Ir para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. EM DOIS SÁBADOS DE AGOSTO, MUSEU “PAULO SETÚBAL” TERÁ ATIVIDADES SOBRE A EXPOSIÇÃO “OCUPAÇÃO EXPEDYCTO…

EM DOIS SÁBADOS DE AGOSTO, MUSEU “PAULO SETÚBAL” TERÁ ATIVIDADES SOBRE A EXPOSIÇÃO “OCUPAÇÃO EXPEDYCTO LYMA”

Publicado em:

A participação é gratuita nos dias 12 e 26 de agosto, às 15h; bem como na visitação da exposição, até o dia 30 de setembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Atividades relacionadas à exposição “Ocupação Expedycto Lyma”, que está em cartaz desde a última sexta-feira (4/8) no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, acontecerão em dois sábados deste mês de agosto no mesmo local.

A primeira delas será a exibição de Sentimento Mortal (2001-2002, Expedycto Lyma), neste sábado (12/8), às 15h, com apresentação do curador Felipe Abramovictz. A obra apresenta um verdadeiro bangue-bangue, com muita adrenalina no estilo range policial. A disputa entre dois amigos justiceiros, Severiano e Diego Severo, quando o filho de Diego assassina a esposa de Severiano.

Depois, no último sábado do mês (26/8), às 15h, haverá a exibição de O Filho de Dioguinho, (1981, Expedycto Lyma), seguida de uma conversa com o curador Felipe Abramovictz sobre a obra de Expedycto. O filme conta uma história baseada nos casos de Dioguinho, o matador. Uma rixa antiga envolve o amor de Dioguinho Jr e Marina: o pai dela, o coronel Tibúrcio é o bandido que matou seu pai. Muito amor, muitos tiros e muita ação!

A participação do público é gratuita. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com e museupaulosetubal@gmail.com.

SOBRE A EXPOSIÇÃO

A abertura oficial de “Ocupação Expedycto Lyma” contou com o pronunciamento do diretor de Cultura e gestor do Museu, Rogério Vianna, bem como do curador da exposição, Felipe Abramovictz. Amigos e familiares prestigiaram a noite, que foi abrilhantada pelos cururueiros de Tatuí (Rubinho, Josué Pereira e Dito Leiteiro).

Logo após, foi realizada a leitura de poemas e a exibição de “O Misterioso Senhor Moretti” (1980, Expedycto Lyma), com cenas filmadas no Museu “Paulo Setúbal”. Expedycto Lyma esteve presente na sessão do filme que narra a história misteriosa e de terror, onde, para conquistar sua amada, Rogério procura um homem conhecido por arranjar a vida de muita gente com seus poderes diabólicos, o Senhor Moretti. Mas, uma vez feito, não pode ser desfeito!

A exposição “Ocupação Expedycto Lyma” propõe um percurso pela trajetória do cineasta e artista circense Expedycto Lyma, nascido em Tietê e radicado em Tatuí. Trata-se de um raro documento da obra de um criador popular brasileiro que, a partir de recursos próprios e inquebrantável tenacidade, soube percorrer o Estado de São Paulo com seu circo-teatro (entre o fim da década de 1960 e os anos 1970) e com seu cinema ambulante (após 1979).

Todo o trabalho foi concebido tendo como base de pesquisa as entrevistas realizadas pelo pesquisador Felipe Abramovictz desde 2020. A iniciativa permitiu ações de recuperação do acervo pessoal do artista, o que incluiu catalogação completa, recuperação e digitalização do seu arquivo em película e em vídeo; bem como de seus manuscritos, que incluem poesias, letras de músicas e, especialmente, suas peças teatrais.

Além da curadoria e pesquisa de Felipe Abramovictz, a exposição tem cenografia de Jaime Pinheiro; programação e produção de Luna Alkalay; produção executiva de Deco Gedeon; design gráfico de Victória Lobo; e apoio cultural de jornal O Progresso de Tatuí.

“Ocupação Expedycto Lyma” estará em cartaz até 30 de setembro e pode ser vista, gratuitamente, de terça-feira a domingo das 9h às 17h.

SOBRE EXPEDYCTO LYMA

Produtor, poeta, roteirista, diretor, ator, diretor de arte, técnico de efeitos especiais, trilheiro, divulgador, bilheteiro e sobretudo um artesão da cena. Expedycto Lyma realizou mais de 20 longas-metragens, 10 deles em super-8 (entre 1979 e 1984), o que o torna o mais profícuo realizador do País na bitola em longas-metragens de ficção.

Com extensa trajetória no circo-teatro, foi dono de companhia, ator, dramaturgo, atuou como palhaço (quando recebeu as alcunhas de Alemão e Polaco) e, além disso, exerceu a profissão de marceneiro para garantir o sustento. Estes diferentes ofícios, porém, não se dissociam em nenhum momento do seu fazer artístico e são parte do seu modo de pensar o cinema, questão essa que tem como ponto chave o “pavilhão” por ele construído para, de forma circulante, exibir seus filmes em bairros distantes do centro urbano. Essas sessões eram por vezes precedidas de números cômicos nos quais o próprio Expedycto entrava em cena. Após alguns anos dedicado ao teatro, o artista voltou a filmar em VHS no fim dos anos 1990, quando teve que buscar novas maneiras de viabilizar sua produção, sempre com auxílio de amigos, entusiastas do seu cinema e antigos parceiros de cena dos tempos do circo.

Compartilhe:

Outras

Notícias

TATUÍ APRESENTA RESULTADOS DA MURALHA DIGITAL EM FÓRUM REGIONAL SOBRE CIDADES INTELIGENTES

O prefeito Miguel é um dos palestrantes confirmados no evento que reunirá prefeitos, gestores e servidores públicos na próxima semana, em Sorocaba, para tratar da transformação digital das administrações municipais.

MAIS DE 1900 PORÇÕES DE DROGAS SÃO APREENDIDAS PELA GCM DE TATUÍ EM AÇÕES DE PATRULHAMENTO

As ações ocorreram em diferentes bairros da cidade, com destaque para as regiões do Jardim Wanderley, Vila São Lázaro e Vila Esperança.

100 DIAS DE GOVERNO: INVESTIMENTOS NO TURISMO FORTALECEM ECONOMIA LOCAL

Entre os destaques estão o lançamento do “Roteiro Turístico & Gastronômico de Férias”, a realização do “Tatuí Folia 2025 – O Carnaval da Família” e da “2ª Feira da Mulher Empreendedora” e melhorias na infraestrutura dos prédios e praças culturais.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.