3. Destaque
  5. PREFEITURA INAUGURA O CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ATENDIMENTO AO AUTISTA “MARIA LÍGIA MIRANDA CORTESE”

Dedicado à inclusão, ao aprendizado e ao desenvolvimento, o novo espaço tem capacidade para atender até 250 autistas com idade a partir dos 2 anos, que estejam regularmente matriculados na Rede Municipal de Educação.

Um espaço dedicado à inclusão, ao aprendizado e ao desenvolvimento, com capacidade para atender até 250 autistas com idade a partir dos 2 anos e que estejam regularmente matriculados na Rede Municipal de Educação. Este é o recém-inaugurado CMEAA – Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Autista “Maria Lígia Miranda Cortese”, da Prefeitura de Tatuí.

O ato inaugural ocorreu no fim da tarde de sexta-feira (5/4) e foi resultado de um esforço conjunto entre a Prefeitura e o Ministério Público Estadual, com investimento total de R$ 1,4 milhão. Com 750 m² de área construída, em um terreno de 12 mil m², o Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Autista está situado na Rua Orlando Floriano, sem nº, no Jardim Esplanada, e foi pensado para que a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenha oportunidades para descobrir suas habilidades.

Neste espaço, há 26 salas de atendimento para oferecer um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento, incluindo serviços de fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, musicoterapia, terapia ocupacional, nutricionista e serviço social. Esses profissionais têm à disposição equipamentos de integração sensorial, cozinha experimental, brinquedoteca, simulação de atividades de vida diária e escolar, sala de musicoterapia e multimeios, banheiros adaptados para ostomizados e jardim sensorial.

O Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Autista foi desenvolvido para ampliar os atendimentos e as ações por meio da articulação e do compartilhamento de saberes, práticas e aperfeiçoamento de toda a equipe pedagógica. “O CMEAA desempenha um papel crucial, fornecendo acompanhamento terapêutico pedagógico e apoio individualizado. Ele representa um compromisso com a garantia de que todas as pessoas com autismo tenham acesso a uma educação de qualidade, levando-as a alcançar seu pleno potencial, contribuindo de forma significativa para a sociedade”, destacou a secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio.

No local, será oferecido no contraturno da sala de aula regular, o acompanhamento terapêutico pedagógico aos alunos, inicialmente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que apresentam dificuldades em relação ao acesso, permanência e aprendizagem no contexto escolar. A diretora de Educação Especial da Secretaria da Educação, Rosângela Domingues, explicou que todo o trabalho terapêutico acontecerá por meio de observações no ambiente escolar e de articulação com a escola, a família e os profissionais do Atendimento Educacional Especializado, sendo elaborado um Plano de Desenvolvimento Individual, que será trabalhado por todos os envolvidos.

De acordo com a diretora do CMEAA, Ana Paula Camargo Bonassoli, tudo foi planejado com acessibilidade e de forma acolhedora, utilizando cores claras que neutralizam o ambiente, permitindo assim transmitir serenidade e aconchego em todos os espaços. “Os recursos e equipamentos nas diversas salas auxiliarão nas atividades sensoriais, despertando o interesse dos alunos em descobrirem novas formas, cores, sons e habilidades, que colaboram para que eles respondam adequadamente à luz, ao som e aos cheiros, além de melhorarem o foco e até a ansiedade”, salientou. Ana Paula afirmou que com a sala de multimeios, há várias possibilidades de recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e ao conhecimento, favorecendo o convívio social e o desenvolvimento da comunicação. “Todos esses recursos e equipamentos, aliados ao conhecimento e à prática pedagógica do fazer significativo, do planejamento e da sistematização dos processos de aprendizagem que o serviço educacional considera fundamental para a formação, o desenvolvimento, o acesso e a permanência no ambiente escolar, serão oferecidos aos estudantes que usufruírem da estrutura deste Centro”, destacou a diretora.

Em seu discurso, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, parabenizou todos os servidores envolvidos nesta conquista da Cidade Ternura. “Este é um momento de imensa emoção e felicidade. Nosso município é agora uma referência em todo o Brasil para o atendimento de crianças e adolescentes autistas. Em Tatuí, trabalhamos e acreditamos na inclusão!”, finalizou o chefe do Poder Executivo.

Além das autoridades já citadas acima, estiveram presentes nesta inauguração a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; os vereadores Antônio Marcos de Abreu (vice-presidente da Câmara Municipal), Renan Cortez, Paulo Sergio de Almeida Martins, Micheli Vaz, Valdir de Proença, Levi Soares e João Francisco de Lima Filho; os secretários municipais Nicolau Rodrigues dos Santos Neto Júnior (Saúde), Douglas Dalmatti Alves Lima (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer), Marcel Soares (Obras e Infraestrutura); e Fabiana Grechi (Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e Serviços Públicos e Zeladoria); e o chefe de gabinete da Prefeitura, Patrício Antunes Pereira.

EXPOSIÇÃO “NÓS E ENCANTOS”, DE LILIANA ROSA DOS REIS, ACONTECE NO CEU DAS ARTES

A artista apresenta o Macramê, uma técnica artesanal que utiliza linhas entrelaçadas manualmente para criar nós, sem a necessidade de agulhas.

CAPS-II RECEBE O PROJETO “BIBLIOTECA ITINERANTE – INTERVALO LITERÁRIO”

A ação apresenta – na semana em que se comemora o Dia Municipal da Literatura Tatuiana – a escritora Raquel Prestes, com a contação de história de seu livro “O Senhor Compratudo”.

NA COPA SÃO PAULO ADULTO DE BASQUETE, GRUPO BT/CLUBE DE CAMPO/TATUÍ MANTÉM A LIDERANÇA E A INVENCIBILIDADE

Na última sexta-feira (26/4), no Ginásio “Manoel Soares”, do Clube de Campo de Tatuí, o time tatuiano venceu o F.R. Avaré por 71 x 57.