Neste sábado (10/8), às 11h, a Praça da Matriz será palco de uma celebração especial em homenagem ao 198º aniversário de Tatuí. A apresentação do Projeto “Música na Praça” – ação cultural da Prefeitura de Tatuí – será com a Camerata da Orquestra Sinfônica de Tatuí, sob regência do maestro Eduardo Augusto e gerida pela Associação Semear de Tatuí.
Para este concerto comemorativo, a Orquestra preparou um repertório especial, que incluirá: “Serenata de Mozart”, Wolfgang Amadeus Mozart; “Mourão”, César Guerra-Peixe e Clóvis Pereira; “Let it be”, Paul McCartney, com arranjos de Neves; “Stand by me”, Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller, com arranjos de Daniel Lazala; “Yellow”, Guy Berryman, Jonny Buckland, Will Champion e Chris Martin, com arranjos de Vitamin String Quartet; “Photograph”, Ed Sheeran e Johnny McDaid, com arranjos de Wilson Dobbins; “Oceano”, Djavan, com arranjos de Everson Zattoni; “Mal Acostumado”, Meg Evans e Ray Araújo, com arranjos de Everson Zattoni; “Eu sei que vou te amar”, Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, com arranjos de Marcelo Schimenes de Oliveira; “Céu de Santo Amaro”, Flávio Venturini, com arranjos de Luiz Bandolim; “Hallelujah”, Leonard Cohen, com arranjos de Daniel Lazala; “Hino de Tatuí”, Maria Ruth Luz (música) e Paulo Cerqueira Luz (letra), com arranjos de Luiz Bandolim; e “Happy”, Pharrell Williams, com arranjos de Luiz Bandolim.
A Camerata será composta da seguinte maneira: primeiros violinos – Rogers Bertinotti (spalla), José Carlos Netto, Rafaela Pires e Rodrigo Mozart; segundos violinos – Juan Marino (chefe de naipe), Fernando Henrique e José Roque Cortese; violas – William Cunha (chefe de naipe) e Janaína Almeida; violoncelos – Tiago Almeida (chefe de naipe) e Deni Feijó; baixo elétrico – Sérgio Frigério; piano – Oscar Aldama; percussão – Robson Moraes; cantor – Angelo Varella; maestro – Eduardo Augusto; arquivista – Carlos Franco; e produtor – Júlio César de Oliveira.
A Orquestra Sinfônica de Tatuí estreou ao público em dezembro de 2021 e, desde então, tem sido destaque em diversos eventos. Foi protagonista na abertura da Feira do Doce e integrou a programação do Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, em 2022, que contou com a presença do renomado maestro João Carlos Martins. Também participou da abertura do “Natal Musical” de Tatuí, em 2022, com o Coral “Espaço Feliz”, do Lar Donato Flores. Além disso, no mesmo ano (2022), já se apresentou no Especial de Dia das Mães do Projeto “Música na Praça”, e no Casamento Comunitário do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT). Em 2024, a Orquestra fez a abertura da 10ª Feira do Doce, com participação especial da cantora Zizi Possi.
A Associação Semear de Tatuí, por meio do Projeto “Orquestra Sinfônica de Tatuí”, vem cumprindo seu objetivo de natureza socioeducativa, cultural e de desenvolvimento social, além é claro, de focar no maior bem cultural da cidade: a música, fato pelo qual é popularmente chamada de “Capital da Música”, graças a Lei Estadual nº 12.544/2007. O Projeto também conta com o apoio da Prefeitura, por meio do Termo de Fomento n° 22/2023, contemplado no Chamamento Público n° 006/2023.
SOBRE O MAESTRO
Eduardo Augusto de Almeida Silva estudou Violino no Conservatório de Tatuí, concluindo o curso no ano de 2005. Na sequência, ingressou no curso de Bacharelado em Música, com especialização em Violino, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), e fez pós-graduação em Música de Câmara, na UNINTER.
Participou de diversos festivais de música pelo Brasil. Foi premiado no Concurso “Jovem Solista 2007”, junto à Orquestra Sinfônica Jovem de Guarulhos, onde atuou como solista e spalla (violino principal) entre os anos de 2007 e 2008.
Integrou e participou como convidado de diversas Orquestras, entre elas: Orquestra Sinfônica de Sorocaba; Orquestra Filarmônica de São Carlos; Orquestra Sinfônica Paulista; Orquestra Sinfônica Nacional Brasileira; Orquestra Sinfônica Jovem de Guarulhos; Orquestra Sinfônica de Atibaia; Orquestra Sinfônica Villa Lobos; Orquestra Filarmônica Bachiana; Orquestra de Câmara da USP, UNESP e Unicamp; Orquestra Sinfônica de São José dos Campos; Orquestra Sinfônica de Rio Claro; e Orquestra Sinfônica Acadêmica. Como solista também atuou frente à Orquestra de Guarulhos e Filarmônica de Itu.
Foi professor de violino no Projeto “Música e Cidadania”, no município de Atibaia; do Projeto “A Corda Toda”; do curso de extensão em violino da UNESP; de violino e conjunto de cordas no Guri Santa Marcelina; e de violino na ASSATEMEC, em Itu. No Conservatório de Tatuí atuou como regente das Orquestras de Cordas Infantil e Infanto-juvenil e como violinista concertino da Orquestra Sinfônica.
Atualmente é diretor executivo da AST (Associação Semear Tatuí), maestro da OST (Orquestra Sinfônica de Tatuí), professor de violino e regente no Centro Cultural Special Dog, fundador do grupo musical Bravo Tatuí, violinista do Trio Bravo Electro, além de professor e diretor do Instituto Musical Bravo Tatuí.
ASSOCIAÇÃO SEMEAR TATUÍ
A AST (Associação Semear Tatuí) é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo principal o desenvolvimento cultural e musical da cidade de Tatuí. Desde a sua fundação, em 2011, a Associação tem se dedicado ao incentivo e ao fomento do ensino de música, a formação de novos talentos e a difusão da música.
Atualmente, sua iniciativa mais conhecida é a Orquestra Sinfônica de Tatuí, criada em 2021, e desde 2022 administrada pela AST, que tem em sua diretoria: Eduardo Augusto, diretor executivo; Túlio Pires, diretor artístico; Luciano Maciel, diretor financeiro; e Michel Rosa, presidente do Conselho. A Orquestra desempenha um papel importante na divulgação da música erudita e popular, realizando concertos ao ar livre para toda a comunidade tatuiana.
Além da Orquestra Sinfônica, a Associação projeta oferecer aulas de instrumentos musicais e atividades didáticas em instituições de ensino de Tatuí, com o objetivo de proporcionar o acesso à música para crianças e jovens, despertando o interesse pela arte e pela cultura.
A Associação Semear Tatuí tem contribuído para o fortalecimento da cena musical da cidade, buscando formar novos talentos e incentivando a produção e o consumo de música. Com suas atividades, tem ajudado a criar um ambiente cultural mais rico e diverso em Tatuí e região.