Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. MUSEU “PAULO SETÚBAL” APRESENTA PROJETO EDUCATIVO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO CULTURAL E HISTÓRICA

MUSEU “PAULO SETÚBAL” APRESENTA PROJETO EDUCATIVO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO CULTURAL E HISTÓRICA

Publicado em:

Estarão expostas imagens e maquetes sobre prédios de Tatuí tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural.

Terá início nesta sexta-feira (11/8) e seguirá até o dia 31/8 (quinta-feira), das 9h às 17h, o Projeto “Ontem e Hoje – A importância da preservação!”, promovido pelo Setor Educativo do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí.

A ação faz parte da programação do 197º aniversário da “Cidade Ternura” e, para complementar o tema do Desfile Cívico de 11 de agosto – “Tatuí, tens filhos de grandes méritos, é justo que os louvemos” -, a equipe do Educativo preparou para o público diversos banners com nomes de ruas, identificando e homenageando pessoas importantes da cidade, entre elas: Manoel Guedes Pinto de Mello (Manduca); Gualter Nunes; Theófilo Andrade Gama; Chico Pereira (Francisco Evangelista Ferreira de Almeida); Chiquinha Rodrigues (Francisca Pereira Rodrigues); Coronel Aureliano Mascarenhas de Camargo; Coronel Firmo Vieira de Camargo; Coronel Cornélio Vieira de Camargo; Capitão Lisboa (José Lisboa de Almeida); e Alberto de Melo Seabra.

Neste Projeto, haverá também uma exposição de maquetes com prédios de Tatuí tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural, com o objetivo de: identificar os patrimônios históricos e culturais e sua importância para a sociedade; ressaltar a importância da preservação; compreender a importância do desenvolvimento de estratégias para identificar, resgatar e conservar os patrimônios; sensibilizar para o reconhecimento das diferentes formas de percepção do patrimônio; compreender o que é tombamento patrimonial; e entender o que dá identidade à cidade.

A visitação é gratuita. Os grupos de escolas e/ou amigos interessados em agendamento, podem entrar em contato pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com ou museupaulosetubal@gmail.com. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.

SOBRE AS MAQUETES EM EXPOSIÇÃO

            Confira quais são as maquetes que estarão em exposição e por quem elas foram confeccionadas.

– Museu Histórico “Paulo Setúbal”, uma parceria da EMEF “Eunice Pereira de Camargo” (professora Rosa Maria Alves de Souza Oliveira e alunos Alafy E. dos Santos, Ana B. Soares de Souza, Ana C. Feliciano Rodrigues, Cauane V. Cravo de Oliveira, Josué O. de Souza, Juliana de Souza, Karine P. Machado, Leonardo H. Soares, Pedro E. dos Santos Rodrigues e Yasmin V. dos Santos Matos), com o artista plástico, professor e cenógrafo Jaime Pinheiro.

– Basílica Nossa Senhora da Conceição, uma parceria da E.E. PEI “Chico Pereira” (professoras Silmeire Moreno Gabriel da Luz, Márcia Oliveira, Genilda Moisés e Débora Cândido), com a Turma de Educação Especial (alunos Bianca Canzano Silveira e Caio Augusto de Souza).

– Teatrão, maquete do acervo do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, confeccionada por Acassil José de Oliveira Camargo. Sobre o Teatrão, será exibido o curta-metragem “O Tesouro de Tatuí”, com classificação livre; produção, direção e atuação da atriz Fernnanda Kesia e do músico Tiago Augusto; e filmagem de Amanda Balula e Lucas Oliveira. O filme retrata a chegada de Cornélia e Astolfo, personagens vindos do passado e que sonham em se apresentar em Tatuí. Eles integram um dos grupos convidados para a inauguração do “Teatrão”, porém, não contavam com o que estava por vir.

– Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, uma parceria da EMEF “Prof.ª Magaly Azambuja de Toledo” com o Programa “Escola da Família” (educadores Juceline Aparecida Pereira de Araújo Sperandio, Eduardo Antônio Sperandio e Claudinei Oliveira da Cruz).

– Capela São João do Bemfica, confeccionada pela E.E. PEI “Prof. Ary de Almeida Sinisgalli” (professor José Rubens de Almeida, com os alunos da turma Itinerário sobre Patrimônio, do 3º ano C: Ágata Rodrigues, Angela Gregória, Tyner Maiara, Rebeca Ribeiro, Maria Vitória, Rafaela Pereira, Kely Silva, Evelyn Bueno e Kauane Caroline.

Compartilhe:

Outras

Notícias

255 EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA: ESTE É, DE ACORDO COM O CAGED, O SALDO POSITIVO DE TATUÍ EM ABRIL DE 2024

No acumulado do ano, foram gerados mais de 1.130 postos de trabalho.

CONCERTO “NOVAS NOTAS”, DE MATHEUS FRANZ QUINTETO, ACONTECE NO CEU DAS ARTES

O musical foi contemplado pelo Edital de Cultura n° 01/2023 “Maria Ruth Luz” – Seleção de Propostas de Circulação na Expressão Música, da Prefeitura de Tatuí.

NESTE PRIMEIRO DOMINGO DE JUNHO, FEIRA LIVRE DO LARGO DO MERCADO RECEBE A APRESENTAÇÃO DE GABRIEL DIAZ NO PROJETO “TRADIÇÃO E RAIZ”

Nesta edição, a apresentação ficará por conta de Gabriel Diaz, com um vasto e eclético repertório.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo