3. Destaque
  5. TATUÍ RECEBE A SEGUNDA EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL BIG BANG NA AMÉRICA LATINA

Cortejo sonoro com a POIN – Pequena Orquestra Interativa, na edição do Big Bang em 2023.

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Tatuí receberá o festival internacional Big Bang, uma ode festiva à música e à arte sonora criada pela Zonzo Compagnie, da Bélgica, para o público infanto-juvenil. Apresentado nos dias 9, 11, 12 e 13 de outubro, no Conservatório de Música e Teatro de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura -, e também no Theatro Municipal de São Paulo, o Big Bang tem ingressos gratuitos. A curadoria é de Nelson Soares, integrante do duo mineiro “O Grivo”, e de Wouter van Looy, artista belga criador do festival e diretor da Zonzo Compagnie.

O festival promete proporcionar ao público uma experiência completa de apresentações musicais, instalações sonoras, cortejos e concertos, em espaços que são transformados em verdadeiros labirintos musicais, com espetáculos da Bélgica e do Brasil. Dentre os belgas, se destacam “Hey, Meredith”, tributo à cantora, performer e compositora Meredith Monk; e “Dansconcert”, uma combinação de música e dança em uma performance interativa. Entre as atrações brasileiras estão “Padê”, um espetáculo especialmente comissionado ao percussionista Ari Colares para o festival, no qual a música de John Cage encontra a percussão de matriz africana; e o cortejo carnavalesco da “Cornucópia Desvairada”. As instalações sonoras “Neurocórdio”, de Paulo Nenflidio, e “Órbita”, de Telmo Rocha, ajudaram a criar a atmosfera desse labirinto.

A programação conta, ainda, com duas performances que promovem o encontro entre jovens músicos brasileiros e convidados estrangeiros: em “Orchestrascope”, o belga Rémi Decker e o português Filipe Raposo se juntam à Orquestra Experimental de Repertório para sonorizar uma releitura de antigos filmes mudos. Já o Projeto “Nomad”, coordenado pelo músico e educador britânico Paulo Griffiths, convidou alunos e alunas do Conservatório de Tatuí para inventar um espetáculo completamente novo em apenas cinco dias.

De acordo com a diretora executiva da Sustenidos, Alessandra Costa, a realização do Big Band, pelo segundo ano seguido no Brasil, fortalece as diretrizes de excelência, inovação e diversidade que são características dos programas geridos pela organização. “O Big Bang traz uma concepção diferente do que é ´música para crianças´, sem subestimar a capacidade de compreensão deste público. Aqui não existe didatismo, mas sim um convite à escuta ativa e à exploração do espaço com suas diferentes atmosferas sonoras”, diz a diretora.

Os ingressos para cada atividade podem ser adquiridos gratuitamente na plataforma INTI (https://bit.ly/3SVgid1), 48 horas antes dos dias do evento. O Conservatório de Tatuí está situado na Rua São Bento, n° 415, Centro.

PROGRAMAÇÃO EM TATUÍ

– Dia 9/10 (quarta-feira), entre 9h e 16h15, no Teatro Procópio Ferreira, espetáculo “Hey Meredith”, e no Salão Vila-Lobos, “Dansconcert”. Atividades fechadas para alunos da Rede Municipal de Educação;

–  Dia 11/10 (sexta-feira), às 16h, no Teatro Procópio Ferreira, Projeto “Nomad”, de Paul Griffiths;

– Dia 13/10 (domingo), às 17h, no Conservatório de Tatuí, espetáculo “Orchestrascope”.

SOBRE O FESTIVAL

O Big Bang é realizado desde 2010 pela companhia belga Zonzo Compagnie, dirigida por Wouter van Looy, com apoio da União Europeia, que permitiu a cooperação estrutural entre diferentes casas culturais de diferentes regiões da Europa. O festival acontece anualmente em Bruxelas (BOZAR), Lisboa (Centro Cultural de Belém), Stavanger (Stavanger Konserthus), Lille (Opéra de Lille), Antuérpia (deSingel), Atenas (Centro Cultural Onassis), Hamburgo (KinderKinder), Sevilha (Instituto de la Cultura y las Artes de Sevilla) e Ottawa. Pelo segundo ano seguido, o Big Bang é realizado no Brasil, fruto da parceria da Zonzo Compagnie com a Sustenidos Organização Social de Cultura. Em 2015, o Big Bang Festival recebeu o selo EFFE e o prestigioso prêmio EFFE, de melhor festival da Europa.

Para a programação de cada edição do festival, a Zonzo Compagnie trabalha em estreita colaboração com as parcerias locais. Após o festival, eles se reúnem para trocar ideias e projetos e para montar coproduções. Uma interação inspiradora em função de uma missão comum: tornar as riquezas do mundo da música acessíveis às crianças.

CRÉDITO DA FOTO: Peterson Paes/Arquivo Conservatório de Tatuí.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE APRESENTA ÚLTIMO EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; JONY MARCONDES É O ENTREVISTADO

O pianista, compositor e arranjador, letrista, cantor, escritor e produtor fonográfico, Jony Marcondes – que é um dos idealizadores do “Vozes da Arte de Tatuí” – é entrevistado por Adriana Afonso.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL LOCALIZA, POR MEIO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO DA “MURALHA PAULISTA”, MOTOCICLETA COM PLACA CLONADA

O condutor e a motocicleta foram encaminhados para a Central de Flagrantes, onde a autoridade policial determinou a apreensão da moto para perícia e liberou o motorista.

COM DIVERSAS ATIVIDADES, 5º ENCONTRO GEEK É BENEFICENTE AO LAR DONATO FLORES; EVENTO É NESTE SÁBADO (19/10), NA A.A. XI DE AGOSTO

Os cosplayers de todas as idades terão a oportunidade de participar de um concurso, com premiação especial para os melhores colocados.