Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. ORQUESTRA SINFÔNICA DE TATUÍ FARÁ CONCERTO ESPECIAL NO PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA” DESTE SÁBADO

ORQUESTRA SINFÔNICA DE TATUÍ FARÁ CONCERTO ESPECIAL NO PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA” DESTE SÁBADO

Publicado em:

Sob a regência do maestro Eduardo Augusto, a OST apresentará um repertório com clássicos populares especialmente pensados para a figura materna.

Neste sábado (13/5), às 11h, o coreto da Praça da Matriz receberá um Concerto Especial de Lançamento da Temporada 2023 da Orquestra Sinfônica de Tatuí – OST, sob regência do maestro Eduardo Augusto. A apresentação será pelo Projeto “Música na Praça”, ação cultural da Prefeitura de Tatuí.

No repertório, clássicos populares especialmente pensados para a figura materna, com destaque para a canção “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos, que terá a presença da cantora Ana Laura Theotônio.

Para a apresentação deste sábado, a Orquestra Sinfônica de Tatuí – OST contará com os seguintes integrantes: primeiros violinos – Rogers Bertinotti, Fernando Henrique, José Carlos Netto, Rafaela Pires e Rodrigo Mozart; segundos violinos – Carlos Ribeiro, José Roque Cortese, Juan Marino e Thiago Torres; violas – William Cunha, Janaína Almeida, Marcos Juvenal e Neemias Camargo; violoncelos – Tiago Almeida, Deni Feijó, Everson Zattoni e Giovanna Nunes; contrabaixo – David Muneratto; flautas – Anselmo Pereira e Mário Medeiros; oboé – Valquíria Porciúncula; fagote – Marcos Franco; clarinete – Rafael Pelaes e Márcia Guirra; trompetes – Fabrício Assad e Ronaldo Medeiros; trompas – Renan Bertinotti e Walenson Claydman; trombone – Marcelo de Jesus (Bambam); tuba – Luciano Vaz; percussão – Giovanni Gabriel e Robson Moraes; piano – Oscar Aldama; baixo elétrico – Sérgio Frigério; voz – Ana Laura Theotônio; regência – Eduardo Augusto; arquivo – Carlos Franco; e produção – Júlio César de Oliveira.

O Projeto “Orquestra Sinfônica de Tatuí” é promovido pela Associação Semear que, desde 2021, em colaboração com a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, desenvolve atividades públicas da Orquestra, com o intuito de valorizar a cidade como Capital da Música, tornando-se um movimento cultural formado por profissionais do cenário musical tatuiano que, em conjunto, se propuseram à formação do mesmo.

A Orquestra estreou ao público em dezembro de 2021, com um concerto integrando a Programação do “Natal Musical”, na Praça da Matriz. Depois, em 2022, participou da apresentação em homenagem ao Dia das Mães, no Projeto “Música na Praça”.

Um momento de grande relevância foi a apresentação no Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos” – que integra a Feira do Doce de Tatuí -, que contou com a presença do renomado maestro João Carlos Martins, regendo e solando no piano para um público de, aproximadamente, 10 mil pessoas. No ano passado (2022), na Praça da Matriz, realizou a abertura da programação do “Natal Musical”, com a participação especial do Coral “Espaço Feliz”, do Lar Donato Flores.

A Associação Semear de Tatuí, por meio do Projeto “Orquestra Sinfônica de Tatuí”, vem cumprindo o objetivo de natureza socioeducativa, cultural e de desenvolvimento social, além é claro, de focar no maior bem cultural da cidade que inspira música, fato pelo qual é popularmente chamada de “Capital da Música” pela Lei Estadual nº 12.544/2007.

SOBRE O MAESTRO

Eduardo Augusto de Almeida Silva estudou Violino no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí, concluindo o curso no ano de 2005. Na sequência, ingressou no curso de Bacharelado em Música, com especialização em Violino, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), e fez pós-graduação em Música de Câmara, na UNINTER.

Participou de diversos festivais de música pelo Brasil. Foi premiado no Concurso “Jovem Solista 2007”, junto à Orquestra Sinfônica Jovem de Guarulhos, onde atuou como solista e spalla (violino principal) entre os anos de 2007 e 2008.

Integrou e participou como convidado de diversas Orquestras, entre elas: Orquestra Sinfônica de Sorocaba; Orquestra Filarmônica de São Carlos; Orquestra Sinfônica Paulista; Orquestra Sinfônica Nacional Brasileira; Orquestra Sinfônica Jovem de Guarulhos; Orquestra Sinfônica de Atibaia; Orquestra Sinfônica Villa Lobos; Orquestra Filarmônica Bachiana; Orquestra de Câmara da USP, UNESP e Unicamp; Orquestra Sinfônica de São José dos Campos; Orquestra Sinfônica de Rio Claro; e Orquestra Sinfônica Acadêmica. Como solista também atuou frente à Orquestra de Guarulhos e Filarmônica de Itu.

Foi professor de violino no Projeto “Música e Cidadania”, no município de Atibaia; do Projeto “A Corda Toda”; do curso de extensão em violino da UNESP; de violino e conjunto de cordas no Guri Santa Marcelina; e de violino na ASSATEMEC, em Itu.

No Conservatório de Tatuí atuou como regente das Orquestras de Cordas Infantil e Infanto-juvenil e como violinista concertino da Orquestra Sinfônica.

Atualmente é diretor executivo da AST (Associação Semear Tatuí), maestro da OST (Orquestra Sinfônica de Tatuí), professor de violino e regente no Centro Cultural Special Dog, fundador do grupo musical Bravo Tatuí, violinista do Trio Bravo Electro, além de professor e diretor do Instituto Musical Bravo Tatuí.

ASSOCIAÇÃO SEMEAR TATUÍ

A AST (Associação Semear Tatuí) é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo principal o desenvolvimento cultural e musical da cidade de Tatuí. Desde a sua fundação, em 2011, a Associação tem se dedicado ao incentivo e ao fomento do ensino de música, a formação de novos talentos e a difusão da música.

Atualmente, sua iniciativa mais conhecida é a Orquestra Sinfônica de Tatuí, criada em 2021, e desde 2022 administrada pela AST. A Orquestra desempenha um papel importante na divulgação da música erudita e popular, realizando concertos ao ar livre para toda a comunidade tatuiana.

Além da Orquestra Sinfônica, a Associação projeta oferecer aulas de instrumentos musicais e atividades didáticas em instituições de ensino de Tatuí, com o objetivo de proporcionar o acesso à música para crianças e jovens, despertando o interesse pela arte e pela cultura.

A Associação Semear Tatuí tem contribuído para o fortalecimento da cena musical da cidade, buscando formar novos talentos e incentivando a produção e o consumo de música. Com suas atividades, tem ajudado a criar um ambiente cultural mais rico e diverso em Tatuí e região.

Compartilhe:

Outras

Notícias

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo