Ir para o conteúdo

Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. OFICINA DE FORRÓ PARA DEFICIENTES VISUAIS E PESSOAS VIDENTES ACONTECE NESTE SÁBADO (16/9), NO MUSEU…

OFICINA DE FORRÓ PARA DEFICIENTES VISUAIS E PESSOAS VIDENTES ACONTECE NESTE SÁBADO (16/9), NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Publicado em:

A atividade será conduzida pelo professor e coreógrafo de Danças de Salão, Luís Fernando da Silva Pinto.

Contemplada pelo 3º Festival de Arte e Cultura, da Prefeitura de Tatuí, a Oficina “Xote no Escuro”, de Luís Fernando da Silva Pinto, acontece neste sábado (16/9), às 14h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

A atividade de forró é destinada para deficientes visuais e pessoas videntes. Ela se utiliza, de forma auditiva, das movimentações iniciais do Xote e de métodos sinestésicos, junto com invasão e ausência, trabalhando com algumas formas sensoriais. O conceito da dança é de extrema relevância para todo o decorrer do curso, para que todos se sintam incluídos e seguros em dançar com outras pessoas.

De acordo com o professor Luís Fernando, existe uma carência de espaço e oportunidades para deficientes visuais no universo da Dança de Salão e a proposta desta Oficina inclusiva pode ser um passo importante para a promoção da acessibilidade dessas pessoas nas atividades ligadas a dança. “Esta ação é para indivíduos cegos, com baixa visão e todos aqueles que queiram participar, sem exceção. A dança tem um papel fundamental na inclusão social de pessoas com deficiência visual, proporcionando uma experiência única de expressão corporal, superação de limitação e integração com a sociedade. Além disso, a dança de salão é uma atividade física que pode trazer diversos benefícios para a saúde e o bem-estar, como: melhoria da postura, equilíbrio, coordenação motora e autoconfiança”, completa Luís Fernando.

O especialista acredita também que essa iniciativa pode contribuir para a quebra de preconceitos e estereótipos que ainda existem em relação à dança e às pessoas com deficiência, promovendo uma sociedade mais inclusiva.

Os interessados em participar da Oficina “Xote no Escuro” devem se inscrever no link https://bit.ly/46dK5Ua. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.

SOBRE O PROPONENTE

Luís Fernando da Silva Pinto é professor e coreógrafo de Danças de Salão desde 2009, e formado em Educação Física. Participou de vários cursos específicos, com ênfase na preparação de professores, entre eles o CARDAS (Curso de Aperfeiçoamento e Reciclagem nas Danças de Salão), do mestre Marcelo Granjeiro, e o Curso de Capacitação em Forró (módulos I e II), do mestre Ivan Ribeiro. Também participou de diversos congressos e workshops ligados ao Samba de Gafieira, Sertanejo, Zouk, Salsa e Forró.

É professor concursado de Danças de Salão na Oficina Municipal de Artes de Boituva, sendo o responsável por ministrar aulas regulares e dirigir festivais temáticos de dança. Lá também possui o grupo “Ritmo A Dois”, formado por alunos regulares de Danças de Salão, que mantém um maior destaque técnico para participar de grandes apresentações e concursos de dança, representando a cidade de Boituva. Há mais de 10 anos é professor e coreógrafo no Núcleo da Terceira Idade (NUTI), de Boituva.

Foi fundador, professor, coreógrafo e diretor do grupo de dança “Forró do Bão”, onde desenvolve estudos e trabalhos coreográficos com base em toda a diversidade do Forró e das Danças Populares Nordestinas.

Como coreógrafo e dançarino, participou dos seguintes campeonatos de danças: Salto Fest 2014, no qual obteve o 1° lugar com uma coreografia de Samba; Salto Fest 2018, no qual obteve o 1° lugar com uma coreografia de Baião; e Troféu Forró para o Mundo, no qual foi Campeão Mundial na modalidade “Forró Cênico”, categoria Profissional. Em 2018, participou como professor convidado de Forró do evento organizado pela Secretaria de Cultura de São Paulo, o “Forró Patrimônio”, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

Possui o curso on-line “ABC do Forró”, com módulos do iniciante ao avançado, ensinando o Xote e Baião no Forró Pé de Serra e no Forró Eletrônico. Ministrou workshops, de forma on-line, no Forró para o Mundo Festival (2020) e Imersão no Forró e Dancing Pass Week (2021). Em 2021, começou a desenvolver um trabalho de dança inclusiva na Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (APODET). É idealizador e professor do Projeto “Dançando às Escuras”, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Boituva.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MÚSICA, EMOÇÃO E NOVOS ESPAÇOS CULTURAIS: FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA SEGUE ENCANTANDO NA 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

Programação musical valoriza talentos locais, promove encontros emocionantes e leva cultura de qualidade ao coração da cidade.

COM RECORDE DE PÚBLICO, 11ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ ATRAI MAIS DE 40 MIL VISITANTES NO PRIMEIRO DIA

Evento teve início no feriado da Revolução Constitucionalista e reforça o protagonismo de Tatuí como Terra dos Doces Caseiros e Capital da Música.

GCM DE TATUÍ PRENDE PROCURADO COM APOIO DA MURALHA DIGITAL

Reconhecimento facial e monitoramento da Muralha Digital durante a Feira do Doce auxiliam na localização e na prisão de indivíduo com mandado judicial.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.