3. Cultura
  5. DE 18 A 24 DE SETEMBRO, MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” PARTICIPA DA “17ª PRIMAVERA DOS…

DE 18 A 24 DE SETEMBRO, MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” PARTICIPA DA “17ª PRIMAVERA DOS MUSEUS” COM DIVERSAS AÇÕES CULTURAIS

Durante os sete dias, a exemplo do que será feito em museus de todas as partes do Brasil, uma série de atividades culturais está programada no Museu tatuiano.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, participará da programação nacional da “17ª Primavera dos Museus”, que acontecerá na próxima semana, de 18 a 24 de setembro.

A temporada cultural é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. O objetivo é estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.

Neste ano, o tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas” é a inspiração para a realização das atividades da 17ª Primavera dos Museus, oferecendo oportunidades para a reflexão sobre a construção da democracia de seus agentes.

Durante os sete dias da “Primavera dos Museus”, a exemplo do que será feito em museus de todas as partes do Brasil, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” promoverá uma série de atividades para seus visitantes.

De 18 a 24/9 (segunda-feira a domingo), das 9h às 17h, na sede do Museu tatuiano, dois espaços lúdicos estarão disponíveis para visitação: um sobre os quilombolas, com fotos, peças de artesanatos e instrumentos musicais, além da exibição de um vídeo sobre os moradores do Quilombo do Cafundó, situado em Salto de Pirapora (SP), que busca manter viva a tradição dos seus ancestrais, como a fabricação da boneca “abayomi” e o uso da língua própria “quimbundo”; e outro espaço sobre os indígenas, com exposição de peças e objetos salvaguardados no acervo do Museu, resgatando a memória dos primeiros habitantes de Tatuí.

A abertura oficial da semana de atividades será às 19h do dia 18/9 (segunda-feira), com a exposição “Memórias afetivas de um apartamento”, promovida por meio de uma parceria de Cristian Lourenço, Daniel Passos, Thiago Martins e amigos. Com fotos de artistas LGBTQIAPN+ de várias áreas de trabalho de Tatuí, com tecidos nas cores da bandeira, complementados com croquis, pintura, arte e outros, a exposição chama a atenção para o universo LGBTQIAPN+ com muita emoção e com a sensação de “eu posso ser quem eu quiser”.

No dia seguinte (terça-feira, 19/9), estão programadas duas ações: às 14h30, a vivência “Colagem com folhas e pintura com tintas naturais”, onde as crianças poderão explorar e manipular o que encontrarem na Praça Manoel Guedes, ao redor do Museu, além de realizarem pinturas com tintas naturais; e às 19h, a noite de lançamentos e autógrafos de três livros de Renato J. Mello, seguido de bate-papo com o escritor tatuiano.

Às 19h30 de quarta-feira (20/9), será a vez do público, maior de 14 anos de idade, conferir o espetáculo “Armário de Vidro”, do Núcleo Encena, que conta a história de Ian e Sebastian, um casal que vive um relacionamento cheio de dilemas, preconceitos, dúvidas e medos. A peça traz reflexões sobre questões da comunidade LGBTQIAPN+.

Já no dia 21/9 (quinta-feira), duas atividades estão programadas: às 14h, a Oficina “Luz, câmera escura, ação”, sobre o processo de criação de uma câmera escura, ministrada por Emiliano Capozoli, do Pontos MIS; e às 19h, a palestra “Capoeira: um ato de resistência!”, com o professor Paulinho.

Outra palestra acontecerá na sexta-feira (22/9), às 17h, com Jovana Fernandes – da terra indígena Tawamirim, no Amazonas – com o tema “O outro lado da história: a cultura viva e presente”. Jovana compartilhará costumes, crenças, maneiras de falar, rotina, alimentação, enfim, a cultura viva e presente do seu povo Apurinã. Mais tarde, às 19h, terá a “Noite da Seresta com Ternura – Especial 10 anos”, com o Grupo “Seresteiros com Ternura”, e homenagem ao ilustre tatuiano Roque Bráulio; tal evento faz parte também do 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.

E no sábado (23/9), às 15h30, o músico Felipe Reis promoverá um Recital de Violão.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com e museupaulosetubal@gmail.com.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.