Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. COM A REVITALIZAÇÃO DO CENTRO CIRÚRGICO DASANTA CASA, NÚMERO DE CIRURGIAS REALIZADASNA REDE MUNICIPAL AUMENTA…

COM A REVITALIZAÇÃO DO CENTRO CIRÚRGICO DASANTA CASA, NÚMERO DE CIRURGIAS REALIZADASNA REDE MUNICIPAL AUMENTA EM 50% POR MÊS

Publicado em:

O espaço é composto por quatro salas cirúrgicas e uma para exames (endoscopia, colonoscopia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica).

As obras de revitalização do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí foram entregues na última segunda-feira (15/7). Agora, o espaço – composto por quatro salas cirúrgicas e uma para exames (endoscopia, colonoscopia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica) – aumentará em 50% o número de cirurgias realizadas na Rede Municipal de Saúde, passando de 300 para até 450 por mês.

Para que a revitalização pudesse ser feita, foram investidos cerca de R$ 300 mil, oriundos de recursos próprios do município, que se somaram as doações de equipamentos feitas pelo Lions Clube de Tatuí, pelo Rotary Club de Tatuí e por outros parceiros.

Uma série de etapas foram seguidas para garantir a adequação às normas sanitárias vigentes e melhorar a funcionalidade do local. Para isso, foram retiradas as placas de gesso antigas, que apresentavam desgaste do tempo e instaladas placas de drywall com pintura acrílica, permitindo a higienização adequada; e as luminárias antigas foram substituídas e todas as tomadas e interruptores foram trocados conforme a norma ABNT NBR 5410.

Foram instalados dois novos focos cirúrgicos KSS de 160.000 lux e secundário de 120.000 lux de intensidade luminosa. Um foco já instalado foi adequado para 160.000 lux e secundário de 160.000 lux de intensidade luminosa, permitindo que a sala possa, no futuro, atender a alta complexidade.

O sistema hidráulico foi refeito, a caixa d’água foi trocada e novas torneiras foram instaladas conforme as normas sanitárias vigentes, juntamente com mesas e cubas de inox. Toda a pintura foi refeita com tinta lavável de alta qualidade, permitindo a higienização adequada do local. Os bate-macas de madeira, considerados inadequados, foram removidos e substituídos por novos, de composto de PU, e todas as portas do setor foram reformadas.

Os suportes de monitores de madeira foram trocados por modelos de metal padronizados pela ANVISA e um banheiro foi adaptado para uma sala de descontaminação. O expurgo foi adequado com a retirada do tanque de louça e a instalação de uma boca de lobo de inox. A rede de gases medicinais foi revisada e novas réguas de gases foram instaladas.

O parque tecnológico foi atualizado com novos aparelhos de anestesia, bisturi, mesa cirúrgica e monitores, adequando a quantidade para atender todas as salas do centro cirúrgico. Uma farmácia satélite foi instalada e a sala de prescrição foi adequada com a aquisição de computadores e impressora, possibilitando o uso integral do sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico. Um televisor de alta resolução também foi instalado para facilitar a visualização do mapa cirúrgico, comunicação do setor, treinamentos e outros usos.

Além disso, todo o piso foi refeito com sistema epóxi líquido; os vestiários foram revitalizados e novos armários de inox foram instalados para guardar os pertences dos colaboradores, eliminando o uso de armários de ferro, considerados inadequados; a sala de convivência agora tem sofá, frigobar e televisor; o fluxo da Central de Esterilização de Materiais foi adequado conforme as normas da ANVISA; e o acesso que interliga o Centro Cirúrgico ao Centro Obstétrico da Maternidade “Maria Odete Azevedo” foi preparado.

Por fim, placas luminescentes de identificação de extintores, rotas e luzes de emergência foram colocadas, além de dispensers de álcool gel, álcool antisséptico pré-cirúrgico e sabão antisséptico, cujas fórmulas foram analisadas para melhor atender às necessidades técnicas do hospital.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MÚSICA, EMOÇÃO E NOVOS ESPAÇOS CULTURAIS: FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA SEGUE ENCANTANDO NA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

Programação musical valoriza talentos locais, promove encontros emocionantes e leva cultura de qualidade ao coração da cidade.

COM RECORDE DE PÚBLICO, 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ ATRAI MAIS DE 40 MIL VISITANTES NO PRIMEIRO DIA

Evento teve início no feriado da Revolução Constitucionalista e reforça o protagonismo de Tatuí como Terra dos Doces Caseiros e Capital da Música.

GCM DE TATUÍ PRENDE PROCURADO COM APOIO DA MURALHA DIGITAL

Reconhecimento facial e monitoramento da Muralha Digital durante a Feira do Doce auxiliam na localização e na prisão de indivíduo com mandado judicial.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.