PROJETO “ACOLHIDA” ABORDA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NOS ARREDORES DO MERCADO MUNICIPAL

Pessoas em vulnerabilidade social, nas proximidades do Mercado Municipal, decorrente do uso de álcool e drogas, foram abordadas.

As imediações do Mercado Municipal “Nilzo Vanni” foram alvos do Projeto “Acolhida”, na última sexta-feira (18/11). A ação foi realizada pela Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Saúde, de Assistência e Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos, Família e Cidadania. 

Pessoas em vulnerabilidade social decorrente do uso de álcool e drogas foram abordadas. A acolhida se deu de várias formas: testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, aplicação de anticoncepcional e entrega de lanches. 

Tudo isso foi possível graças a presença das equipes do CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) e da Vigilância Epidemiológica, formadas por assistentes sociais, psicólogos e enfermeiras. 

Além dos referidos serviços ofertados imediatamente aos abordados, eles também foram encaminhados aos serviços de saúde do município, como o CAPS, visto que grande parte das pessoas que se encontram em situação de rua enfrentam o consumo abusivo de álcool e drogas. 

As ações do projeto “Acolhida” continuarão acontecendo em outros pontos da cidade, com o intuito de, além de atender essas pessoas com serviços de saúde e assistência social, entender suas particularidades e características em busca da elaboração de propostas para sanar essa problemática. 

Compartilhe:

Skip to content