Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Campanhas
  4. »
  5. EM VIRTUDE DO DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL (18 DE MAIO), PREFEITURA REALIZARÁ AÇÕES NA…

EM VIRTUDE DO DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL (18 DE MAIO), PREFEITURA REALIZARÁ AÇÕES NA PRÓXIMA SEMANA

Dia 15/5, às 9h, haverá plantão de informações sobre Saúde Mental na Praça da Santa; e às 14h, abertura da “2ª Mostra Cultural sobre a Luta Antimanicomial”.

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, cujo objetivo é conscientizar a população acerca dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais (previstos na Lei Federal nº 10.216, de 06 de abril de 2001), relembrando a data com reuniões, exposições e apresentações voltadas à conscientização da população. Em Tatuí, de acordo com a Lei Municipal nº 5.357, sancionada em 30 de maio de 2019, o Dia da Luta Antimanicomial consta no calendário de eventos do município.

Em virtude disso, a Prefeitura de Tatuí – por meio da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, pertencente a Secretaria da Saúde; e da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania – preparou várias atividades, com o tema “Liberdade é o melhor cuidado”.

A primeira ação será na segunda-feira (15/5), às 9h, na Praça Martinho Guedes, conhecida como Praça da Santa. A equipe da RAPS fará um plantão de informações – com mitos e verdades – sobre Saúde Mental e mostrará os serviços que a Prefeitura disponibiliza para a população.

Às 14h deste mesmo dia (segunda-feira, 15/5), no Centro Cultural de Tatuí (Praça Martinho Guedes, n° 12, Centro) acontecerá a abertura da “2ª Mostra Cultural sobre a Luta Antimanicomial”. Os visitantes poderão conferir uma exposição dos artesanatos que são feitos nas oficinas terapêuticas do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS-AD (Álcool e Drogas) e do CAPS-II. A Mostra Cultural permanecerá aberta ao público até o dia 31/5 (quarta-feira), sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Já no dia 19/5 (sexta-feira), às 14h, também no Centro Cultural, haverá uma palestra, aberta ao público em geral, sobre a Luta Antimanicomial, abordando os direitos das pessoas com sofrimento mental. Quem conduzirá esta palestra será a psicóloga Denise Cristina Matheiski Alkmim.

Além disso, os pacientes do CAPS-AD terão uma programação especial no decorrer deste mês, com rodas de conversa, atividades físicas, músicas, piquenique no Parque Municipal Ecológico Maria Tuca e um dia de cuidados e autoestima com a equipe do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí – FUSSTAT.

Compartilhe:

Outras

Notícias

EVANDRO CAMARGO É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “HAPPY HOUR MUSICAL”

Cantor tatuiano se apresenta no dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

VIOLINISTA ALESSANDRO PENEZZI É O CONVIDADO ESPECIAL DO PROJETO “RODA DE CHORO”

O evento, às 17h do dia 25 de junho, é gratuito e acontece no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira.

NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TATUÍ COMEÇA A DIMINUIR COM O FIM DO PERÍODO EPIDÊMICO, QUE TERMINOU NO MÊS DE MAIO

Clima mais frio e seco, somado as ações realizadas pela Prefeitura e pela população, atuam na diminuição dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo