Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. NO MÊS DEDICADO AO MEIO AMBIENTE, MUSEU APRESENTA EXPOSIÇÃO “HISTÓRIAS QUE OS RIOS CONTAM” DE…

NO MÊS DEDICADO AO MEIO AMBIENTE, MUSEU APRESENTA EXPOSIÇÃO “HISTÓRIAS QUE OS RIOS CONTAM” DE MINGO JACOB

Publicado em:

O artista plástico explora as ricas histórias dos rios por meio de 20 telas inéditas de pintura à óleo, transportando o visitante para as raízes mais profundas da cultura.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, apresentará, no período de 6 a 28 de junho, a exposição “Histórias que os rios contam”, do artista plástico Mingo Jacob. A mostra – contemplada pelo Edital de Cultura nº 05/2023 “Josué Fernandes Pires” – estará aberta para visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Mingo Jacob apresenta um projeto cultural que explora as ricas histórias dos rios por meio de 20 telas inéditas de pintura à óleo. Ele não apenas celebra as histórias que os rios contam, mas também destaca a importância vital desses corpos d’água para as comunidades rurais.

O público é convidado a refletir sobre sua relação com a natureza, a valorizar a riqueza das histórias que fluem ao longo das correntezas e a se conectar com as narrativas e os personagens que habitam as margens dos rios para embarcar em uma experiência imersiva e emocionante. Ao explorar as complexidades e as riquezas dos rios, a exposição celebra a diversidade e a vitalidade das comunidades ribeirinhas, enriquecendo o entendimento sobre o papel fundamental dos rios em nossas vidas.

“Histórias que os rios contam” transporta o visitante para as raízes mais profundas da cultura por meio das telas do artista. Nelas, lavadeiras tecem seus sonhos, pescadores desvendam segredos aquáticos, canoeiros navegam em busca de aventuras e animais cruzam as águas em uma dança da natureza.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, local da exposição, está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.

SOBRE O ARTISTA PLÁSTICO

Mingo Jacob iniciou sua carreira artística no final dos anos 70, desenvolvendo trabalhos como desenhista em diversos eventos da época. Conheceu Jaime Pinheiro e principiou no ofício da Serigrafia.

Na pintura em óleo sobre tela, começou seus estudos com a professora Therezinha Pinto, que, com seus ensinamentos, o iniciou definitivamente no mundo da pintura à óleo. Em 2008, se aperfeiçoou em Pintura Acadêmica, na Associação Paulista de Belas Artes, em São Paulo.

Foi presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região (Amart) e, em 2012, realizou a exposição “Tatuí na visão do Artista”, dando visibilidade artística a diversos patrimônios históricos da cidade. Também participou de salões, exposições coletivas e individuais, obtendo diversas premiações. Em 2018, realizou a exposição “Terra de Paulo Setúbal”, no Hotel Del Fiol, e em 2021 no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Suas obras serviram de inspiração para o “19º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, realizado pela Prefeitura de Tatuí para alunos das Redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino. Por sua relevante atuação no cenário tatuiano e na difusão das artes plásticas, Mingo é membro do júri do Concurso Paulo Setúbal na modalidade Artes Visuais.

Nos anos de 2022 e 2023, com a exposição “Terra de Paulo Setúbal”, circulou pelas cidades de Capela do Alto, Cesário Lange, Cerquilho, Quadra, Porangaba, Laranjal Paulista e Tatuí com o intuito de descentralizar a cultura aos municípios de pequeno porte.

Compartilhe:

Outras

Notícias

“BIBLIOTECA ITINERANTE – INTERVALO LITERÁRIO” PROMOVE ENCONTRO COM O ESCRITOR RENATO J. MELLO NA E.E. PEI “PROF. ARY DE ALMEIDA SINISGALLI”

No bate-papo com Renato J. Mello, os alunos terão a oportunidade de interagir com um escritor, extraindo, de forma enriquecedora, tudo o que a escrita e a leitura podem proporcionar.

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TATUÍ, EM PARCERIA COM O SENAI, INICIA A PRIMEIRA TURMA DO CURSO INÉDITO DE COMANDOS ELÉTRICOS

Há previsão de abertura de novas turmas; os interessados devem procurar o Centro de Formação Profissional de Tatuí – Parceria SENAI.

TATUÍ REALIZA A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE NESTA QUINTA-FEIRA (13/6)

Esta Conferência é uma etapa preparatória para a “7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas” e para a “6ª Conferência Nacional das Cidades”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo