3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. COM CONCERTO GRATUITO NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”, DUO LANÇA ÁLBUM COM OBRAS BRASILEIRAS INÉDITAS PARA…

COM CONCERTO GRATUITO NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”, DUO LANÇA ÁLBUM COM OBRAS BRASILEIRAS INÉDITAS PARA SAXOFONE E PIANO

Os músicos Rafael Migliani e Cristiane Bloes apresentarão, dia 2 de agosto, o disco “Música Nova para Saxofone e Piano”.

Diferentes nuances e paisagens sonoras são exploradas no álbum “Música Nova para Saxofone e Piano”, que reúne obras compostas especialmente para estes dois instrumentos, interpretadas pelos músicos Rafael Migliani e Cristiane Bloes. O concerto de lançamento acontecerá nesta sexta-feira (2 de agosto), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí.

O disco, viabilizado com recursos do Edital do Programa de Ação Cultural (ProAC 14/2023), da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, será lançado nesta quinta-feira (31/7) nas principais plataformas digitais de música. Ele se destaca por ser um dos primeiros do Brasil a apresentar exclusivamente composições brasileiras originais para saxofone e piano.

“A maior parte das obras presentes foi dedicada ao duo e todas as músicas foram compostas no século 21, com os respectivos compositores ativos no cenário musical contemporâneo”, comenta Cristiane. Para coroar os esforços da pesquisa do duo, que vem garimpando esse repertório por mais de dez anos, o disco traz uma obra da compositora Catarina Domenici encomendada especialmente para o projeto. Intitulada “Três Cenas Caipiras”, a música foi inspirada no modo de vida do interior paulista e é possivelmente a primeira peça brasileira para saxofone soprano e para piano escrita por uma mulher.

O álbum inclui ainda outros compositores, entre eles, Alexandre Travassos, Douglas Braga, Edson Beltrami e Hudson Nogueira, cada um contribuindo com obras inéditas para a formação; além de Liduino Pitombeira, com uma peça composta em 2011 dedicada ao saxofonista norte-americano Djamel Mami.

A parceria entre Rafael Migliani e Cristiane Bloes começou em 2001 e, em 2012 se consolidou em um duo focado no repertório brasileiro originalmente composto para saxofone e piano. “Essa proposta se revelou um desafio, especialmente devido à escassez de material disponível na época. No entanto, essa dificuldade nos incentivou a realizar pesquisa e difusão do repertório brasileiro para saxofone e piano”, detalha Migliani.

O concerto – que é gratuito ao público – tem apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, que está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro.

SOBRE OS MÚSICOS

Cristiane Bloes é pianista com mestrado e bacharelado em Música pela UNESP. Possui formação em Piano Clássico e MPB/Jazz pelo Conservatório de Tatuí. Vencedora de importantes concursos de piano, Cristiane possui uma extensa experiência em festivais e projetos musicais. Leciona piano no Conservatório de Tatuí há mais de 25 anos, onde também coordenou o curso de Piano Clássico e a área de Educação Musical.

Rafael Migliani é mestre em Música pela UFRJ e, desde 2006, é professor no Conservatório de Tatuí, onde ensina saxofone e música de câmara. Integrante do Quarteto de Saxofones SaxBrasil, se especializou na pesquisa e na difusão do repertório brasileiro para saxofone e já atuou como solista à frente de importantes bandas e orquestras do Brasil.

EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE TATUÍ, ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SAÚDE SEXUAL

O encontro, que aconteceu nas dependências da unidade escolar, teve apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇA 4º EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO PROJETO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; LUIZA GAIÃO É A ENTREVISTADA

Adriana Afonso entrevista a compositora, produtora e intérprete Luiza Gaião para a segunda temporada do Projeto “Vozes da Arte de Tatuí”.

RECITAL “BRASILIDADES”, DE PROFESSORES DE CANTO LÍRICO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Serão apresentadas obras de compositores brasileiros, destacando a diversidade e a riqueza da música lírica do País.