Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. “CURIOSIDADES DO ACERVO – DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO” É TEMA DO PROJETO EDUCATIVO DO…

“CURIOSIDADES DO ACERVO – DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO” É TEMA DO PROJETO EDUCATIVO DO MUSEU NOS MESES DE JUNHO E JULHO

Publicado em:

Fazem parte deste projeto uma exposição de objetos e livros salvaguardados no acervo do Museu e uma palestra sobre conservação e preservação do patrimônio.

O Setor Educativo do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, realizará, nos meses de junho e julho, o projeto educativo “Curiosidades do Acervo – Direto do Túnel do Tempo”, com uma exposição de objetos e livros do acervo e uma palestra sobre conservação e preservação do patrimônio.

Na exposição, o público poderá conferir os objetos salvaguardados no acervo do Museu, tais como: máquina de escrever Underwood nº 6; máquina de escrever Royal Grand; relógio Tagus Dipim; relógio Veglia; relógio de mesa Junghans; relógio de parede Rubinick; rádio Galena; rádio Sanyo; telefone de mesa; carta de Paulo Setúbal, onde o escritor tatuiano descreve sobre Monteiro Lobato e o sucesso do livro “Alma Cabocla”; carta do Juquita, onde José Fernandes da Silva retrata, em uma carta enviada a família, sobre os dias vividos na Segunda Guerra Mundial; entre outros. No total, são 500 objetos expostos e 1.500 livros, além de uma reserva com, aproximadamente, 20 mil itens, incluindo fotos e documentos, todos doados pela população local. Há, também, cerca de 40 objetos utilizados na Revolução de 1932.

A palestra “A importância da Conservação e Preservação do Patrimônio”, ministrada por Thony Guedes, responsável pela Reserva Técnica do Museu, ocorrerá nos dias 18 e 19 de junho (terça e quarta-feira), mediante agendamento direto com o Setor Educativo do Museu. Ela abordará a importância da conservação e da preservação do patrimônio cultural e histórico em um mundo em constante mudança, onde o ritmo do desenvolvimento muitas vezes ameaça os vestígios do passado. “É fundamental reconhecer o valor intrínseco desses tesouros e a necessidade urgente de protegê-los para as gerações futuras. Cada um desses tesouros é um elo vital na corrente que nos liga ao passado, transmitindo conhecimento, identidade e memória de geração em geração”, destaca Thony.

Fazem parte da equipe do Setor Educativo do Museu, além de Thony, Ozias Bispo dos Santos, Emilene Vieira Fiuza de Oliveira, Leila Maria Leite Miranda, Regiane Domingues Francisco e Rose Mary Raymundo Falchi, além da estagiária Laura Beatriz Moreira.

Mais informações sobre este Projeto podem ser obtidas pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com ou museupaulosetubal@gmail.com. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro e está aberto para visitação de terça-feira a domingo das 9h às 17h.

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo