3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. PALESTRAS EDUCATIVAS E PLANTIOS DE MUDAS SÃO REALIZADOS EM TATUÍ NA SEMANA MUNICIPAL DA ARBORIZAÇÃO…

PALESTRAS EDUCATIVAS E PLANTIOS DE MUDAS SÃO REALIZADOS EM TATUÍ NA SEMANA MUNICIPAL DA ARBORIZAÇÃO URBANA

Na EMEF “Prof. Paulinho Ribeiro”, alunos plantaram 15 mudas de diferentes espécies e participaram de atividades com o tema “Árvores da minha escola”.

Entre os dias 20 e 26 de setembro, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a Semana Municipal da Arborização Urbana – instituída pela Lei Municipal n° 3.751, de 3 de novembro de 2015 (https://bit.ly/4ea6o1o) – cujo objetivo foi fazer alusão ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. Diversas palestras educativas e vários plantios de mudas de diferentes espécies, indicadas para arborização urbana, aconteceram neste período.

No dia 20/9 foi realizado o primeiro plantio de 12 mudas na FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, com a equipe de docentes, servidores administrativos e a diretoria da instituição, sob a supervisão do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, em parceria com o Lions Clube de Tatuí. Também foi feito um trabalho de conscientização com os participantes, sobre a importância das árvores no ambiente urbano, destacando os benefícios que os exemplares plantados proporcionarão nas instalações da instituição de ensino e para a melhoria da qualidade ambiental. Ainda como medida educativa, eles assumiram a responsabilidade de auxiliar na manutenção das mudas plantadas, irrigando e acompanhando o desenvolvimento das mesmas.

Mais 25 mudas – criteriosamente selecionadas para trazer benefícios à população, auxiliar na estabilização do solo e contribuir com o paisagismo – foram plantadas em uma Área de Preservação Ambiental (APP) que margeia o Ribeirão Manduca, no trecho urbano da Rua Bento Correa Antunes, próximo ao final da Rua José Bonifácio, entre o Centro da cidade e a Vila Esperança. Esta atividade aconteceu no Dia da Árvore, 21/9, em parceria com o Rotary Club de Tatuí. Além disso, por meio do Ecoponto Móvel que estava neste local, foram coletadas três caçambas de resíduos da construção civil, madeiras, lixo eletrônico, pilhas, baterias e lâmpadas, totalizando 12m³ de resíduos.

Outro plantio aconteceu no dia 23/9, na EMEF “Prof. Paulinho Ribeiro”. Mais de 100 alunos do Ensino Fundamental I, com o auxílio da equipe de Educação Ambiental da Prefeitura, plantaram 15 mudas de diferentes espécies e participaram de atividades voltadas para preservação do meio ambiente, com o tema “Árvores da minha escola”. Por fim, alunos e professores assumiram a responsabilidade de cuidar das mudas plantadas, irrigando diariamente e acompanhando o desenvolvimento delas.

No dia 25/9, a tecnóloga e engenheira ambiental, Daiane Bueno, que é a coordenadora da equipe de Educação Ambiental da Prefeitura, ministrou a palestra “Pensar globalmente… Agir localmente” para, aproximadamente, 50 funcionários da Fadel Transportes e Logística. A apresentação teve ênfase nas responsabilidades e nos cuidados que população deve ter em relação as questões ambientais, especialmente no tocante aos resíduos e a arborização da área urbana.

Para encerrar a Semana Municipal da Arborização Urbana, no dia 26/9, no NUMEA – Núcleo Municipal de Educação Ambiental “Rita Corrêa Coelho”, situado no Parque Municipal Ecológico “Maria Tuca”, aconteceu a palestra “Queimadas: riscos, impactos e como podemos ajudar”, ministrada pela Coordenadoria de Defesa Civil de Tatuí. De forma lúdica, a equipe apresentou informações técnicas para conscientizar sobre os impactos das queimadas no meio ambiente, os efeitos devastadores que os incêndios podem causar, incluindo a destruição de habitats naturais, bem como a contribuição direta para as mudanças climáticas. Eles também incentivaram os estudantes a adotarem comportamentos mais responsáveis e sustentáveis para proteger o meio ambiente e prevenir novas queimadas. Posteriormente, a equipe de Educação Ambiental da Prefeitura fez algumas orientações sobre a importância das árvores no meio ambiente, que inclusive são muito afetadas pelas queimadas, e promoveu o plantio de três mudas de espécies nativas próximo a sede do NUMEA, como símbolo das atividades realizadas neste evento.

Daiane Bueno enfatizou que a Semana Municipal da Arborização Urbana em Tatuí tem o objetivo de conscientizar sobre a importância das árvores, especialmente no ambiente urbano. “Isso se deve a vários motivos, entre eles: a melhora da qualidade do ar, a regulação da temperatura, a redução de ruídos, a redução do impacto das chuvas, o favorecimento da biodiversidade e o incentivo à prática de atividades físicas”, concluiu a coordenadora da equipe de Educação Ambiental da Prefeitura.

BANDA DOS TATUS SE APRESENTA NO “HAPPY HOUR MUSICAL” DESTA SEXTA-FEIRA (18/10), NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO MUNICIPAL

Com muita música, alegria, diversão e energia, o grupo apresentará o Projeto “Tatucada”, transformando o local em um verdadeiro Carnaval.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE APRESENTA ÚLTIMO EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; JONY MARCONDES É O ENTREVISTADO

O pianista, compositor e arranjador, letrista, cantor, escritor e produtor fonográfico, Jony Marcondes – que é um dos idealizadores do “Vozes da Arte de Tatuí” – é entrevistado por Adriana Afonso.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL LOCALIZA, POR MEIO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO DA “MURALHA PAULISTA”, MOTOCICLETA COM PLACA CLONADA

O condutor e a motocicleta foram encaminhados para a Central de Flagrantes, onde a autoridade policial determinou a apreensão da moto para perícia e liberou o motorista.