1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. MUSEU SEDIA “NOITE DA SERESTA COM TERNURA” NESTA SEXTA-FEIRA (18/10) COM HOMENAGEM À MARIA APARECIDA…

MUSEU SEDIA “NOITE DA SERESTA COM TERNURA” NESTA SEXTA-FEIRA (18/10) COM HOMENAGEM À MARIA APARECIDA RODRIGUES DE CAMARGO

Publicado em:

Por meio do Projeto “Ilustres Tatuianos”, a exposição de fotos sobre a vida da professora Cidinha Pedagoga ficará disponível para visitação até o dia 3 de novembro.

Às 19h desta sexta-feira (18/10), acontece mais uma edição da tradicional “Noite da Seresta com Ternura”, promovida pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, em parceria com o Grupo “Seresteiros com Ternura”, que foi contemplado pelo “4º Festival de Arte e Cultura de Tatuí – Mestre Canturião José Pinto de Moraes”.

Sob o comando de Maria Inês Camargo, o público poderá apreciar diversas canções do “Seresteiros com Ternura”’, responsável pelo gênero musical tão amado e admirado pelos tatuianos. Além de Maria Inês, que canta e toca afoxé, o grupo musical é formado por Leonel Antunes da Rosa (acordeão) – conhecido por Léo da Sanfona; Carlos Orlando Mendes (timba); Pedro Adilson Pavanelli (violão); e Paulo Rita Aguiar (cavaquinho). Para enriquecer a noite, eles receberão os integrantes do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT).

Por meio do Projeto “Ilustres Tatuianos, nesta edição – especialmente dedicada ao Dia dos Professores e à Melhor Idade – acontecerá também uma homenagem à Maria Aparecida Rodrigues de Camargo, carinhosamente conhecida como “professora Cidinha pedagoga”. A exposição de fotos sobre a vida de Maria Aparecida ficará disponível para visitação no Museu até o dia 3 de novembro, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

A entrada para prestigiar o evento é gratuita. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.

SOBRE A HOMENAGEADA

Maria Aparecida Rodrigues de Camargo nasceu em 23 de dezembro de 1938, filha de Isaías Rodrigues de Camargo e Maria Augusta de Camargo. É professora e pedagoga com uma carreira marcante na Educação, tanto no Ensino Básico quanto no Universitário, em Tatuí e região.

Formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí (1978), Maria Aparecida se dedicou a educação ao longo de sua vida. Especializou-se em Metodologia do Ensino Superior (1995) e cursou diversos programas de formação continuada em Educação, além de ter lecionado em ciclos básicos e na Faficile (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí), onde atuou até 1997.

Além da carreira acadêmica, Cidinha prestou diversos serviços à comunidade, atuando em campanhas de vacinação, sendo membro dos Conselhos Municipais de Saúde e de Segurança, e participando ativamente de iniciativas culturais e sociais em Tatuí. Ela foi, também, uma das fundadoras da Casa de Recuperação Menino Jesus e membro da diretoria da Associação das Mães de Tatuí e da Provedoria da Santa Casa de Misericórdia.

Seu comprometimento com a comunidade foi reconhecido com títulos e honrarias, como o título de Cidadã Tatuiana, outorgado pela Câmara Municipal em 1999, e o reconhecimento de mérito pelo Dia do Idoso em 2003. Atualmente, continua sendo uma presença ativa nos Conselhos Municipais de Segurança e de Saúde.

Com uma vasta experiência em Educação e Serviço Comunitário, além de uma vida dedicada ao bem-estar da população de Tatuí, Maria Aparecida Rodrigues de Camargo é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para o desenvolvimento educacional e social da cidade.

Compartilhe:

Outras

Notícias

PELA SEGUNDA VEZ, NETO ROCHA APRESENTA SHOW “A PELE DE NETO: ENCONTRO DE ALMAS”, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL “BRIGADEIRO JORDÃO”

Esta ação contará com a participação dos estudantes da PEI E.E. “Chico Pereira”. No entanto, o público espontâneo também poderá prestigiar, desde que compareça na Biblioteca com 15 minutos de antecedência.

CENTRO CULTURAL DE TATUÍ SEDIA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA QUE CELEBRA O TRABALHADOR RURAL E A CULTURA CAIPIRA

Inspirada nas obras de Almeida Júnior e no fotógrafo francês Éric Garault, Júlia Nakamura Vernillo explora a essência do modo de vida caipira, enfatizando a importância da preservação dessa cultura única.

EXIBIÇÕES GRATUITAS DE DOCUMENTÁRIO SOBRE A PRESENÇA E A CONTRIBUIÇÃO DOS NEGROS NA MÚSICA DE TATUÍ ACONTECEM NO CEU DAS ARTES

Com fotos e vídeos raros, incluindo registros dos anos 1960, “Minorias Sociais” também está disponível on-line, nas redes sociais da Produtora Machado, e já foi exibido em escolas públicas de Tatuí.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo