Ir para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”, AUTOR TATUIANO LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO SOBRE FORMAÇÃO DE ESPECTADORES E…

NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”, AUTOR TATUIANO LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO SOBRE FORMAÇÃO DE ESPECTADORES E ACESSIBILIDADE EM TEATRO

Publicado em:

Thiago de Castro Leite, que é ator, pesquisador e pedagogo teatral, lançará a obra “Para o mundo aumentar de tamanho: formação de espectadores, mediação teatral e acessibilidade”.

Na próxima quarta-feira (27/11), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, o artista e escritor tatuiano Thiago de Castro Leite lançará seu primeiro livro. Intitulado “Para o mundo aumentar de tamanho: formação de espectadores, mediação teatral e acessibilidade”, o livro integra a coleção “Pedagogia do Teatro/Artes Cênicas”, da editora HUCITEC e reúne reflexões filosóficas e análises de dois projetos de Formação de Espectadores.

O primeiro projeto trata-se do “Programa Formación de Espectadores”, de Buenos Aires (Argentina). O segundo projeto é “Ações para suspender o tempo”, realizado pela Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí no ano de 2021, junto a estudantes do Ensino Médio da cidade e associados da APODET – Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí.

Fruto da pesquisa de doutorado de Thiago, intitulada “Formação de espectadores: entre navegares, armadilhas e quebra-cabeças”, a obra se debruça sobre a figura do espectador – mais especificamente, sobre os elementos constitutivos de sua experiência e dos efeitos dessa no modo como se relaciona com o mundo.

Recorrendo à metáfora de uma viagem mar afora, o autor vai tecendo sua narrativa, reunindo fatos observados e práticas desenvolvidas junto a estudantes de Artes Cênicas e de Música do Conservatório de Tatuí, no intuito de construir novos elos com espectadores da cidade.

Ao unir a Filosofia da Educação à Pedagogia do Teatro, Thiago conduz o leitor – seja ele espectador, artista ou educador – a desbravar novos mares, a refletir junto com suas palavras sobre a experiência que uma criação artística pode proporcionar às pessoas que dela integram como espectadoras. Além disso, a obra convoca os fazedores de arte a se perguntarem se concebem suas criações levando em consideração a diversidade de pessoas existentes e seus singulares pontos de vista.

A primeira parte do livro se dedica a examinar aspectos decisivos para se experienciar um estado de espectador. A partir da narrativa de Buenos Aires e da reflexão sobre os elementos que compõem aquele projeto, o autor apresenta balizas que, em um segundo momento, serão fundamentais para o início do projeto realizado em Tatuí.

Do segundo capítulo em diante, o que se pode acompanhar é a mobilização de uma série de conceitos importantes para a filosofia se materializar no processo de criação e fruição de experimentos cênicos on-line. Sobretudo, mergulhando em uma discussão necessária e de extrema relevância na contemporaneidade: a acessibilidade no teatro. É procurando dar forma a uma cena acessível a pessoas com deficiência visual que a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí adentra ao campo da audiodescrição – em um primeiro momento, compreendendo as especificidades desse recurso para a comunicação com pessoas cegas e de baixa visão; e em um segundo momento, apropriando-se dela de modo inventivo e poético.

O capítulo que encerra a obra ainda contextualiza e apresenta os esforços de artistas em formação para construir, juntos, uma ideia de mediação teatral, colocando-a em prática – por meio de ações artísticas e pedagógicas de aproximação ao universo das cenas, como, por exemplo, a introdução sensorial – e verificando seus efeitos na fruição do material cênico exibido a seus espectadores – por meio de debates criativos junto ao público.

Nesse sentido, a obra ilumina a viagem percorrida por estudantes de Teatro e de Música e por jovens e adultos com e sem deficiência no entendimento das potencialidades da arte enquanto espaço de igualdade e da pluralidade humana em ato.

“Para mim, é um momento muito especial. É uma honra ter sido contemplado pelo Edital nº 03/2023 ‘Publicação de Livros’, do Museu Histórico ‘Paulo Setúbal’, principalmente, por poder compartilhar uma experiência transformadora para muitas pessoas – com e sem deficiência – que a integraram; um projeto que nasceu em uma instituição pública de excelência no ensino de Artes Cênicas e Música, como o Conservatório de Tatuí. De algum modo, lançar essa obra significa reafirmar o sentido público, plural e igualitário do fazer artístico; significa reafirmar que o teatro é para todos e todas e que, ao respeitar as singularidades que marcam nosso viver juntos em sociedade, a experiência artística é capaz de fazer com que o mundo aumente de tamanho”, comenta Thiago de Castro Leite.

O lançamento contará com tradução em Libras e com a exibição do minidocumentário “Ações para suspender o tempo”, produzido pelo Conservatório de Tatuí. O filme, também acessível em Libras e com audiodescrição, registrou momentos importantes de um dos projetos analisados no livro. Após a exibição do vídeo e a apresentação da obra pelo autor, será realizada uma sessão de autógrafos, com a venda de exemplares ao público.

A entrada para prestigiar esta ação é franca. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.

SOBRE O AUTOR

            Thiago de Castro Leite é ator, pesquisador e pedagogo teatral. Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), é graduado no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). De 2017 a 2019, atuou como professor colaborador no Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC). Ator-pesquisador da Nossa Trupe Teatral, grupo sediado na cidade de Tatuí desde 2011, integra também a La Luna Cia. de Teatro (Canelinha/SC) desde 2018. Entre 2021 e 2022, foi coordenador da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, onde atua como professor de Artes Cênicas desde 2016. Como autor, tem produzido reflexões no âmbito da Pedagogia do Teatro e da Filosofia da Educação – mais especificamente, dedicando-se aos temas do teatro na escola, da formação de artistas da cena, da formação de espectadores e da acessibilidade em teatro.

Compartilhe:

Outras

Notícias

TATUÍ APRESENTA RESULTADOS DA MURALHA DIGITAL EM FÓRUM REGIONAL SOBRE CIDADES INTELIGENTES

O prefeito Miguel é um dos palestrantes confirmados no evento que reunirá prefeitos, gestores e servidores públicos na próxima semana, em Sorocaba, para tratar da transformação digital das administrações municipais.

MAIS DE 1900 PORÇÕES DE DROGAS SÃO APREENDIDAS PELA GCM DE TATUÍ EM AÇÕES DE PATRULHAMENTO

As ações ocorreram em diferentes bairros da cidade, com destaque para as regiões do Jardim Wanderley, Vila São Lázaro e Vila Esperança.

100 DIAS DE GOVERNO: INVESTIMENTOS NO TURISMO FORTALECEM ECONOMIA LOCAL

Entre os destaques estão o lançamento do “Roteiro Turístico & Gastronômico de Férias”, a realização do “Tatuí Folia 2025 – O Carnaval da Família” e da “2ª Feira da Mulher Empreendedora” e melhorias na infraestrutura dos prédios e praças culturais.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.