3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. PROGRAMAÇÃO CULTURAL COM O TEMA “MUSEUS, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO” É REALIZADA PELO MUSEU “PAULO SETÚBAL”…

PROGRAMAÇÃO CULTURAL COM O TEMA “MUSEUS, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO” É REALIZADA PELO MUSEU “PAULO SETÚBAL” PARA A “18ª PRIMAVERA DOS MUSEUS”

Na próxima semana (24 a 29 de setembro), acontecerão exposições, apresentações musicais e esportiva, contação de histórias, palestras e lançamento de livro sobre o tema.

Exposições, apresentações musicais e esportiva, contação de histórias, palestras e lançamento de livro voltados para o tema “Museus, acessibilidade e inclusão” farão parte da programação do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, na próxima semana (24 a 29 de setembro).

Por mais um ano, a instituição museológica tatuiana participa do evento cultural “Primavera dos Museus”, que está em sua 18ª edição, ocorre sempre no início da primavera e é idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Atividades diversas estão sendo organizadas, na mesma semana e com o mesmo tema, por museus de várias partes do País, com os objetivos de intensificar a relação entre os museus e a sociedade, promovendo a valorização do patrimônio cultural brasileiro; de se conectar com a comunidade local, aumentando a visibilidade e reforçando o papel como centro de preservação e disseminação do conhecimento; de promover a democratização do acesso à cultura e o estímulo à educação e à reflexão sobre temas culturais importantes.

“Neste ano, destacamos o compromisso dos museus brasileiros em garantirem o acesso de todos os públicos em suas atividades, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas”, destaca o diretor municipal de Cultura, Rogério Vianna.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro. Mais informações sobre a “18ª Primavera dos Museus” e horários de visitação, podem ser obtidas pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com e museupaulosetubal@gmail.com.

PROGRAMAÇÃO

Com o intuito de promover a inclusão e a acessibilidade, garantindo que todos os públicos possam desfrutar das experiências culturais oferecidas, segue abaixo a programação completa da “18ª Primavera dos Museus”.

– De 24 a 29/9 (terça-feira a domingo), das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, exposição tátil e jogos universais, organizados pelo Setor Educativo do Museu;

– Dia 24/9 (terça-feira), às 9h30, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, apresentação de judô e exposição de fotos da APAE de Tatuí;

– Dia 25/9 (quarta-feira), às 14h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, contação de histórias com a escritora Raquel Prestes;

– Dia 25/9 (quarta-feira), das 19h às 21h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, pré-estreia do Projeto “Narciso”, produção de Aline Sayuri Andrade Tina;

– Dia 26/9 (quinta-feira), às 9h30, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, palestra com a escritora Sarah Maria Vitorino;

– Dia 27/9 (sexta-feira), às 15h30, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, apresentação musical com a cantora Mayara Rios;

– Dia 27/9 (sexta-feira), às 18h, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/2Yuui6i), episódio com entrevista a definir da 2ª temporada do Projeto “Vozes da Arte de Tatuí – fortalecendo a diversidade na Cidade Ternura”, produção de Raul Galhego da Silva;

– Dia 28/9 (sábado), às 11h, na Praça da Matriz, “Música na Praça”, Cultura de Tradição, com Cururueiros de Tatuí;

– Dia 28/9 (sábado), das 13h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, lançamento do livro “História secreta do Nordeste, o renascimento da alma nordestina”, editora Proton, de José Ortiz Camargo Neto, com tarde de autógrafos;

– Dia 29/9 (domingo), das 9h às 12h, no Centro Cultural de Tatuí, “Músicas Nordestinas”, com Gilberto Feitosa (Giba) e grupo, e bate-papo com o escritor José Ortiz Camargo Neto e convidados, sobre o seu livro “História secreta do Nordeste, o renascimento da alma nordestina”.

QUARTETO APRESENTA SUCESSOS DO SAMBA E DA BOSSA NOVA NO CEU DAS ARTES

Sérgio Frigério, Celso Veagnoli, Rodrigo Marinônio e Cris Bloes farão show gratuito às 16h deste domingo, 29 de setembro.

MANHÃ MUSICAL NORDESTINA E SERTANEJA ACONTECE NESTE DOMINGO (29/9), NO CENTRO CULTURAL DE TATUÍ

Os artistas Gilberto Feitosa (Giba), William Holden e Rui Ferraz Albuquerque se apresentarão gratuitamente ao público das 9h às 12h.

CEU DAS ARTES RECEBE A PRÉ-ESTREIA DO VIDEOCLIPE “NARCISO”, DA PIANISTA E COMPOSITORA SAYURI TINA

A produção mergulha na complexidade das relações narcisistas, abordando o ciclo e as contradições dessas relações abusivas.