Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. CEU DAS ARTES RECEBE ESPETÁCULO DE TEATRO MUSICAL EM HOMENAGEM AO ARTISTA ADONIRAN BARBOSA

CEU DAS ARTES RECEBE ESPETÁCULO DE TEATRO MUSICAL EM HOMENAGEM AO ARTISTA ADONIRAN BARBOSA

Publicado em:

Produzido pela Manduca Produções, “Trem das Onze” é escrito e dirigido por Tchello Gasparini, com direção de movimento de Ana Cristina Machado.

O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, da Prefeitura de Tatuí, será palco, neste sábado (1º de junho), do espetáculo de teatro musical “Trem das Onze”, da Manduca Produções. A apresentação será em duas sessões gratuitas ao público: às 15h30 e às 18h.

Escrita e dirigida por Tchello Gasparini, com direção de movimento de Ana Cristina Machado, a produção é uma homenagem ao artista Adoniran Barbosa e conduz o público a uma viagem pelos bairros paulistanos por meio das músicas e das histórias deste icônico sambista. Personagens como Iracema, Inês e Nicola ganham vida no palco, proporcionando uma experiência repleta de música, dança e emoção.

Com classificação livre e duração de 50 minutos, a peça remonta as aventuras do palhaço Barão do Manduca pelas ruas de São Paulo, sempre na companhia de seu violão e de seus fiéis parceiros, Joca e Matogrosso. Com dramaturgia lúdica, combina a linguagem do palhaço com o samba e diversas formas de dança, interpretando oito músicas clássicas do sambista. Além de homenagear Adoniran Barbosa, o espetáculo celebra o radialista e compositor Nicola Caporrino, pioneiro do rádio em Tatuí e parceiro de Adoniran, com o intuito de criar um vínculo entre o sambista da Capital Paulista e o compositor do interior, destacando sucessos como “Samba do Arnesto”.  Este tributo busca criar um vínculo entre o sambista da capital e o compositor do interior, destacando sucessos como “Samba do Arnesto”.

Nas últimas semanas, “Trem das Onze” já foi exibido em escolas públicas, na Casa do Bom Velhinho, no Longevitá Centro Dia 60+ & Residencial Sênior e no Lar São Vicente de Paulo, sendo um sucesso entre as crianças e os idosos e promovendo a integração entre essas gerações.

O espetáculo de teatro musical “Trem das Onze” foi contemplado pelo Edital de Cultura nº 02/2023 – “Carlos Ribeiro”, da Prefeitura de Tatuí, e tem em sua ficha técnica os seguintes profissionais: Tchello Gasparini (diretor teatral, músico e palhaço); Ana Cristina Machado (bailarina e musicista); Hugo Muneratto e Bob Vieira (músicos atuantes); e Kai Moura (contrarregra e assistente de produção).

A entrada para assistir à peça é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início de cada sessão. Após a primeira apresentação, será realizada uma roda de conversa para discutir o processo criativo, as inspirações e as questões levantadas pelo espetáculo. O CEU das Artes está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, n° 475, Vila Santa Helena.

SOBRE TCHELLO GASPARINI

Diretor teatral, ator, músico, compositor e professor, é natural da cidade de Tatuí. Formado em Artes Cênicas com Bacharelado em Direção Teatral pela Universidade de São Paulo (USP), foi estudante de Violino e de Teatro no Conservatório de Tatuí, retornando como professor de Consciência Corporal no curso de Musicalização Infantil da instituição, onde trabalhou até o ano de 2018.

Como músico, tem desenvolvido trabalhos constantemente na cidade e na região, tanto como músico da noite quanto como compositor – em parceria com o curso de Produção Fonográfica da FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” lançou o seu primeiro EP em 2018. Recentemente ganhou prêmios de “Melhor Letra” com as músicas “A voz da cidade” e “Pranto para Belchior”, nos festivais Itapê Canta e Lollo Terra, respectivamente.

Como artista teatral, é o fundador do Coletivo de Galochas, de bastante relevância dentro do cenário de teatro de grupo na Capital Paulista. A pouco tempo, Tchello foi o cover do protagonista no espetáculo “Escola do Rock”, do Atelier de Cultura, no ano de 2019, na capital.

Atualmente, Tchello Gasparini é instrutor de teatro da Prefeitura de Cesário Lange, mantém os seus projetos musicais ativos, como a banda Bicho do Brejo (contemplada pela Lei Aldir Blanc) e suas músicas autorais, sendo contemplado pelo Prêmio Paulo Setúbal e pelo edital de ocupação do Teatro Procópio Ferreira com esse projeto; além de dirigir e atuar no espetáculo “Trem das Onze”, em parceria com a coreógrafa Ana Cristina Machado.

SOBRE ANA CRISTINA MACHADO

É bailarina, coreógrafa e arte-educadora, natural da cidade de Tatuí, graduada em Educação Artística com habilitação em Desenho pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí. Foi estudante do curso de Piano no Conservatório de Tatuí, tem pós-graduação em Capacitação Docente em Música Brasileira pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduação em Dança pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e Especialização em Artes pela Unesp com DRT Bailarina.

Se especializou em Sapateado e Jazz com professores renomados no Brasil e no exterior, tendo recebido prêmios em Festivais como coreógrafa e bailarina solo sapateado. Foi coreógrafa da Orquestra de Metais Lyra Tatuí, com turnês pelo Brasil e Europa, além de ter produzido inúmeros espetáculos de dança, entre eles, “Descompasso” (contemplado pelo “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, em 2021).

No momento, atua no espetáculo “Trem das Onze”, contemplado pela Lei Aldir Blanc (2021) e pelo Edital de Ocupação Artística do Teatro Procópio Ferreira de Tatuí (2022); e produz a Mostra de Dança “Coreografando 1, 2, 3”, contemplado pelo “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”.

Participa ativamente de congressos, cursos e festivais, sempre com o intuito de se aprimorar nas áreas da Dança e da Arte em geral. É sócio-proprietária e diretora artística do Balleteatro Fred Astaire, arte-educadora da Rede Estadual de Ensino (E.E. “Prof.ª Lienette Avalone Ribeiro”) e aluna do curso de Regência do Conservatório de Tatuí.

Compartilhe:

Outras

Notícias

PREFEITURA REALIZA SETE PLANTÕES TIRA-DÚVIDAS DOS DOIS EDITAIS REFERENTES AO SALDO REMANESCENTE DA LEI PAULO GUSTAVO

As ações acontecerão nos dias 25 e 26 de junho e 2, 4, 11, 16 e 18 de julho, das 9h às 11h e das 13h às 17h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”.

PESSOA PORTADORA DE FIBROMIALGIA TEM ATENDIMENTO PRIORITÁRIO EM TATUÍ; CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO PODE SER ADQUIRIDA NO CIR – CENTRO INTEGRADO DE REABILITAÇÃO

A Carteira de Identificação da Pessoa Portadora de Fibromialgia é reconhecida como documento hábil para garantir atenção integral e atendimento prioritário nos serviços públicos e privados do município de Tatuí.

NOVA APRESENTAÇÃO DE MATHEUS FRANZ QUINTETO COM O CONCERTO “NOVAS NOTAS” É REALIZADA NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

O último concerto será neste domingo, dia 23 de junho, às 16h.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo