autocuidado” estimula a sensibilização para implementação de práticas restaurativas nas escolas de Ensino Fundamental Anos Finais.

4ª FORMAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA – “HANDS ON”

Alinhamento e orientação dos professores de Língua Inglesa – Anos Iniciais (Professores de Educação Básica II) para “Social and Emotional Learning (SEL) e sua importância no contexto escolar”.

12ª REUNIÃO DE COORDENADOR PEDAGÓGICO REGULAR

Orientação e alinhamento sobre o fechamento do bimestre e a apresentação das ações realizadas pelas Unidades Escolares de acordo com o Plano de Ação da Gestão.

– UM ANO DE PROGRESSO E TRANSFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO

As iniciativas da Secretaria da Educação refletem o compromisso da Prefeitura em garantir ensino de qualidade, inclusão e oportunidades para todos os estudantes. Em 2024, importantes avanços impulsionaram o desenvolvimento educacional, fortalecendo políticas públicas, ampliando o acesso ao conhecimento e preparando o terreno para novos projetos que seguirão transformando a educação em 2025.

“Educação é a base do futuro que queremos construir. Trabalhamos incansavelmente para oferecer um ensino de qualidade, investir na capacitação de nossos professores e garantir que cada criança e jovem tenha acesso a oportunidades que transformem suas vidas”, destacou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior.

Compartilhe:

Outras

Notícias

RETROSPECTIVA 2024: SERVIÇOS PÚBLICOS E ZELADORIA INTENSIFICA AÇÕES E GARANTE MAIS LIMPEZA E CONSERVAÇÃO URBANA

Entre os destaques estão as ações de capinas e roçadas em áreas verdes urbanas, varrição das vias públicas, sepultamentos e coletas de resíduos domiciliares e hospitalares.

NOVO SECRETARIADO DA GESTÃO 2025/2028, DO PREFEITO E VICE ELEITOS, TOMA POSSE NO PAÇO MUNICIPAL

Foi apresentada a nova estrutura administrativa da Prefeitura, que será composta por quatro secretarias estratégicas e dez secretarias executivas.

RETROSPECTIVA 2024: EDUCAÇÃO AVANÇA EM UM ANO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS

Entre os destaques estão as inaugurações da EMEI “Prof.ª Leila Salum Menezes da Silva”, no Bairro Nova Tatuí, e do CMEAA – Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Autista; e o recebimento do Selo Ouro do Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo