3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. CONCERTO DE MÚSICA BRASILEIRA PARA SAXOFONE E PIANO ACONTECE NO CENTRO CULTURAL DE TATUÍ

Os protagonistas da noite são os músicos Giancarlo Medeiros, saxofonista barítono, e Miriam Braga, pianista.

Nesta quinta-feira (21/3), às 19h, o Centro Cultural, da Prefeitura de Tatuí, será palco de uma noite musical especial. O concerto “Brasilidade – Música Brasileira para Saxofone e Piano”, com Giancarlo Medeiros e Miriam Braga, promete encantar a plateia com um repertório composto exclusivamente por obras de compositores brasileiros.

Contemplada pelo Edital de Cultura nº 01/2023 – “Maria Ruth Luz”, da Prefeitura de Tatuí, a iniciativa visa difundir a cultura musical brasileira, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar o timbre profundo do saxofone barítono e as nuances expressivas do piano. Ao mesmo tempo, busca preencher uma lacuna deixada pelas mídias de massa, que nem sempre dedicam espaço para a riqueza cultural do país.

O concerto será composto por obras especialmente escritas para o duo de saxofone barítono e piano, destacando-se pela diversidade de estilos e ritmos que caracterizam a música brasileira. O repertório foi selecionado levando em consideração a acessibilidade das obras, garantindo que o público possa apreciá-las plenamente, mesmo sem conhecimentos musicais prévios. A estética das obras escolhidas explora o timbre único do saxofone barítono e do piano, refletindo as influências da música urbana brasileira do século XX. Além da apresentação musical instrumental ao vivo, o duo realizará explanações sobre as obras e os instrumentos utilizados, proporcionando uma experiência enriquecedora e informativa.

Os protagonistas da noite são os músicos com experiência e reconhecimento nacional e internacional: Giancarlo Medeiros, saxofonista barítono, músico e educador que compartilha seu conhecimento e paixão pela música com seus alunos, mestrando em Música pela UFRJ, pós-graduado em Educação Musical e que desenvolve uma intensa pesquisa sobre o repertório para saxofone barítono; e Miriam Braga, pianista de renome internacional, com uma vasta discografia dedicada à música brasileira, mestre em Música pela UFRJ, atua como solista e recitalista, é professora e pesquisadora, contribuindo significativamente para o cenário musical brasileiro.

O Centro Cultural de Tatuí, local do concerto, está situado na Praça Martinho Guedes, n° 12, Centro.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI