1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. MUSEU RECEBE “NACIONALISMO BRASILEIRO À LA BACH”, COM O QUARTETO DE VIOLONCELOS “CELLOS DO VILLA”

MUSEU RECEBE “NACIONALISMO BRASILEIRO À LA BACH”, COM O QUARTETO DE VIOLONCELOS “CELLOS DO VILLA”

Publicado em:

A escolha do repertório busca destacar a conexão entre as influências de Bach e a Música Popular Brasileira (MPB), refletidas nas “Bachianas Brasileiras”.

O quarteto de violoncelos “Cellos do Villa” levará ao Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, o concerto “Nacionalismo brasileiro à la Bach”. A primeira apresentação será nesta sexta-feira (1º de novembro), às 19h, e a segunda ocorrerá no feriado de 15 de novembro (sexta-feira), às 10h.

Obras icônicas do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, em formato camerístico, adaptados para quarteto de violoncelos por Wellington Ramos, arranjador e violoncelista do grupo, serão apresentadas. A escolha do repertório – que inclui peças como “Choros n°1”, “A lenda do caboclo”, “Trenzinho do caipira” e “Modinha” – busca destacar a conexão entre as influências de Bach e a Música Popular Brasileira (MPB), refletidas nas “Bachianas Brasileiras”.

Com o nome em homenagem ao próprio Villa-Lobos, o “Cellos do Villa” irá explorar a versatilidade do violoncelo, transportando o público para uma fusão entre o som marcante do instrumento e os ritmos nacionais que caracterizam o estilo nacionalista do compositor.

De acordo com o quarteto, o concerto foi idealizado para cativar tanto quem já é familiarizado com a música de câmara quanto novos ouvintes, promovendo uma experiência acessível e envolvente. Com repertório cuidadosamente preparado, o grupo espera inspirar o público e enriquecer o cenário musical da cidade, ao mesmo tempo em que demonstra a singularidade do quarteto de violoncelos como formação.

Com entrada franca, o concerto no Museu (Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro) foi contemplado pelo Edital de Cultura nº 01/2023 “Maria Ruth Luz – Seleção de Propostas de Circulação na Expressão Música”.

SOBRE O “CELLOS DO VILLA”

Fundado em 2019, o quarteto “Cellos do Villa” é composto pelos violoncelistas Elen Ramos Pires, Everson Zattoni, Túlio Pires e Wellington Ramos. Com o propósito de divulgar a versatilidade da formação de quarteto de violoncelos, o grupo homenageia em seu nome o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, ele próprio violoncelista. Desde a sua criação, o quarteto tem se destacado pela qualidade de suas interpretações e pelo compromisso com a difusão da música brasileira.

Compartilhe:

Outras

Notícias

DUAS ARMAS DE FOGO SÃO APREENDIDAS PELA GCM DE TATUÍ EM DIFERENTES OCORRÊNCIAS

Em uma delas, no Jardim Novo Horizonte, a GCM prestou apoio ao Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil de Tatuí.

PELA SEGUNDA VEZ, NETO ROCHA APRESENTA SHOW “A PELE DE NETO: ENCONTRO DE ALMAS”, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL “BRIGADEIRO JORDÃO”

Esta ação contará com a participação dos estudantes da PEI E.E. “Chico Pereira”. No entanto, o público espontâneo também poderá prestigiar, desde que compareça na Biblioteca com 15 minutos de antecedência.

CENTRO CULTURAL DE TATUÍ SEDIA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA QUE CELEBRA O TRABALHADOR RURAL E A CULTURA CAIPIRA

Inspirada nas obras de Almeida Júnior e no fotógrafo francês Éric Garault, Júlia Nakamura Vernillo explora a essência do modo de vida caipira, enfatizando a importância da preservação dessa cultura única.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo