3. Campanhas
  5. AÇÕES VOLTADAS PARA A CAMPANHA “OUTUBRO ROSA” ACONTECEM NAS UNIDADES DE SAÚDE DE TATUÍ

O Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer em Tatuí abriu a programação do “Outubro Rosa” no município, com uma palestra de conscientização sobre o tema.

Neste mês de outubro, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Saúde, está promovendo diversas ações envolvendo a campanha “Outubro Rosa”, com o objetivo de motivar e instrumentalizar a população e os profissionais de saúde para o controle e o cuidado integral relativos aos câncer de mama e do colo do útero, com foco na prevenção e na detecção precoce.

Nas Unidades de Saúde, as mulheres poderão participar de palestras de conscientização; pegar guias para o exame de Mamografia (para mulheres a partir de 50 anos de idade); fazer testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C; e realizar a coleta do Papanicolau (exame preventivo do câncer de colo do útero), devendo agendar previamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, nas próprias Unidades de Saúde, levando Cartão SUS, CPF, RG e comprovante de endereço.

O “Dia D” do “Outubro Rosa” acontecerá em dois sábados deste mês, sempre das 8h às 12h, sendo:

– dia 19/10, nas ESF’s Jardim Gonzaga, “Dra. Maria Eunice Del Fiol” (Bairro Valinho), “Roseli de Oliveira Camargo” (Jd. Santa Rita de Cássia), “João Guilherme Soares Hoelz” (Jd. Tóquio), “Dr. Simeão Orsi” (Vila Angélica), “André Batista” (Vila Santa Luzia), “Dr. Alceu Machado Filho” (Vila São Cristóvão) e na UBS “Dr. Aniz Boneder” (CS1 – UBS Central);

– e dia 26/10, nas ESF’s “Dr. Medardo Costa Neves” (Jd. Rosa Garcia), “Othoniel Cerqueira Luz” (CDHU), “Adriana Mesquita Tibellio Mota” (Jardins de Tatuí) e na UBS “Dr. Jener de Faria” (Bairro dos Mirandas).

Especialmente na UBS “Dr. Almiro dos Reis”, na Vila Dr. Laurindo, o atendimento será em horário estendido nos dias 21, 22 e 23 de outubro (segunda, terça e quarta-feira), das 17h às 20h: uma oportunidade para as mulheres que trabalham durante o dia e não têm tempo para realizar o exame no horário normal de funcionamento das Unidades de Saúde.

Por fim, na região da Vila Esperança, a ESF “Antônio Rodrigues” fará suas atividades alusivas à Campanha “Outubro Rosa” no dia 23/10 (quarta-feira), no horário normal de atendimento da Unidade, ou seja, das 7h às 17h.

Em tempo, o Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer em Tatuí abriu a programação do “Outubro Rosa” no município, com uma palestra de conscientização sobre o tema. O evento aconteceu na última quinta-feira (10/10), na Câmara Municipal.

VOCÊ SABIA?

Conhecer o seu corpo é a melhor forma de aprender a identificar se algo não está certo. Porque quando o assunto é câncer, é preciso se cuidar o ano inteiro. Portanto, mulher, fique atenta às suas mamas!

– Câncer de mama: mais de 73 mil novos casos por ano; alimentação saudável e atividade física podem reduzir o seu risco de ter a doença; a mamografia de rotina é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos de idade.

– Câncer do colo do útero: mais de 17 mil novos casos por ano; a prevenção é feita pela vacina HPV; meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade devem se vacinar; o exame preventivo é recomendado para mulheres de 25 a 64 anos de idade, a cada 3 anos.

NO CEU DAS ARTES, DUO “CASA FORTE” FAZ O SHOW “SONS DE CASA – CANÇÕES DO NOSSO TEMPO”

O repertório oferecerá uma viagem pela MPB, incluindo compositores consagrados e contemporâneos, entre eles, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes, Djavan, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

BIBLIOTECA MUNICIPAL “BRIGADEIRO JORDÃO” REALIZA FEIRA DE TROCA ESPECIAL DE HQS NO 5º ENCONTRO GEEK

O público pode levar seus quadrinhos, livros (exceto técnicos e didáticos) e jogos de tabuleiro para troca.