3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. NO MÊS DO ANIVERSÁRIO DE TATUÍ, EXPOSIÇÃO ITINERANTE APRESENTA OBRAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS, LIXO E…

NO MÊS DO ANIVERSÁRIO DE TATUÍ, EXPOSIÇÃO ITINERANTE APRESENTA OBRAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS, LIXO E ELEMENTOS DA NATUREZA

Um dos trabalhos de Liliana Rosa dos Reis, que estará na exposição “Minha Terra tem Arteira, onde gosto de andar”.

Contemplada no “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, da Prefeitura local, a exposição itinerante “Minha Terra tem Arteira, onde gosto de andar” integra a programação da 81ª Semana Paulo Setúbal e do 197º aniversário do município. Idealizada e realizada pela artista Liliana Rosa dos Reis, a exposição acontecerá nas praças e ruas, de forma acessível ao público, com obras executadas com materiais recicláveis, elementos da natureza e coletados do lixo encontrado nas vias públicas.

O primeiro local a receber a exposição será a Praça da Matriz, neste sábado (5/8). Depois, ela continuará nos sábados seguintes, sendo: dia 12/8 na Praça Manoel Guedes (Praça do Museu); dia 19/8 na Praça Martinho Guedes (Praça da Santa); dia 26/8 na Avenida Cônego João Clímaco (Avenida das Mangueiras); e dia 2/9 nos arredores do Conservatório de Tatuí. Em todos estes dias, o horário de visitação será o mesmo, ou seja, das 8h às 18h.

De acordo com a artista Liliana, o nome “Minha Terra tem Arteira, onde gosto de andar” surgiu como uma analogia ao poema de Gonçalves Dias, “Canção do Exílio”, exaltando a natureza de sua terra, tão saudosa ao autor. Desse modo, a proposta tem por objetivo enaltecer características naturais da cidade de Tatuí, como suas cores, suas formas, seus aromas, seus contornos e sua arte; integrando três principais eixos: meio ambiente; reciclagem e lixo urbano; e vivências culturais e urbanas locais.

Além dessa temática, o trabalho busca trazer o olhar da população para os estilos de vida, urbanidades e impactos ambientais a partir de materiais como o lixo comum ou recicláveis, traçando um paralelo entre a beleza da área verde, as características divergentes referentes ao lixo em vias públicas e os estilos e modos de vida, de expressão, de cultura e de aspectos dessa localidade.

“Pretendo trazer a luz aspectos do âmbito ambiental, bem como características inerentes e únicas de Tatuí, ou seja, aumentar a percepção de moradores e/ou visitantes acerca de algumas questões, entre elas: como são os espaços públicos da cidade?; quais materiais ou elementos da natureza podem ser encontrados ao caminhar pelas ruas?; que tipos de árvores e plantas compõem as praças?; existem materiais que podem ser reciclados ou reutilizados ocupando as vias públicas?; em que contexto esses materiais recicláveis, ou o lixo, tornam-se parte do cenário urbano?; e o que pode ser feito a respeito desses temas?”, argumentou Liliana.

SOBRE A ARTISTA

Liliana Rosa dos Reis é tatuiana, artista, mãe, psicóloga, funcionária pública da Rede Municipal de Educação em Tatuí, arteterapeuta e atuante no projeto “Prosa – Promovendo Saúde”.

No movimento artístico, realiza trabalhos de pintura em tela, em papel, com reciclagens ou outros materiais, além de Oficinas e venda de artesanatos em Feiras. Também faz trabalhos como escritora, com livros de poesia que retratam particularidades, sendo seu primeiro título “La nua”. Em 2022, expôs suas obras no Centro Cultural de Tatuí, com o título “Una”, com materiais feitos desde o início de seu trabalho, recebendo visitantes de várias partes do Brasil.

PONTOS MIS E MUSEU PROMOVEM OFICINA PRÁTICA PARA DESENVOLVER A COMUNICAÇÃO EM FRENTE A CÂMERA

A capacitação será ministrada pela atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e produtora Vanise Carneiro.

COPA SÃO PAULO ADULTO DE BASQUETE: TATUÍ SEGUE INVICTO, COM SETE JOGOS E SETE VITÓRIAS

Nesta terça-feira (7/5), a equipe tatuiana jogará contra o SEMELP/Pindamonhangaba, às 19h30, na casa do adversário.

TATUÍ RECEBE A ATRIZ INÊS PEIXOTO, DO GRUPO GALPÃO, PARA A INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO DA DUPLA COMPANHIA

O Centro de Difusão, Criação e Produção Cultural do grupo tatuiano abre as portas nesta segunda-feira (6/5).