Desde a implementação do atendimento estendido na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Santa Rita de Cássia, em 29 de maio deste ano, 2.939 pacientes foram atendidos. Essa medida foi implantada pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Saúde, visando melhorar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir um atendimento contínuo.
A implantação do horário estendido é uma estratégia da gestão municipal para aprimorar o atendimento na Rede Municipal de Saúde e reduzir a demanda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Nos últimos dias de maio, a unidade realizou 51 atendimentos; em junho, esse número aumentou significativamente para 1.688 atendimentos; e até a última quarta-feira (24/7), já foram realizados 1.200 atendimentos em julho. Esses números demonstram a importância e a eficácia da ampliação do horário de funcionamento da ESF para toda a região Sul do município.
A Unidade de Saúde funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, para os Programas de Saúde da Família e consultas agendadas; e das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira, em feriados e em pontos facultativos, para atender casos de demanda espontânea da população.
Graças ao sucesso dessa iniciativa, o serviço já foi ampliado para a ESF da Vila Angélica, e, consequentemente, para todos os moradores da região Norte. No entanto, o horário estendido dessa unidade é de segunda a sexta-feira, das 19h à meia-noite.