3. Destaque
  5. PERÍODO EPIDÊMICO DA DENGUE TEM INÍCIO E EXIGE A COLABORAÇÃO DOS MUNÍCIPES

PERÍODO EPIDÊMICO DA DENGUE TEM INÍCIO E EXIGE A COLABORAÇÃO DOS MUNÍCIPES

É de extrema importância realizar a limpeza e a manutenção das caixas d’águas, de quintais, piscinas, terrenos, casas abandonadas e recém-construídas sem moradores.

Nesta quinta-feira (17/10), foi realizada, no Paço Municipal, a 10ª Sala de Situação da Dengue, elaborada pela Secretaria da Saúde, por meio do Setor de Combate à Dengue. Participaram do encontro representantes de diversas secretarias da Prefeitura e da Câmara Municipal.

A Sala de Situação teve como foco de debate o período de 19 de setembro a 16 de outubro, no qual foram registrados 4 casos positivos de Dengue, sendo 3 casos autóctones – contraídos no próprio município – e 1 caso importado), totalizando 842 casos da doença neste ano (746 autóctones e 96 importados).

Outro ponto bastante enfatizado pelos participantes foi o começo, neste mês de outubro, do período epidêmico da Dengue, cujo tempo quente e a maior incidência de chuvas facilitam a alta transmissão da doença e, consequentemente, um maior número de casos. Com isso, o trabalho de orientação, prevenção e fiscalização das residências, realizado pelo Setor de Combate à Dengue será contínuo e intensificado. Além disso, é de extrema importância que o munícipe colabore com esse trabalho, realizando a limpeza e a manutenção de quintais, piscinas, terrenos, casas abandonadas e recém-construídas sem moradores.

Entre os dias 19 de setembro e 16 de outubro, também foram realizadas 18.411 visitas à imóveis; 1.053 controles de criadouros; 844 nebulizações portáteis, 121 demandas resolvidas e 287 visitas à imóveis dos Agentes Comunitários de Saúde.

Foram apresentadas, também, as ações que aconteceram neste período: finalizado o trabalho de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), com 2.369 imóveis visitados e um índice 0,58% (Índice de Breteau), considerado satisfatório (até 1%) pelo Ministério da Saúde; duas reuniões on-line com a Promotoria de Justiça, referente aos casos de acumuladores; e mapeamento de calor do município.

Por fim, a Secretaria da Educação apresentou como o tema Dengue é trabalhado nas escolas municipais, sendo feitas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti com coordenadores pedagógicos, professores e alunos durante todo ano, mas com intensificação nos meses de outubro, novembro e dezembro

CUIDADOS

A Prefeitura de Tatuí pede a colaboração de todos quanto à limpeza e à manutenção de terrenos e residências, que devem ser constantes; o descarte correto de entulhos e demais materiais deve ser feito nos diversos Ecopontos (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/. O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados da cidade, ou as casas recém-construídas sem moradores e com piscinas, para a Ouvidoria Municipal no link tatui.sp.gov.br/ouvidoria ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855.

Além das denúncias, é importante que cada um faça a sua parte na própria residência, como deixar a caixa d’água bem fechada e limpa; descartar de forma adequada pneus usados; retirar do quintal objetos que acumulam água, como vasos de planta, potes e garrafas; manter materiais de reciclagem em saco fechado e em local aberto; e usar repelente diariamente.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) atendem as pessoas com suspeitas de Dengue, realizam notificações, coleta de exames e todas as ações necessárias, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Portanto, quem apresentar febre, acompanhada de, pelo menos, dois sintomas como náuseas, vômitos, manchas avermelhadas pelo corpo, dor nas articulações, dor de cabeça ou dor no fundo do olho, deve procurar a UBS mais próxima de sua residência de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana, é necessário procurar a UPA.

VACINAÇÃO CONTRA À DENGUE

A vacina Dengue atenuada quadrivalente (Qdenga) está disponível em Tatuí para adolescentes de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade. O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses.

Ela pode ser tomada de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, em todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto na UBS Santa Cruz, que vacina das 8h às 12h. Nas Unidades de Saúde rurais, a vacinação está disponível no bairro Congonhal todas as sextas-feiras das 8h às 12h; e no bairro Mirandas de segunda a quinta-feira das 8h às 12h.

Para receber a vacina é necessário levar a carteira de vacinação, o cartão SUS, um documento pessoal com foto e um comprovante de endereço. É obrigatória a presença do pai e/ou responsável pelo adolescente.

A Vigilância Epidemiológica orienta que, ao chegar na Sala de Vacina, o adolescente e seu responsável responderão a uma entrevista rápida para saberem se o adolescente está apto a tomar o imunizante. Após receber a vacina, o adolescente deverá permanecer em repouso na Unidade de Saúde por 15 minutos, acompanhado de seu pai e/ou responsável, para depois ser liberado.

PROJETO “AMIGOS DA NATUREZA – SUA AÇÃO PODE TRANSFORMAR O MUNDO” ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL” ATÉ 30 DE NOVEMBRO

Os grupos escolares ou entidades interessados em visitar e/ou conhecer o Projeto, devem solicitar o agendamento por e-mail (educativo.paulosetubal@gmail.com).

MAIS DE 920 ESTUDANTES DE SEIS ESCOLAS DA REGIÃO SUL DE TATUÍ SÃO BENEFICIADOS PELO PROGRAMA “SAÚDE NA ESCOLA”

Nove ações, previstas pelo Programa, foram desenvolvidas, entre elas, alimentação saudável e prevenção da obesidade; avaliação antropométrica; e saúde bucal.

EXPEDIENTE DA PREFEITURA DE TATUÍ ESTÁ SUSPENSO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (28/10), DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Serviços emergenciais de saúde, manutenção da cidade e GCM funcionarão normalmente.