A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, e o Grupo de Trabalho, Acompanhamento e Fiscalização da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Tatuí divulgam os resultados parciais dos seis editais/instrumentos, com valor total de R$ 650.034,49.
O Grupo de Trabalho, Acompanhamento e Fiscalização da PNAB formou duas comissões para avaliação dos editais. A comissão 1 – formada pelos pareceristas Adriana Belic Cherubina, Bruno Moraes Regenthal e Tiziane Assunção Virgílio – realizou o procedimento de avaliação segundo o que rege o artigo 7º dos editais PNAB nº 01/2024 e nº 06/2024. Já a comissão 2 – formada pelos pareceristas Adriano José Menezes, Mônica Christine Hubert Zafita e Tânia Taís Somaio -, fez o procedimento de avaliação dos editais PNAB nº 02/2024, nº 03/2024, nº 04/2024 e nº 05/2024.
De acordo com o diretor de Cultura, Rogério Vianna, as duas comissões não tiveram acesso ao Grupo de Trabalho, Acompanhamento e Fiscalização da PNAB, mas puderam dialogar entre elas, mesmo cada uma tendo que avaliar individualmente cada projeto para manter a imparcialidade do Certame. Vianna explicou que o processo de avaliação resultou no registro das Atas da Comissão de Avaliação, que ficarão em salvaguarda no Departamento de Cultura, constando: currículo dos pareceristas, planilha de notas individuais de cada parecerista, planilha com a soma das notas dos três pareceristas, média da soma das notas, notas acrescidas da pontuação bônus, planilha com a garantia de cotas, e, por fim, a planilha que deverá ser publicada no Resultado Parcial, de classificados por ordem alfabética, de suplentes por ordem de pontuação e de desclassificados com as observações, lembrando o calendário de cada edital quanto ao período de recurso.
Para conferir os resultados parciais, basta acessar os links: PNAB nº 01/2024 “Estímulo, fomento, produção e difusão de arte e cultura para todas as áreas e linguagens artísticas”, https://bit.ly/3UGAm5E; PNAB n° 02/2024 “Apoio a exposições, festivais, festas populares, feiras e espetáculos”, https://bit.ly/3CsDETy; PNAB n° 03/2024 “Serviço educativo de museus, de centros culturais, de teatros, de cinemas e de bibliotecas, inclusive formação de público na Educação Básica”, https://bit.ly/4hEynIM; PNAB n° 04/2024 “Realização de cursos para formar, especializar e profissionalizar artistas, produtores, técnicos e outros agentes culturais públicos e privados”, https://bit.ly/4fApVs6; PNAB n° 05/2024 “Obras, reformas e aquisição de bens culturais”, https://bit.ly/3NXbnah; e PNAB n° 06/2024 “Seleção de espaço, ambientes e iniciativas artístico- culturais”, https://bit.ly/40vEMju.
As próximas ações previstas, em conformidade com o artigo 5º dos seis editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Tatuí, são: período de recurso da publicação do resultado parcial, de 8 a 12 de novembro, ficando estabelecido o e-mail editalculturatatui@gmail.com, com cópia para cultura@tatui.sp.gov.br, para a apresentação do recurso, o qual o proponente deve enviar com o assunto “Apresentação de Recurso – nº de inscrição”; publicação e homologação do resultado final, dia 14 de novembro; habilitação de documentos, de 18 a 22 de novembro; e publicação da habilitação, dia 26 de novembro. Vale lembrar que todos os atos oficiais referentes a estes editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Tatuí estão disponíveis no site da Prefeitura (tatui.sp.gov.br/atosoficiais).
Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail editalculturatatui@gmail.com ou pessoalmente no Centro Cultural de Tatuí (Praça Martinho Guedes, n° 12, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
SOBRE A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO 1 – EDITAIS 01 E 06
Confira os três pareceristas da Comissão 1, que realizaram o procedimento de avaliação dos editais PNAB nº 01/2024 e nº 06/2024.
– Adriana Belic Cherubina – Parecerista, curadora, consultora e gestora cultural com mais de 30 anos de experiência. É especialista em Música & Negócios (PUC-RJ, 2022), Gestão e Políticas Culturais (Universidade de Girona, 2018), possui pós-graduação em Gestão de Negócios (Senac-SP, 2015) e graduação em Marketing (Anhembi Morumbi, 2008). Atuação e participação em Conselhos: membro do Conselho Superior de Cultura da Fiesp (desde 2023) e do Conselho Sensorial do Prêmio Profissionais da Música (desde 2021). Integra o WIN Brasil (desde 2019), o Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais (desde 2018) e foi embaixadora do Woman Music Event (2019-2020). Experiência profissional e projetos culturais: diretora da Associação São Pedro Pró-Cultura e da Belic Arte.Cultura e Belic Music, que atua na criação e gestão de projetos como o Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino (Brasil e Portugal) e a Música Lusófona Conferência (Londres e Lisboa, 2024). Realizou a gestão de festivais, como o Festival SP Choro in Jazz e o Festival SP Roots Music, com prêmios PROAC LAB do Governo do Estado de São Paulo. Contribuições em políticas públicas e cultura: integrante de comissões de avaliação de editais culturais, com atuação nas Secretarias de Cultura de Estados como Amazonas, Goiás, Paraíba e Tocantins. Participou de editais do PROAC e da Lei Paulo Gustavo em diferentes estados e municípios, e é habilitada como parecerista em diversas fundações culturais do Brasil. Participação em conferências e palestras: Adriana tem presença ativa como palestrante e mediadora em painéis de grandes eventos culturais e musicais, como o Prêmio Profissionais da Música e o Rio Music Market.
– Bruno Moraes Regenthal – Atuando na região de Inconfidentes (MG), Bruno é multiartista, produtor e gestor cultural, pesquisador e parecerista. Premiado nas áreas de pesquisa, teatro, música e audiovisual. Idealizador e realizador de todas as edições da Mostra Teatro Popular em Minas, Festival Infantil de Teatro Itinerante (FITIL) e da Mostra Pertencimento – Teatro e Audiovisual. Coordenador geral e principal produtor da Cia. Lamparina – Teatro de Animação, responsável pelos eventos acima citados e por uma diversidade de espetáculos e oficinas, tendo sede em Ouro Preto (MG). Idealizador e líder da Banda Manguacêra, uma das principais bandas de forró da região de Inconfidentes. Idealizador e produtor do primeiro álbum de músicas autorais de forró da região, “Subindo a Ladeira”. Exerce funções de gestão e produção por demanda junto ao SESC Estalagem Ouro Preto, à grupos artísticos diversos e instituições públicas e privadas. Sua dissertação de mestrado, “Formação de público em Ouro Preto: contexto e convívio”, foi considerada uma das obras mais relevantes já realizadas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGAC/UFOP). Escreveu e teve aprovado mais de 30 projetos em editais e leis de incentivo.
– Tiziane Assunção Virgílio – Doutoranda em Artes Cênicas do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA,2019). Mestra em Ciências Humanas (Teoria, História e Crítica da Cultura) do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH/UEA, 2018). Pós-graduada em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural e Cátedra de Políticas e Cooperação da Universidade de Girona (Espanha, 2017). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade do Norte (UNINORTE, 2017). Pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade do Norte (UNINORTE, 2017). Graduada em Teatro pela Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT / UEA, 2013), com DRT 117/AM de artista, atriz, diretora, cenógrafa, iluminadora, diretora de produção e atriz cinematográfica. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Nilton Lins (2011), com DRT 1771/RN de jornalista. Na área cultural, atuou em espetáculos teatrais, produz companhias, festivais de teatro e dança, idealiza e realiza projetos de circulação, além de ser pesquisadora e parecerista. Por sete anos atuou como gerente de Projetos Especiais da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Manaus – MANAUSCULT e foi conselheira de Cultura do Conselho Municipal de Cultura – CONCultura, no biênio 2017-2019.
SOBRE A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO 2 – EDITAIS 02, 03, 04 E 05
Confira os três pareceristas da Comissão 2, que realizaram o procedimento de avaliação dos editais PNAB nº 02/2024, nº 03/2024, nº 04/2024 e nº 05/2024.
– Adriano José Menezes – É jornalista, produtor audiovisual e cultural, com uma carreira dedicada à produção e divulgação de conteúdo voltado para ciência, cultura e educação. Com especialização em Artes Visuais, Multimeios e Educação pela UNICAMP, Adriano é diretor de fotografia do documentário “Raul por eles mesmos”. Atuou como repórter e produtor do programa “Vamos Nessa”. Como cinegrafista e editor, integrou o projeto Ciência Web, em parceria com a USP e o Ministério da Ciência e Tecnologia. Possui ampla experiência como produtor executivo, tendo projetos coordenados na TV Metrocamp, em Campinas, um veículo de difusão científica, e como produtor cultural no Senac-SP. Em colaboração com renomados diretores e acadêmicos, participou da produção do curta “A noite dos palhaços mudos”, premiado em diversos festivais de cinema. Também atuou como docente no CEUNSP/Cruzeiro do Sul Educacional, lecionando disciplinas em Jornalismo e Rádio-TV, e foi curador do Cineclube Metrocamp, promovendo o debate cinematográfico e o acesso cultural. Atualmente, mantém um portfólio digital (@minilabworks) que destaca seu trabalho criativo e inovador em iniciativas culturais e transmidiáticas.
– Mônica Christine Hubert Zafita – Pós-graduada em Gerenciamento de Projetos, iniciou sua trajetória na Cultura em 1999, após realizar o curso de Extensão da USP em Cinema. Foi coordenadora do Departamento de Cinema do MIS-SP (Museu da Imagem e do Som de São Paulo) e coordenadora de Programação do Cinesesc SP. Atuou em festivais como coordenadora do Fórum dos Distribuidores e Exibidores – SC (2 anos consecutivos), e Encontro das TVs – O Mercado Independente de Cinema e TV no Brasil/Balcão de Negócios – SC (3 anos consecutivos). Foi coordenadora executiva do Festival de Cinema e DCine de Curitiba (3 anos consecutivos). Representou o Ministério da Cultura no Cinéma d’Amérique Latine: Rencontre et Découvertes (Strasburgo, França, 2008). Parecerista de projetos culturais nas esferas Federal, Estadual e Municipal desde 2016. Faz parte do Grupo Gestor do Fórum Nacional de Pareceristas da Cultura, entidade formada em 2017 e que hoje conta com 130 pareceristas de todo Brasil. Algumas comissões das quais faz ou fez parte: MinC, ANCINE, PROAC, PROMAC, LICC ES, Ceará e Goiás. E pela Lei Paulo Gustavo participou das comissões de análises do Rio de Janeiro (Capital e Estado), Paraná, Pernambuco, Ponta Grossa, Santos, Santa Catarina, Paraíba, Itu, entre outros. Atuou como coordenadora executiva em eventos de grande porte, como shows internacionais (Beyoncé, RBD, Iron Maiden, Metallica e Jonas Brothers) e eventos esportivos (XV Jogos Pan Americanos Rio 2007). Atualmente trabalha na gestão de eventos públicos, como gerente de Projeto em eventos culturais do calendário oficial da Prefeitura de São Paulo, entre eles, Virada Cultural SP (2018, 2022, 2023 e 2024), Festival de Natal de São Paulo (2019, 2020, 2021, 2022 e 2023) e 10ª Jornada do Patrimônio de São Paulo (2024).
– Tânia Taís Somaio – É formada em Administração de Empresas, com especialização em Marketing e pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais e Organizações de Eventos, pela USP. Entre 2005 e 2014 atuou como produtora nas mais diversas áreas para agências, como: Samba Comunicação, Rock Comunicação, Agência de Eventos MR, 770 Volts, Mix Brand e Netza, atuando como produtora executiva de eventos para grandes empresas, entre elas, Ticket, Bayer, ThyssenKrupp, HBO e Gafisa. Em 2010 fundou a Valentina Produções e passou a atuar com exclusividade na área cultural. No ano de 2023 produziu o espetáculo cênico “Diadorim”, com direção de Guilherme Leme Garcia e texto de Marcia Zanelatto. Desde 2017 realiza a Parada das Luzes, evento natalino com ações indoor e outdoor nas principais cidades do Brasil, vista por mais de 1 milhão de espectadores. Realizou o Festival de Páscoa (2022), com a apresentação da peça “Os Tesouros de Ostara” e uma parada com uma família de Coelhos, em diversas cidades do Estado de São Paulo. Produziu o espetáculo teatral “Chet Baker, apenas um sopro (2019)”, com texto de Sergio Roveri e direção de José Roberto Jardim. No ano de 2018, produziu duas temporadas da peça teatral “Cobra na geladeira”, vencedora do 7º Prêmio Zé Renato de Fomento ao Teatro, com texto de Brad Fraser e direção de Marco Antônio Pâmio. Produziu ainda quatro temporadas da peça teatral infantil “Joaninha Douradinha” e duas temporadas, no Teatro Gazeta, da peça “Tudo bacana”, das atrizes Gabriela Fernandes e Thalita Meneghim. No mesmo ano, realizou a peça teatral “Aos domingos”, com texto de Adriano Tunes, com duas temporadas no espaço Cutucada Cultural e no Teatro Sérgio Cardoso, inaugurando o espaço balcão. Realizou ainda a produção da 9ª Semana Ticket de Cultura, aproximadamente 300 eventos artísticos nos meses de setembro e novembro de 2015, e a 8ª Semana Ticket de Cultura e Esporte, projeto cultural com 300 eventos nas áreas de teatro, música, cinema, exposições e outros. Produziu as peças teatrais “A Árvore Mágica”, um pocket show de Natal; “A Vaca Lelé”, com texto de Ronaldo Ciambroni; “Cinderela – O musical”; “Alice – O musical”, “Mente Mentira”, com direção de Paulo de Moraes e texto de Sam Shepard, com Malvino Salvador, Thiago Fragozo, Zé Carlos Machado, e grande elenco. Organizou a Virada Cultural de Marília, para a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e o I Festival de Cinema de Paulínia. Produziu oficinas preparatórias de Economia Criativa para o Desenvolvimento, realizadas no Estado do Espírito Santo, em parceria com a Secretaria de Cultura do Espírito Santo e o Sebrae/ES. Desenvolveu, produziu e coordenou o blog da Oficina Virtual de Economia da Cultura e Diversidade, organizada pelo Ministério da Cultura. Produziu o Seminário de Economia Criativa para o PNUD/ONU, evento paralelo ao Fórum Cultural Mundial 2006, realizado na cidade do Rio de Janeiro. No período de setembro a dezembro de 2005, foi assistente de produção do “Teatro da Vertigem”, para o lançamento do espetáculo “BR3”. Entre os meses de fevereiro a junho de 2006, realizou o projeto de curta-metragem “TPM Documentada”. No mês de março de 2006, produziu a exposição de fotos “Nos tempos da Paz” e, em maio de 2007, a exposição de fotos “Life is a Road”.