3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. EXPOSIÇÃO “ILUSTRES TATUIANOS”, EM HOMENAGEM A THEREZINHA DE OLIVEIRA PINTO, ESTÁ EM CARTAZ NO MUSEU…

EXPOSIÇÃO “ILUSTRES TATUIANOS”, EM HOMENAGEM A THEREZINHA DE OLIVEIRA PINTO, ESTÁ EM CARTAZ NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Exposição pode ser vista até o dia 9 de abril, com entrada franca.

No Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, está em cartaz até o dia 9 de abril (domingo), com entrada franca, a exposição “Ilustres Tatuianos”, em homenagem a artista plástica Therezinha de Oliveira Pinto.

A exposição sobre a vida e as obras de Therezinha – que pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 17h – foi oficialmente aberta na última “Noite da Seresta com Ternura”, que aconteceu dia 17/3 e contou com a presença de amigos e familiares da homenageada.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gpv.br.

SOBRE A HOMENAGEADA

Therezinha de Oliveira Pinto nasceu em Porangaba no dia 3 de fevereiro de 1932, filha de Aparício de Oliveira Pinto e Armelina Correa de Oliveira. Fez curso primário na cidade de Porangaba, e os cursos Ginasial e Normal na Escola “Barão de Suruí”, em Tatuí, mesmo estabelecimento em que fez aperfeiçoamento em Administração Escolar. Realizou curso de Qualificação na modalidade Pintura em Tela na Escola Industrial Sales Gomes, com a professora Maria José Bertim Alegre. Fez faculdade de Educação Artística em Tatuí e de Pedagogia na OSE, em Itapetininga, na modalidade de Administração Escolar.

Cursou complementação pedagógica na modalidade de Supervisão Escolar na Faculdade Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu, e Orientação Educacional na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em Tatuí. Estudou Desenho e Pintura a Óleo na Associação Paulista de Belas Artes – São Paulo, tendo como orientadora a artista plástica Collete Pujol. Fez Pintura, na modalidade “Giz Pastel”, com o artista plástico Carlos Augusto Cardoso, em Sorocaba. Cursou Aquarela no Museu Lasar Segall, em São Paulo, e no Ateliê particular da aquarelista Magda Petroff. Therezinha possui um Ateliê de Pintura em Tatuí.

A artista obteve o 1° lugar no Concurso de Contos e o 2° lugar no Concurso de Poesia, ambos em Tatuí; além do Troféu Professor Primário do Ano e do Troféu Artista Plástico, do Rotary Clube de Tatuí.

Participou de vários Salões de Pintura, recebendo as seguintes premiações: Menção Honrosa na Galeria Momento D’Arte, em Goiânia; Menção Honrosa na Galeria Livorno, em Sardenha, Itália; Medalha de bronze no Espaço Turístico da Secretaria de Esporte e Turismo do Estado de São Paulo; Medalha de bronze no Centro Cultural José Martins “Muestra de Pintura Y Foto – Escultural Del Brasil”, Grupo Lemos Art, Cidade do México; e Medalha de prata no “Kager Executive Center”, em Miami, na Flórida, USA.

Também expôs seus trabalhos em vários lugares do Brasil e do mundo, sendo eles: Casa da Cultura, Banco do Brasil, Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, diversas escolas de 1° e 2° graus, SESI, CATI-SESI e Galeria Ivenio Pires, ambos em Tatuí; Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo e Vitória; Clube Esperia, em São Paulo; Câmara Municipal de São Paulo; Assembleia Legislativa de São Paulo; Hotel Del Príncipe, em Marabá, no Pará; Starte Galeria de Arte, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; Stylu Galeria de Arte e Centro de Artes Mendonça, ambos em Cuiabá, no Mato Grosso; 1° Grande Salão do Artista Plástico, da Prefeitura Municipal de Suzano, em São Paulo; Galerie Costes Cité Léon Blum, em Agen, na França; e Coral Art Gallery, em Miami, na Florida, USA.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.