Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. TATUÍ PARTICIPA DA 1ª REUNIÃO DE 2023 DA AMITESP – ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE INTERESSE…

TATUÍ PARTICIPA DA 1ª REUNIÃO DE 2023 DA AMITESP – ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE INTERESSE TURÍSTICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Publicado em:

O secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer de Tatuí, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), o presidente da AMITESP, Murilo Ramos, a diretoria técnica da AMITESP, Waldirene Ricanelo, e o turismólogo da Prefeitura de Tatuí, Jean Vinicios Sebastião, presentes no evento.

No último sábado (11/03), a Prefeitura de Tatuí participou da 1ª Reunião de Prefeitos da AMITESP – Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo de 2023, realizada em Boituva, com a presença de mais de 70 municípios associados.

Representando o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, estiveram presentes o secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), o secretário municipal de Administração e Transporte Público, Luís Donizetti Vaz Júnior, a vereadora Micheli Vaz e o turismólogo da Prefeitura de Tatuí, Jean Vinicios Sebastião.

A reunião foi conduzida pelo prefeito de Nazaré Paulista e presidente da AMITESP – Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, Cândido Murilo Pinheiro Ramos, e contou com a participação do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena; do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab; do anfitrião, o prefeito de Boituva, Edson José Marcusso; da deputada federal Renata Abreu; do deputado federal Rodrigo Gambale; do presidente-executivo do SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) e Visite São Paulo, Toni Sando; e do presidente da AMITur – Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, Jarbas Favoretto.

O professor da Universidade de São Paulo – USP, Edegar Tomazzoni, apresentou a parceria firmada entre a USP e a AMITESP para a criação do Observatório do Turismo de todas as cidades MIT, o qual visa um sistema de inteligência de dados para os municípios e a capacitação para o trade. Depois, o presidente do SPCVB, Toni Sando, mostrou o termo de cooperação firmado entre a AMITESP e SPCVB, onde todos os MITs serão inseridos na plataforma de divulgação do “Visite São Paulo” sem custo.

Em seguida, o prefeito de Campina do Monte Alegre, Tiago Ricardo Ferreira, falou sobre sua experiência de vida, sendo o primeiro prefeito do Brasil com paralisia cerebral, e sobre a importância do Governo de São Paulo olhar para a questão do Turismo de Acessibilidade, auxiliando os pequenos municípios. O secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, explanou sobre a importância do Turismo para a Economia, representando 8% do PIB do Estado de São Paulo e que a Secretaria Estadual de Turismo está trabalhando no planejamento do valor da verba que deverá ser destinada aos MITs.

A reunião contou ainda com apresentações turísticas do município de Boituva e o lançamento do Troféu “Jarbas Favoretto”, pela AMITESP, sendo entregue o troféu de número 1 ao secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, pelos relevantes trabalhos prestados na área do Turismo. O presidente da AMITUR, Jarbas Favoretto, explanou sobre a luta para o estabelecimento de um teto do valor da verba estadual destinada para as Estâncias Turísticas e o aumento da verba destinada aos MITs. Por fim, o evento contou com homenagens a personalidades que atuam pelo turismo e palavras do presidente da AMITESP, Murilo Ramos, empossado para o Biênio 2023-2024.

Na questão do desenvolvimento turístico local, Tatuí foi uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo a ser reconhecida como “Município de Interesse Turístico – MIT”, através da Lei nº 16.429, de 31 de maio de 2017, devido ao seu potencial turístico cultural; sendo um município filiado a AMITESP, associação essa que atua na defesa dos municípios turísticos junto aos órgãos estaduais, tendo a sua representatividade reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo.

Graças a certificação de MIT, Tatuí já foi contemplada com mais de R$ 2 milhões, através de convênios celebrados junto à Secretaria Estadual de Turismo. Estes recursos são autorizados para o melhoramento da infraestrutura turística local, com a revitalização dos atrativos já existentes ou a criação de novos espaços para uso da população e dos turistas. No município, eles foram investidos na reforma e revitalização da Praça Martinho Guedes; na reforma e adequação das placas de sinalização turística; nas obras para criação do Museu da Imagem e do Som de Tatuí – MIS; e na primeira etapa das obras necessárias para a criação do Memorial do Veículo Rugby 1928.

Compartilhe:

Outras

Notícias

ZIZI POSSI E ORQUESTRA SINFÔNICA DE TATUÍ ABREM O FESTIVAL CAPITAL DA MÚSICA “MAESTRO ANTÔNIO CARLOS NEVES CAMPOS”, DA 10ª FEIRA DO DOCE

O concerto de abertura do Festival, com participação especial de Zizi Possi, será no dia 5 de julho, sexta-feira, às 20h30.

“MISSÃO EMPRESARIAL” DAS UNIDADES DO SEBRAE AQUI EM TATUÍ PARA A “FISPAL FOOD SERVICE” CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 35 EMPREENDEDORES

Um ônibus saiu de Tatuí com empresários do setor alimentício (entre MEI, ME e EPP), que visitaram a Feira no Expo Center Norte, em São Paulo.

DENÚNCIA LEVA GCM A APREENDER LINHAS CHILENAS E MATERIAIS CORTANTES EM COMÉRCIO ILEGAL NO VIDA NOVA PACAEMBU

Foram encontrados três carreteis grandes de linhas chilenas, 47 carreteis pequenos do mesmo material e nove embalagens, tipo sacolés, com pó de vidro para serem transformados em linhas cortantes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo