1. Home
  2. »
  3. Guarda Civil Municipal
  4. »
  5. “PATRULHA DA PAZ”: INICIATIVA DA GCM E DA JUSTIÇA RESTAURATIVA FORTALECE PROTEÇÃO A MULHERES VÍTIMAS…

“PATRULHA DA PAZ”: INICIATIVA DA GCM E DA JUSTIÇA RESTAURATIVA FORTALECE PROTEÇÃO A MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA EM TATUÍ

Somente no primeiro semestre deste ano, 40 ocorrências e 25 prisões foram realizadas pela “Patrulha da Paz”.

O programa “Patrulha da Paz”, lançado em fevereiro de 2020 pela Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com o Núcleo de Justiça Restaurativa, tem desempenhado um papel fundamental na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica em Tatuí. Com uma abordagem focada no acolhimento, visitas domiciliares e fiscalização de medidas protetivas, a iniciativa tem contribuído para a diminuição de casos de agressão e feminicídio na cidade, além de incentivar um maior número de vítimas a denunciar seus agressores.

Segundo dados da GCM, o programa registrou, no segundo semestre do ano passado, 28 ocorrências e resultou em 31 prisões. Já no primeiro semestre deste ano, esses números subiram para 40 ocorrências e 25 prisões, mostrando que as vítimas estão mais determinadas a denunciar seus agressores, com o apoio oferecido pela Patrulha da Paz.

Atualmente, o programa acompanha de perto 100 pessoas, e já contabilizou mais de 700 vítimas cadastradas, incluindo mulheres, crianças vítimas de abuso, idosos e casais homossexuais. Esses números refletem não um aumento na violência, mas sim uma maior conscientização e confiança das vítimas na eficácia do programa.

A equipe da “Patrulha da Paz”, composta por seis guardas e três viaturas, realiza rondas específicas e visitas regulares às famílias cadastradas, garantindo assistência especializada. Além disso, o programa implementou o “Botão do Pânico”, um aplicativo que permite às vítimas acionar rapidamente a GCM em situações de emergência. O cadastro para uso do aplicativo é feito na Justiça Restaurativa e a GCM se encarrega de instalar o aplicativo no celular da vítima. Quando acionado, ele gera automaticamente uma ocorrência de risco, direcionando a equipe policial mais próxima ao local.

Denúncias de violência podem ser feitas através da Central de Atendimento à Mulher pelo telefone 180, que integra a Rede de Apoio à Mulher Vítima de Violência em Tatuí, juntamente com a Delegacia de Defesa da Mulher e outros serviços de apoio. Mais informações sobre o programa “Patrulha da Paz” podem ser obtidas com a Guarda Civil Municipal pelo telefone (15) 3251-2849 ou pelos números de emergência 199 e 153.

Compartilhe:

Outras

Notícias

UPA DE TATUÍ É REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO À ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS PARA NOVE MUNICÍPIOS DA REGIÃO

Diante de um acidente com estes animais, a vítima – independentemente de ter ou não convênio médico – deve se dirigir a um Ponto Estratégico de Atendimento, no caso a UPA de Tatuí, levando ou não o animal que causou a picada.

RESERVISTAS SÃO CONVOCADOS PARA ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO NA JUNTA MILITAR

Estão convocados os reservistas de 1ª e 2ª categorias, todos no período de 1º a 31 de dezembro de 2019, nos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023 e, no corrente ano, até a data de 30 de novembro, para fins de atualização de cadastro.

ALUNOS DE BATERIA DO PROFESSOR JEFERSON OLIVEIRA APRESENTAM REPERTÓRIO ESPECIAL NO CEU DAS ARTES

O repertório será diversificado, incluindo clássicos do Rock e inspiradoras músicas Gospel.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo