3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. PROJETO “MUSICA NA PRAÇA” RECEBE A BANDA LIRA SANTA CECÍLIA NESTE SÁBADO (24/6)

PROJETO “MUSICA NA PRAÇA” RECEBE A BANDA LIRA SANTA CECÍLIA NESTE SÁBADO (24/6)

Como de costume, a apresentação terá início às 11h, na Praça da Matriz.

A Banda Lira Santa Cecília, de Pereiras, se apresentará neste sábado (24/6), no Projeto “Música na Praça”, ação cultural da Prefeitura de Tatuí. Como de costume, o evento terá início às 11h, no coreto da Praça da Matriz.

Fundada em 22 de novembro de 1884, a corporação musical recebeu ao longo dos anos milhares de alunos, destaca-se Alexandre Paschoal, que foi professor de Sebatino Pastore, que regeu a Banda por 58 anos, sendo o grande responsável pela formação de muitos músicos de Pereiras e região. Ele foi sucedido por Maria Cristina de Jesus da Silva Ghiraldi – a primeira maestrina do grupo – que faleceu em 2013, fato este que fez com que Juliano Gomes da Silva assumisse a função, a qual exerceu até o mês de agosto de 2021, quando assumiu o atual maestro, Roberto Elias da Silva Savoia.

No próximo ano a banda pereirense completará 140 anos, tendo surgido como “Lyra Pereirense”, mas que por indicação do padre Ângelo Tersi, teve seu nome alterado em homenagem a santa que é padroeira dos músicos, Santa Cecília.

A corporação musical – que oferece aulas gratuitas de música para todas as idades – também possui um CD, intitulado “Nossa Banda… Nossa História…”, que registra obras de compositores de Pereiras, expressando com evidência o valor da arte musical daquela terra. Além disso, a Escola de Música “Nicanor Molitor”, que surgiu por meio do Grupo, está funcionando até os dias de hoje, formando músicos e enriquecendo ainda mais a história da Banda.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.