Notícias

EM SEMANA DE FRIO INTENSO, PREFEITURA DE TATUÍ REALIZA  AÇÃO “ACOLHIDA” COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Ação Acolhida teve como propósito atender os moradores de rua, em dias de frio intensos; prefeito acompanhou as ações.

Após receber um alerta, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), de frio intenso para esta semana, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José realizaram, nas noites de terça, quarta e quinta-feira (17, 18 e 19/05), a Ação “Acolhida”. As abordagens tiveram o intuito de identificar e oferecer, em caráter emergencial, acolhimento para as pessoas em situação de rua no município. 

O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, preocupado com as pessoas em vulnerabilidades expostas às baixas temperaturas, participou das abordagens na terça e na quarta-feira. “Eu acompanhei pessoalmente a atuação da equipe, pois essa situação humanitária é uma prioridade social da nossa administração”, enfatizou o chefe do poder Executivo.  

As ações aconteceram em pontos já identificados pela equipe do Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS, iniciando na região central e passando por outros pontos de incidência de pessoas em situação de rua.  

Na primeira noite da ação (terça-feira), foram identificadas 18 pessoas em situação de rua neste trajeto, sendo que destas pessoas, apenas 9 aceitaram o acolhimento e foram encaminhadas para a Casa de Apoio ao Irmão de Rua. No dia 18/05, quarta-feira, 9 pessoas em situação de rua foram abordadas e apenas 1 delas aceitou o acolhimento. Já na terceira noite consecutiva da Ação Acolhida (quinta-feira, 19/05), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social abordou 14 pessoas em situação de rua, sendo que: 1 pessoa foi levada para a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José; 1 pessoa foi encaminhada para a sua própria residência; 5 pessoas foram realocadas; e para as demais pessoas foram oferecidos os serviços de acolhimento, porém não aceitaram. 

Após o acolhimento, as pessoas em situação de rua receberam todo o cuidado necessário, como banho, alimentação e pernoite. Para aquelas pessoas que negaram o acolhimento, foram entregues cobertores. 

As equipes que trabalham na Ação “Acolhida” continuarão nas ruas, entre 20h e 22h, enquanto o frio persistir, oferecendo acolhimento com pernoite e alimentação. A Prefeitura de Tatuí solicita o apoio da população para que, ao identificar alguma pessoa que esteja em situação de rua, ligue para a Guarda Civil Municipal – GCM, nos telefones 153 ou 199. 

Compartilhe:

Skip to content