Ir para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. PALESTRAS EDUCATIVAS E PLANTIOS DE MUDAS SÃO REALIZADOS EM TATUÍ NA SEMANA MUNICIPAL DA ARBORIZAÇÃO…

PALESTRAS EDUCATIVAS E PLANTIOS DE MUDAS SÃO REALIZADOS EM TATUÍ NA SEMANA MUNICIPAL DA ARBORIZAÇÃO URBANA

Publicado em:

Na EMEF “Prof. Paulinho Ribeiro”, alunos plantaram 15 mudas de diferentes espécies e participaram de atividades com o tema “Árvores da minha escola”.

Entre os dias 20 e 26 de setembro, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a Semana Municipal da Arborização Urbana – instituída pela Lei Municipal n° 3.751, de 3 de novembro de 2015 (https://bit.ly/4ea6o1o) – cujo objetivo foi fazer alusão ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. Diversas palestras educativas e vários plantios de mudas de diferentes espécies, indicadas para arborização urbana, aconteceram neste período.

No dia 20/9 foi realizado o primeiro plantio de 12 mudas na FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, com a equipe de docentes, servidores administrativos e a diretoria da instituição, sob a supervisão do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, em parceria com o Lions Clube de Tatuí. Também foi feito um trabalho de conscientização com os participantes, sobre a importância das árvores no ambiente urbano, destacando os benefícios que os exemplares plantados proporcionarão nas instalações da instituição de ensino e para a melhoria da qualidade ambiental. Ainda como medida educativa, eles assumiram a responsabilidade de auxiliar na manutenção das mudas plantadas, irrigando e acompanhando o desenvolvimento das mesmas.

Mais 25 mudas – criteriosamente selecionadas para trazer benefícios à população, auxiliar na estabilização do solo e contribuir com o paisagismo – foram plantadas em uma Área de Preservação Ambiental (APP) que margeia o Ribeirão Manduca, no trecho urbano da Rua Bento Correa Antunes, próximo ao final da Rua José Bonifácio, entre o Centro da cidade e a Vila Esperança. Esta atividade aconteceu no Dia da Árvore, 21/9, em parceria com o Rotary Club de Tatuí. Além disso, por meio do Ecoponto Móvel que estava neste local, foram coletadas três caçambas de resíduos da construção civil, madeiras, lixo eletrônico, pilhas, baterias e lâmpadas, totalizando 12m³ de resíduos.

Outro plantio aconteceu no dia 23/9, na EMEF “Prof. Paulinho Ribeiro”. Mais de 100 alunos do Ensino Fundamental I, com o auxílio da equipe de Educação Ambiental da Prefeitura, plantaram 15 mudas de diferentes espécies e participaram de atividades voltadas para preservação do meio ambiente, com o tema “Árvores da minha escola”. Por fim, alunos e professores assumiram a responsabilidade de cuidar das mudas plantadas, irrigando diariamente e acompanhando o desenvolvimento delas.

No dia 25/9, a tecnóloga e engenheira ambiental, Daiane Bueno, que é a coordenadora da equipe de Educação Ambiental da Prefeitura, ministrou a palestra “Pensar globalmente… Agir localmente” para, aproximadamente, 50 funcionários da Fadel Transportes e Logística. A apresentação teve ênfase nas responsabilidades e nos cuidados que população deve ter em relação as questões ambientais, especialmente no tocante aos resíduos e a arborização da área urbana.

Para encerrar a Semana Municipal da Arborização Urbana, no dia 26/9, no NUMEA – Núcleo Municipal de Educação Ambiental “Rita Corrêa Coelho”, situado no Parque Municipal Ecológico “Maria Tuca”, aconteceu a palestra “Queimadas: riscos, impactos e como podemos ajudar”, ministrada pela Coordenadoria de Defesa Civil de Tatuí. De forma lúdica, a equipe apresentou informações técnicas para conscientizar sobre os impactos das queimadas no meio ambiente, os efeitos devastadores que os incêndios podem causar, incluindo a destruição de habitats naturais, bem como a contribuição direta para as mudanças climáticas. Eles também incentivaram os estudantes a adotarem comportamentos mais responsáveis e sustentáveis para proteger o meio ambiente e prevenir novas queimadas. Posteriormente, a equipe de Educação Ambiental da Prefeitura fez algumas orientações sobre a importância das árvores no meio ambiente, que inclusive são muito afetadas pelas queimadas, e promoveu o plantio de três mudas de espécies nativas próximo a sede do NUMEA, como símbolo das atividades realizadas neste evento.

Daiane Bueno enfatizou que a Semana Municipal da Arborização Urbana em Tatuí tem o objetivo de conscientizar sobre a importância das árvores, especialmente no ambiente urbano. “Isso se deve a vários motivos, entre eles: a melhora da qualidade do ar, a regulação da temperatura, a redução de ruídos, a redução do impacto das chuvas, o favorecimento da biodiversidade e o incentivo à prática de atividades físicas”, concluiu a coordenadora da equipe de Educação Ambiental da Prefeitura.

Compartilhe:

Outras

Notícias

TATUÍ APRESENTA RESULTADOS DA MURALHA DIGITAL EM FÓRUM REGIONAL SOBRE CIDADES INTELIGENTES

O prefeito Miguel é um dos palestrantes confirmados no evento que reunirá prefeitos, gestores e servidores públicos na próxima semana, em Sorocaba, para tratar da transformação digital das administrações municipais.

MAIS DE 1900 PORÇÕES DE DROGAS SÃO APREENDIDAS PELA GCM DE TATUÍ EM AÇÕES DE PATRULHAMENTO

As ações ocorreram em diferentes bairros da cidade, com destaque para as regiões do Jardim Wanderley, Vila São Lázaro e Vila Esperança.

100 DIAS DE GOVERNO: INVESTIMENTOS NO TURISMO FORTALECEM ECONOMIA LOCAL

Entre os destaques estão o lançamento do “Roteiro Turístico & Gastronômico de Férias”, a realização do “Tatuí Folia 2025 – O Carnaval da Família” e da “2ª Feira da Mulher Empreendedora” e melhorias na infraestrutura dos prédios e praças culturais.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.